4 Técnicas de Estudos Eficientes Para ser Aprovado em 2019

Tempo de leitura: 5 minutos

Quero começar nosso papo de hoje refletindo em como você tem se preparado para a maratona de provas e concursos em 2019. Cansei de ouvir pessoas dizendo que estudavam muito mas seus resultados não eram satisfatórios.

Outras até se comparavam com algum amigo que estudou bem menos tempo e teve pontuação superior a sua. Se pararmos para refletir sobre o assunto podemos chegar a algumas conclusões. Talvez o que eu disse aqui seja exatamente o que está acontecendo com você nesse momento.

  • A primeira conclusão ao estudar esse assunto é que algumas pessoas estudam muito, mas não estudam com eficiência ou não estudam da forma correta.  Existem sim, técnicas e métodos de estudo onde você pode extrair o melhor do seu potencial.
  • Um ponto importante que não pode deixar de ser falado é que você deve se conhecer muito bem antes de qualquer coisa.

O autoconhecimento é uma arma fundamental para sua preparação nos diversos concursos. Isso porque se conhecendo melhor você poderá usar melhor as técnicas de estudos aqui explicadas e assim otimizar seu desempenho nas provas.

Vamos conhecer as técnicas de estudos?

4 Técnicas de Estudos Eficientes para 2019

1. Resolva Muitos Exercícios

Essa é uma dica já conhecida por muitos e acho que você já deve saber disso, mas alguns candidatos dividem proporcionalmente o tempo dedicado a realização de exercícios de forma errada.

Alguns candidatos dedicam 70% a 80% do seu tempo na teoria das matérias e apenas 30% a 20% na realização dos exercícios e resolução de provas anteriores.

A grande dica é você aumentar a proporção de tempo na realização de exercícios e resolução de provas anteriores. Para entender melhor esse assunto você pode conhecer o Ciclo Eara.

Em vez de ficar horas e horas lendo, utilize recursos para otimizar seu tempo de leitura como ouvir Podcasts ou cursos em áudio enquanto você está preso no trânsito, etc.

Na própria resolução das questões você verá conceitos que devem ser guardados da melhor forma possível, afinal é o conceito de uma disciplina cobrado pela visão de uma banca examinadora. Assim, saberá exatamente a maneira como uma banca cobra os conceitos que você precisará saber.

Também faça mais simulados e você verá os resultados disso no próximo concurso.

2. Grave a “Sua Aula”

Os nossos sentidos devem ser explorados e desenvolvidos ao máximo para que os resultados nos estudos apareçam. Por exemplo, existem pessoas que tem mais facilidade para aprender através de um sentido específico.

Algumas pessoas que conseguem assimilar melhor um conteúdo apenas lendo, outras ouvindo, outras falando sobre o assunto, mas nenhuma supera o fato de você ensinar sobre um determinado tema do edital.

Quando ensinamos potencializamos ao máximo nossa capacidade de aprendizado e entendimento de um determinado tema.

Portanto adquira esse hábito, ensine uma disciplina para seu marido/esposa, grave suas aulas e depois ouça aquilo que você ensinou. Você perceberá que vão existir pontos de correção, mas a cada aula nova gravada você estará se aperfeiçoando mais.

3. Desenvolva Sua Capacidade de Memorização

Ter uma boa memória é fundamental na preparação de provas e concursos. O nosso cérebro é como um músculo que precisa de exercícios para se desenvolver e ficar forte.

Sua mente pode ser desenvolvida com atividades como determinados jogos de lógica para Smartphone, joguinhos de conhecimentos gerais, revistas de palavras cruzadas, etc.

É recomendado que você leia bons livros, adquira conhecimentos e culturas diversas, isso vai te fazer bem e sua mente será expandida de uma maneira impressionante.

[mks_button size=”large” title=”Entenda exatamente como funciona a Curva do Esquecimento” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/tecnicas-de-memorizacao-para-estudo/” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”0″]

4. Estude Em Grupo

Se você sofre de falta de disciplina ou concentração esse modelo é ideal. Estar cercado por pessoas que tem o mesmo propósito que você  vai te motivar cada vez mais.

Além de ser uma dinâmica bem interessante pois a dúvida de uma pessoa pode ser a sua ou alguém do grupo de estudos pode saber melhor uma matéria em que você não é tão bom, etc.

O importante é juntar pessoas que realmente queiram ter resultados. Um grupo focado e disciplinado pode te trazer um desempenho excelente nos próximos concursos, pois um debate em grupo sobre um determinado tema pode ser melhor do que estudar sozinho para concursos.

Alguns pontos são importantes ressaltar quando falamos em estudar em grupo:

  1. Monte um grupo mais homogêneo: se no grupo tiver pessoas com nível de aprendizado muito mais adiantado que os demais membros do grupo, você ensinará mais do que vai aprender.
  2. Organize antecipadamente Local e Hora para o encontro: Não deixe para tentar juntar o grupo e decidir o local na última hora. Organize-se!
  3. Elabore um tema prévio para ser discutido e estudado no grupo: não deixe para decidir na hora da reunião. Assim, evite estudar vários temas no mesmo encontro. Foco é uma característica fundamental na vida de um concurseiro.

[mks_button size=”large” title=”16 técnicas de estudos aprovadas na revista Psychological Science” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/aprenda-a-usar-as-melhores-tecnicas-de-estudos/” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”0″]

Espero que tenha gostado das dicas sobre técnicas de estudos. Deixe seus comentários abaixo pois assim vou saber se o que tenho publicado está ajudando ou não.

Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.