Técnicas De Memorização Eficientes No Estudo Para Concurso Público

Tempo de leitura: 16 minutos

Assim que comecei a estudar para concurso, percebi que a aprovação poderia ser algo bem mais demorado do que eu imaginei inicialmente. Eu estava certo! Foram 2 longos anos de estudos até eu perceber que precisava aprender algumas Técnicas de Memorização para melhorar minha aprendizagem.

Técnicas De Memorização Eficientes No Estudo Para Concurso PúblicoEntre tantos “macetes” que eu aprendi e que me fizeram ser aprovado, hoje eu vou passar as técnicas de memorização que eu utilizei para ser aprovado.

Acompanhe esse artigo até o final e veja como memorizar para ser aprovado.

Técnicas para fortalecer a memória

Antes de continuar, é interessante que você avalie como está a sua Curva do Esquecimento.

#1 – Encadeamento de ideias

encadeamento-de-ideias-memorização

Muitos concurseiros acham que a memorização já não deve mais fazer parte do estudo. Afinal de contas, é mais importante você entender a matéria do que decorá-la.

Eu concordo em partes. Mas existem alguns pontos em que não tem outro jeito, tem que memorizar. Por exemplo, os prazos previstos nas leis.

É fato que o nosso cérebro tem uma capacidade incrível para lembrar momentos curiosos e estranhos. Quer ver?!

Você não se lembra o que comeu no almoço da segunda-feira passada. Isso porque você não encontrou uma barata no seu prato. Se tivesse encontrado, nunca mais esqueceria.

Calma, pra estudar você não vai precisar sair colocando baratas no seus livros (rs). Você só precisa fazer associações absurdas e estranhas ao conteúdo estudado.

Eu vou dar alguns exemplos pra ficar mais fácil de compreender:

Como todo mundo aqui já deve ter estudado sobre os sentidos sociológico, político e jurídico da constituição, eu vou falar sobre eles.

Além disso, as provas adoram misturar esses sentidos e seus autores, e por isso é importante saber qual autor fala sobre cada sentido.

A concepção sociológica foi proposta por Ferdinand Lassalle. O encadeamento de ideias que eu utilizei foi de associar Ferdinand Lassalle ao nosso ex-presidente da república, Fernando Henrique já que ele é sociólogo. Assim eu não esqueço que Ferdinand está ligado ao conceito sociológico.

Sobre o conceito político é um pouco difícil explicar por texto, mas vamos lá. A concepção política de constituição foi proposta por Carl Schmitt. A pronúncia de Carl seria parecida com Cao. Eu não sei aí onde você mora, mas aqui em Brasília Caô significa mentira. E POLÍTICO adora contar uma mentira. Então meu encadeamento de ideia utilizado foi ligar o conceito político à pronúncia do nome Caô (mentira). É complica, mas eu espero que tenham entendido. (rs)

#2 – Revisar antes de dormir

Técnica-de-memorização-para-utilizar-antes-de-dormir

Essa foi uma das melhores técnicas de memorização para estudo e que me fez memorizar muita coisa. A técnica é simples e não requer nada de complexo.

Certa vez, eu li um artigo científico que falava ser possível aprender dormindo. Curioso que sou, fui procurar saber mais sobre esse estudo até que achei um rapaz ensinando uma técnica bem curiosa onde você precisa revisar seu dia de estudos antes de dormir.

Como funciona a revisão do sono

Essa revisão vai ser feita da seguinte forma: assim que você estiver pronto para dormir (com as luzes apagadas, sem celular, sem tv etc) você começa a explorar seu cérebro.

Não precisa de anotações, nem nada disso. Você simplesmente vai tentar se lembrar de tudo que estudou durante o dia. Tente puxar o máximo de informações sobre o seu estudo daquele dia. Faça isso todos os dias que você estudar.

Isso é uma espécie de treinamento para seu cérebro. Dessa forma, com o tempo vai ficando mais fácil se lembrar o que estudou durante o dia.

No começo você vai ter um pouco de insônia, é normal. Mas com o tempo você se acostuma. Além disso, você vai perceber que se lembra de praticamente tudo que estudou.

Vídeo sobre memorização antes de dormir

Para facilitar também o entendimento sobre esse assunto, eu fiz um vídeo e postei lá no nosso canal do youtube. Aproveita e se inscreva no nosso Canal pra receber mais dicas, basta clicar aqui: CANAL CONCURSEIROS DA MADRUGADA

#3 – Engavetamento dos estudos

O termo para essas técnicas de memorização para estudo pode parecer estranho, mas aqui engavetamento significa colocar na gaveta, literalmente.

memorizar engavetando ideias

Imagine agora o seu armário. Tenho certeza de que quando você precisa de uma meia você vai exatamente na gaveta onde ela está guardada, certo?

Com o nosso cérebro vai funcionar da mesma forma. Você precisa escolher o que realmente precisa ser colocado na “gaveta” para que possa se lembrar depois.

Por exemplo, sabe quando você muda o número do seu telefone e não vai mais precisar se lembrar do número antigo? Então, você acaba esquecendo ele, ou seja, tirando da gaveta e jogando fora.

Assim, você precisa filtrar as informações que realmente são importantes para serem guardadas. Por isso montar um bom plano de estudos e estudar somente o que é pedido no edital do seu concurso pode te ajudar no processo de memorização.

Não existe limite de memorização

Antes de continuar quero lembrar que não existe limite para memorização. Um exemplo simples disso é o humorista Tom Cavalcante.

À época do programa Sai-de-Baixo, Tom fazia apenas uma única leitura de suas falas e as memorizava. Claro que ele não nasceu com tamanho memória, apenas praticou e treinou bastante.

Os Pilares das Técnicas de Memorização

As técnicas são compostas por três pilares básico: Atenção, Observação e Associação.

Primeiro Pilar: Atenção

Para aprender e memorizar os seus estudos é preciso ter total atenção. No tópico sobre leitura dinâmica mostrei sobre a leitura diagonal antes de iniciar os estudos.

atenção na memorização

Quando fazemos uma leitura diagonal e observamos as imagens, gráficos, palavras sublinhadas, negrito já estamos olhando com atenção e observando figuras e palavras destacadas que são facilmente memorizadas.

É preciso que a partir de agora você passe a ter atenção em cada detalhe importante do seu estudo.

TESTE DE ATENÇÃO: olhe as horas rapidamente para saber que horas são. Sério, olhe mesmo. Pronto, agora me diga onde estava o ponteiro dos segundos.

Possivelmente olhou no relógio mas não observou. Se observou até os segundos, meus parabéns.

Segundo Pilar: Observação

Outro ponto importante. Você deve desenvolver uma concentração realmente eficaz. Por isso, concentre no que você está lendo.

observação para memorizar

Quer ver algo que tira toda a nossa concentração em uma leitura?

Quando você está lendo ou estudando e o celular está perto de você. Já percebeu que como o simples aparelho perto de você, passa a observar com maior frequência as horas, olha se recebeu um whats.

Acredite, com esse celular perto do estudo você não está totalmente concentrado na leitura. Quer uma sugestão? Deixe o celular no volume máximo para mensagem e telefonema e deixe longe de você. A preguiça de ir buscar o celular toda hora vai ser maior.

Para ter mais efeitos essas técnicas de memorização, durante uma leitura observe as palavras em itálico, negrito, observe os detalhes daquele gráfico, não deixe passar um erro na grafia da apostila.

Isso vai treinar seu cérebro a ter uma boa observação.

Pequeno treino de memorização

Um pequeno treino que aprendi com minha professora de psicopedagogia no preparativo para o vestibular no terceiro ano foi esse:

Fique em pé num ambiente calmo e silencioso. Olhe fixamente para um ponto qualquer na parede, pode ser aquele prego sem sentido, a ponta do quadro, alguma sujeira, algum detalhe que seja pequeno.

Foque toda a sua concentração nesse ponto e respire calmamente, enchendo bem o pulmão e esvaziando. Permaneça por pelo menos 1 minuto antes de iniciar os estudos, isso permite você tirar toda a sua preocupação, medo, insegurança, desconcentração para concentrar em um único ponto que não tem significado e sim o estudo que vai iniciar posteriormente.

Terceiro Pilar: Associação

Porque existem frases simples ou provérbios que marcam por toda a nossa vida? Porque sempre fazemos uma associação com um sentimento, lição de moral, ou imaginamos facilmente essas frases.

Quer um exemplo? “O Rato roeu a roupa do rei de Roma”. Quando criança, eu imaginava um rato cinza com cara de mal roendo a roupa do rei de Roma. O rei com sua roupa vermelha e a coroa de ouro e diamantes.

como memorizar

Pode parecer bobagem mas são essas associações que nos fazem memorizar com maior precisão e por longos tempos.

Quer outro exemplo pra certificar do poder de associação nas técnicas de memorização? Você saberia desenhar o mapa da Turquia com boa precisão? Provavelmente, não!

Mas e se eu pedisse pra desenhar o mapa da Itália? Provavelmente muita gente saberia. Todos que desenharem o mapa da Itália vão associar à imagem de uma bota, pois assemelha-se bastante ao mapa do país.

Associe sem se preocupar

Outra sugestão, é criar palavras que sejam fáceis de entender pelas suas iniciais. Por exemplo: Quais são os princípios da administração pública? Muitos já associaram a palavra LIMPE, que quer dizer os princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Simples, não? Então, quando estiver estudando coloque a imaginação para trabalhar ao seu favor, quando for ler os artigos da lei 8.112/90, tente associar cada capítulo a objetos, palavras, situações imaginárias que permitirá uma melhor memorização.

Que tal passar em qualquer concurso estudando apenas 1 ano?!

Outro detalhe importante, não adianta decorar toda as palavras das leis. Pois se esquecer uma palavra, você esquecerá a restantes. O que vale é memorizar o significado e principalmente o aprendizado do estudo.

Com isso já percebeu a importância das técnicas de memorização relacionadas a atenção, observação e associação nos seus estudos para concurso.

Tenho certeza que praticar os exercícios para ter uma boa atenção e observação deixará preparado para estar sempre associando, pois essa é a melhor parte. Então deixe a imaginação associar coisas absurdas, com objetos insignificantes.

Dica de curso de memorização

curso-aprender-a-aprenderEu nem ia falar sobre cursos, mas como eu sei que vão aparecer vários pedidos no meu e-mail, eu já vou deixar aqui uma dica de curso que têm várias técnicas de memorização para estudo.

Vale lembrar que o idealizador desse curso, Doutor Ricardo Alencar, é um professor universitário, concursado e doutorado em educação científica.

O professor costuma dizer que, do ponto de vista prático, as três funções mais importantes da sua memória são:

  • Aquisição de uma ideia ou imagem a ser evocada;
  • Capacidade de reter a impressão;
  • Capacidade de reviver ou reconhecer a impressão retida.

Além disso, para ele existem dois tipos principais de memória da atividade de lembrar.

  • O primeiro é ligado a tarefas aparentemente simples, como escrever e falar, mas que seriam impossíveis de se realizar se não as tivéssemos aprendido e memorizado na infância.
  • O segundo tipo é a atividade de lembrar envolvida com atentar para uma experiência atual, que foi determinada por uma experiência anterior. como, por exemplo, quando lembramos onde passamos as últimas férias de verão.

Enfim, esses são apenas alguns pontos abordados pelo professor. Além disso, quem quiser ver mais dicas e saber mais pode acessar o link abaixo:

[mks_button size=”large” title=”DICAS DO PROFESSOR RICARDO ALENCAR PARA MELHORAR A MEMÓRIA” style=”squared” url=”https://go.hotmart.com/M4477882C” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]

Com o passar do tempo você vai perceber várias mudanças (pra melhor) na forma em se lembra do conteúdo estudado. E fazendo uma análise, eu percebo que perdi muito tempo estudando da forma errada.

Siga as Técnicas e nos conte se tem mostrado resultado. Se teve melhor concentração, leituras ágeis, aumento na pontuação dos simulados, relate nos comentários abaixo seu desempenho.

7 Técnicas de memorização para otimizar Seu tempo

Diversos estudos já foram feitos para se saber qual a melhor maneira de estudar ou qual a forma mais efetiva. Algumas técnicas de estudos são mais eficientes que outras, outras casam melhor com suas características pessoais do que outras.

Existe uma grande variação de possibilidades que devemos considerar quando estamos analisando “a melhor técnica” de estudo.

De todos os estudos realizados alguns chegaram a conclusões muito interessantes e coincidentemente bem semelhantes. O ser humano aprende preferencialmente pela repetição.

Você por acaso já percebeu como uma criança aprende as coisas? Ela normalmente observa o que seus pais fazem, falam, os gestos etc. e depois elas simplesmente repetem aquilo que elas observaram.

Quando utilizamos a técnica da repetição no processo de aprendizado a coisa não funciona tão bem assim. Decorar um determinado assunto funciona? Sim, funciona.

Muitas pessoas tem bons resultados em provas apenas decorando um determinado assunto. Decorar é a melhor estratégia para estudar? Como já falei acima, não!

O processo de decorar assuntos para uma prova leva um tempo considerado e pode não representar uma boa maneira para concurseiros considerando a quantidade de matérias e assuntos que precisam ser estudados.

Para concursos é necessário que o candidato busque as melhores estratégias para cobrir uma grande quantidade de assuntos utilizando sua memória como a arma principal.

Através da estratégia adequada é possível acelerar o aprendizado com técnicas de memorização simples. A seguir destacamos alguns pontos importantes que você pode aplicar ainda hoje e acelerar seu aprendizado.

[mks_button size=”large” title=”APRENDA A MEMORIZAR QUALQUER ASSUNTO E SEJA APROVADO” style=”squared” url=”https://go.hotmart.com/M4477882C” target=”_blank” bg_color=”#81d742″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]

1 – Consolide Seu Aprendizado da Sala de Aula

Para consolidar aquilo que você aprende na sala de aula basta fazer pesquisas, se aprofunde no assunto,  releia o material sobre o assunto, pergunte e questione seu professor. Não se limite apenas aquilo que é explicado na sala de aula.

2 – Confirme Seu Aprendizado

Após assistir sua aula e ler uma apostila ou o livro sobre a disciplina, consolide seu conhecimento na memória utilizando seus principais sentidos para isso, sua visão, audição e a combinação deles ensinando aquilo que você estudou.

Uma das maneiras mais eficientes para se memorizar um determinado assunto é ensinar.

3 – Utilize a Repetição a Seu Favor

Leia e releia sobre um assunto, a primeira leitura você apenas vai preparar a sua memória para assimilar o assunto. A segunda leitura em diante vai acontecer o processo de memorização.

Portanto quanto mais leituras forem feitas sobre um determinado tema melhor preparado você estará para ele na hora da prova.

4 – Estimule Sua Concentração

A concentração é uma função do nosso cérebro que precisa ser estimulada. Quanto maior estímulo existir maior será a sua capacidade de concentração.

Uma forma de manter sua concentração é eliminar possíveis distrações. Por exemplo, se a sua sala de aula do seu cursinho por exemplo é muito cheia e em alguns momentos é um pouco barulhenta talvez seja uma boa prática sentar na primeira fila da sala.

5 – Não Estude com Sono

O sono é algo que vai atrapalhar o processo de memorização, se você está estudando e está com sono o melhor a se fazer é você descansar.

Tenha uma qualidade boa no seu sono e estude descansado, seu rendimento será muito melhor. A qualidade do seu sono também permite que você consolide tudo o que foi estudando durante o dia.

6 – Crie Resumos dos Assuntos Estudados

Criar resumos e fichas com os tópicos chave são sempre uma boa prática para te ajudar a memorizar um assunto. Crie tais resumos somente após você ler e entender completamente aquilo que estiver estudando.

7 – Faça Simulados

Testes ajudam a criar memória de longo prazo, portanto não abra mão de realizar muitos simulados durante sua preparação para os concursos.

Para conseguir atingir seus objetivos em concursos públicos é necessário não apenas estudar muito, mas estudar com qualidade e usar as estratégias corretas.

Conclusão:

Estar realmente preparado para realizar concursos públicos vai além de simplesmente estudar muito. Você precisa estudar utilizando as técnicas corretas e com uma estratégia adequada.

A qualidade de seus estudos é que vão determinar a sua aprovação ou não em um concurso. As ferramentas estão a sua disposição, agora depende apenas de você tomar a decisão de realizar os seus sonhos ou não.

Um forte abraço!

6 Comentários


  1. muito legal. Obrigado pelo tempo despendido em ajudar o próximo. Também sou de Brasília. abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.