Teste de aptidão física – Como se preparar para o TAF

Tempo de leitura: 8 minutos

A história que vou contar abaixo parece triste. E é mesmo! Esse é um pequeno relato do teste de aptidão física em que participei. Lá tinha um candidato que, como ele mesmo disse: “não tive tempo de me preparar para o Teste de Aptidão Física, pois estudava muito e nunca arrumava tempo. Não treinei a corrida, nem a abdominal, nem a barra. Agora é isso!”.

“Em seu olhar era possível ver o desespero de quem estudou muito, mas pecou em não ter feito corretamente seu treinamento TAF. Enquanto estava agachado desistindo de fazer suas abdominais, ao seu redor havia várias pessoas que viam seu desespero entre suas lágrimas, mas não sabiam ao menos como conformá-lo, pois em seu laudo já estava o carimbo de inapto.”

Após esse ocorrido, resolvi escrever este artigo. Sei que muitas pessoas passam horas e horas estudando para a prova escrita e não dão a importância devida ao teste físico.

O teste em que participei foi para o cargo de Agente Penitenciário do Distrito Federal, AGEPEN-DF. O teste foi muito tranquilo, mas, mesmo assim foi capaz de derrubar candidatos que não estavam preparados. Neste artigo, nós falaremos sobre:

  • O que é TAF
  • Dicas para seu treinamento TAF
  • O que tomar para ajudar no TAF
  • O que fazer na véspera do TAF
  • Preparação especial para o Teste de aptidão física
  • Super dica de especialista
  • Preparação para o Teste de Aptidão Física gratuito
  • Ajuda Profissional

Essas dicas vão te ajudar, independente do seu TAF ser para Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Federal, PRF,  ou outros concursos. Lembrando que geralmente, os testes exigidos para PM são bem mais rigorosos, e por isso é sempre bom ter a ajuda de um bom profissional da área.

O que é TAF

O Teste de Aptidão Física é muito comum em concursos da Polícia, Bombeiros e Rodoviária Federal. Os cargos que exigem o TAF normalmente são os de agente de trânsito, técnicos nas áreas de segurança e transporte, guarda municipal e bombeiros.

Os testes de aptidão física acontecem para avaliar a capacidade dos candidatos de exercer a atividade que os cargos exigem. Portanto, além da fase teórica eles também precisam e devem passar pela parte prática que é de tirar o fôlego.

Os exercícios são avaliados de acordo com um tempo proposto para cada um deles. Inclusive, dentre os testes mais comuns estão a barra física, natação, meio sugado, abdominal, etc. e tudo dentro de mais ou menos 12 minutos cada.

Por isso, o indicado é treinar bastante no período que antecede a prova. Porém, não é indicado o treino pesado dias antes da avaliação. A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar no processo do Teste de Aptidão Física, inclusive o que fazer na véspera do TAF. 

Dicas para seu treinamento TAF

1 – O edital do Teste de aptidão física

A primeira dica e mais importante é: leia seu edital. Saiba quais serão os teste cobrados e quanto tempo você terá para realizada cada atividade. É muito comum os candidatos chegarem no dia da prova e não saberem nem mesmo se terá um tempo máximo para cada etapa.

2 – Antecipe o treino

Já sabe quais são os testes e o tempo que terá de realizar? Então comece a se preparar. Não espere a última semana antes da prova para começar a se prepara, pois os riscos de lesão são altíssimos. Aí você já sabe, estudou tanto para nada.

Além disso, não espere passar na prova escrita para começar a se preparar. Quem está estudando há um bom tempo já tem uma boa noção se vai passar não prova escrita ou não. Já imaginou uma pessoa que não sabe nadar e ainda vai esperar o resultado da objetiva para aprender. Desastre na certa!

treinar barra teste de aptidão física taf

3 – Não exagere no treinamento TAF

Sabe aquela frase “Tudo que é demais faz mal”. Pois é, ela também pode ser aplicada aqui. Procure não exagerar no treinamento TAF. Se você não é atleta e está sedentário, o melhor mesmo é procurar um médico e fazer uma bateria de exames antes de começar essa jornada.

4 – Alimentação

Uma boa alimentação pode te deixar mais leve e mais condicionado para completar todas as etapas no dia da prova. Eu mesmo senti o gosto amargo de uma lesão por causa do meu peso. Sempre fui muito magro, mas quando comecei a engordar, por causa da má alimentação, tive um rompimento no Ligamento Cruzado Anterior do joelho direito. E acredite em mim, você não sabe o tamanho da dor.

5 – Utilize equipamentos

Se seu Teste de aptidão física tiver tempo para cada etapa, é bom cronometrar durante os treinamentos. Procure usar os equipamentos com precisão, pois cada segundo valeu ouro no caso de TAF com etapas eliminatórias e classificatórias. Em algumas provas também é permitido utilizar celular ou relógio para marcar o tempo. Então, seja esperto e utilize todos os recursos possíveis.

O que tomar para ajudar no TAF

Está pensando sobre o que tomar para ajudar no TAF? Neste artigo não vamos apenas salientar sobre o que pode ser tomado, e sim, sobre diversas orientações. 

Os candidatos de concursos que exigem o teste de aptidão física, sempre entram nessa questão sobre o que deve ser feito. Dias antes de realizar o teste, muitos deles acreditam que precisam treinar, treinar e treinar. Pois bem, não é bem assim que as coisas funcionam. 

Logo, tente repensar: Se você fizer um super exercício de teste de limites em um dia anterior, como acha que seu corpo irá responder na hora do teste? Afinal, o próprio teste acaba sendo esse treino de limites, então, o ideal é estar descansado. 

O que tomar antes do TAF

Sobre o que tomar para ajudar no TAF podemos indicar alguns alimentos líquidos que podem ajudar bastante no desenvolvimento deste processo. Sucos naturais, suplementos, vitaminas fortificantes, etc. 

Muitos candidatos acreditam que tomar algumas medicações que prometem dar um gás antes da prova, pode ser uma boa solução. Todavia, não é muito aconselhável o uso de medicamentos pois dependendo do que for tomado, o candidato pode até ser eliminado.

Por isso, para que você não tente essa opção, nem iremos mencionar os medicamentos que normalmente as pessoas usam. Afinal, uma alimentação simples e natural é sempre a primeira e melhor opção a ser utilizada. 

Nutra-se com um bom café da manhã rico em fibras e também fique à vontade para ingerir alimentos ricos em proteínas. Ovos cozidos, batata doce, banana e outros alimentos com composição parecida pode ser o prato que irá te ajudar a ter uma boa classificação no TAF.

O que fazer na véspera do TAF

Como já mencionado anteriormente, sobrecarregar demais o corpo antes da avaliação pode ser uma péssima ideia. Agora que você sabe o que tomar para ajudar no TAF, atente-se à essas dicas sobre o que deve ser feito na semana que antecede a data de sua avaliação. 

Faça exercícios leves

Exercitar-se é sempre importante, até mesmo para quem não irá fazer a prova do TAF. Logo, se você precisará passar por esse processo, uma semana antes dele você deve sim praticar exercícios básicos. 

Alongamento, flexões e corda são alguns exemplos. Mas não se esqueça que não é preciso extrapolar nesses exercícios, cerca de 10 minutos de cada já está ótimo. Ainda que pareça necessário estar sempre se exercitando, quanto mais leve seu corpo estiver no dia da avaliação mais facilmente você conseguirá fazer o que é exigido. 

Por outro lado, se você estiver forçando demais seus músculos nos dias que antecedem à prova, a tendência é não aguentar. Logo, pratique exercícios mas aqueles que são consideravelmente leves. 

Durma bem

Dormir não é indicado nos momentos de estudo, então durante a jornada de estudos que antecede a prova teórica, não faça isso com tanta frequência. Porém, dias antes da avaliação do TAF, o mais indicado é descansar o corpo o melhor que puder.

Leia o edital

Fazer essa leitura é super importante. Na verdade, ela precisa ser feita antes de começar a preparação física. Portanto, abra o edital e veja quais serão os exercícios exigidos para o TAF. Faça uma boa mistura sobre o que tomar para ajudar no TAF com os exercícios que são pedidos. Desta forma, você acostuma seu corpo com a alimentação e exercícios necessários.

Deixe tudo pronto um dia antes

Você tem o costume de deixar tudo para cima da hora? Não faça isso! O ideal é sempre deixar tudo que será necessário levar arrumado na noite anterior. Isto é, quanto menos esforço físico e mental você fizer na manhã da sua avaliação, melhor pra você. 

Se preocupar e ficar ansioso não te levará em nenhum lugar, inclusive, pode te atrapalhar e muito. Então, qualquer tarefa que surgir e que exija algum esforço físico e mental elevado no dia anterior da sua avaliação, recuse.

Vá cedo para a cama antes do TAF

Ir se deitar cedo é uma das dicas mais importantes. Além de dormir bem a semana inteira, no dia antecedente da sua avaliação do Teste de Aptidão Física, deite-se cedo. Isto é, quanto mais seu corpo descansar e relaxar, mais fácil será cumprir os exercícios exigidos em sua prova. 

Alimente-se bem pela manhã

Reforçando o tópico sobre o que tomar para ajudar no taf, ao se levantar e preparar o café, busque se alimentar bem. Coma frutas, tome suco natural, panquecas de aveia com ovos mexidos também é uma ótima opção de alimento. 

Evite se alimentar com refeições fracas e gordurosas. Aliás, muitos dos alimentos gordurosos acabam deixando o corpo completamente cansado e pesado. E se você entende bem de exercícios físicos sabe que um corpo pesado não funciona tão bem. 

Em conclusão, tenha uma ótima avaliação e esperamos que você consiga realizar bem a sua prova e alcançar seu objetivo. Não se esqueça de seguir a recomendação à risca sobre o que tomar para ajudar no taf. A força de vontade e a determinação é o conjunto perfeito para alcançar os nossos sonhos, boa sorte!

Testes de aptidão física exigem preparação especial

O candidato que pretende participar de um concurso que exige teste de aptidão física deve começar a preparação, no mínimo, três meses antes da avaliação.

Inicialmente, precisa procurar um médico para verificar como está a sua saúde. Com o aval de um especialista, o indivíduo deve fazer uma avaliação com um profissional de educação física que, baseado nos resultados, desenvolverá um trabalho específico para melhorar a capacidade do candidato e evitar a eliminação no teste.

As bancas organizadoras  de concursos podem solicitar aos candidatos o cumprimento de atividades relacionadas a diversas capacidades físicas. Por exemplo, para resistência aeróbica é exigido, normalmente, a corrida de doze minutos; para teste de força, os candidatos são submetidos à prova de barra fixa ou também ao teste de dinamometria.

O dinamômetro serve para medir a força manual e dorsal do indivíduo. É utilizado nos testes de dinamometria.

Dica do especialista

Os editais de concursos que exigem teste de aptidão física estabelecem diferenças entre os critérios a serem cumpridos por homens e mulheres.

Por exemplo, no certame realizado pelo Ministério Público da União (MPU), para o cargo de técnico de apoio especializado/segurança, foi determinado que os homens seriam eliminados da seleção caso não atingissem a distância mínima de 2.400 metros; já as muheres, a distância foi de 1.800 metros.

Para o especialista em voleibol e professor das disciplinas treinamento e natação do Núcleo de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Pernambuco (NEFD-UFPE), Gilmário Ricarte, as diferenças entre as atividades para homens e mulheres, estabelecidas pelas organizadoras, devem ter base científica. “A organização do concurso não pode estabelecer um valor sem ter base científica. Não pode chegar e afirmar que um indivíduo, por exemplo, tenha que correr 3.200 metros, se não tiver uma tabela de padronização. A organizadora deve diferenciar as capacidades físicas da mulher e do homem, para a partir daí estabelecer uma normatização para que esses indivíduos possam participar dessas atividades”, esclarece Gilmário.

O candidato deve comparecer ao local de prova com atestado médico que comprove estar apto a participar do teste. É recomendável utilizar roupas e calçados confortáveis e apropriados para a prática de atividades físicas.

No dia da avaliação, o candidato deve ter um cuidado redobrado com a alimentação, priorizando comidas leves e frutas.

Aquele que no momento do teste estiver com alterações psicológicas e/ou fisiológicas temporárias, como menstruação, gravidez, indisposições,  contusões, luxações, fraturas, dentre outras, não terá tratamento privilegiado em relação aos demais participantes.

Preparação para o Teste de Aptidão Física gratuito

SERVIÇO – O Núcleo de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Pernambuco (NEFD-UFPE) desenvolve um projeto de extensão que oferece gratuitamente serviços de avaliação física e orientações para o teste físico, a partir da capacidade verificada em cada indivíduo. Os interessados devem procurar o NEFD,  localizado no campus da UFPE, na Cidade Universitária, em Recife. Mais informações através do telefone (81) 2126. 8488.

Ajuda de um profissional

Porém, se você não mora perto desse serviço gratuito existe um curso online que me ajudou a passar em três Testes físicos.

Quando eu fui me preparar para o teste, o site Aprova TAF foi essencial na minha aprovação. Na época eu estava sedentário e havia muito tempo que não fazia exercícios físicos. Lá eles me instruíram de todas as formas para que eu tivesse um bom rendimento. Com uma semana e meia eu já estava batendo todos os tempos exigidos.

O professor do Aprova TAF é o Major do exército César Marra. Ele é doutor em saúde e foi pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército onde se envolveu durante anos na avaliação e treinamento para Testes Físicos do Exército Brasileiro. www.aprovataf.com.br.

Eu espero ter ajudado a cada um de vocês porque, na boa, é muito triste ver alguém que se dedicou nos estudos por anos e anos naquele concurso que poderia ser o sonho dele chorando por não ter passado em um teste físico.

Tem algum relato interessante, dúvidas ou dicas sobre o Teste de Aptidão Física? Comenta aqui embaixo.

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