APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

O que é o tripé da aprovação | Esse método funciona?

método tripé da aprovação funciona

O que é o Tripé da Aprovação – O método é conhecido como 3R porque engloba três partes muito importantes da sua preparação e todas elas começam com a letra R: Resumos, Revisão e Resolução de questões.

Se você estuda para concursos e não coloca em prática o tripé da aprovação, poderá ficar MUITO longe de um bom resultado no concurso que você pretende fazer. Esse tripé é válido para qualquer concurso que você irá fazer e também para provas de vestibulares e OAB.

O nosso cérebro precisa passar por essas três etapas para conseguir absorver todo o conteúdo estudado, de nada adianta somente fazer resumos e não revisar o conteúdo. De nada adianta fazer resumos e revisar se você não colocar em prática com a resolução de questões.

Tripé da Aprovação Funciona?

Você deve estar se perguntando se o tripé da aprovação realmente funciona e se ele é para você. Bem, eu sei que pode parecer simples, mas muitas pessoas acabam negligenciando essas três etapas importantes de uma preparação eficaz para concursos públicos.

Eu fiz uma pesquisa com vários aprovados em concursos e 88% deles me falaram que colocaram em prática o tripé da aprovação.

  • Será que funcionaria para você:

Eu acredito que, sinceramente, adotar essa metodologia poderá lhe fazer ter belos resultados em médio prazo. É claro que você não terá milagres e isso não é uma fórmula mágica, é algo que deve ser combinado com seu estudo normal por videoaulas e apostilas.

Mas vamos falar sobre cada um dos 3R abaixo.

Resumos

Essa é a primeira parte do tripé da aprovação. Imagine se você tivesse que ler vários livros gigantes durante a sua preparação para concursos públicos.

Com certeza não daria tempo de você conseguir separar as partes mais importantes e as que realmente caem na prova, não é?

É nesse ponto que surge a importância dos resumos. Eles irão fazer você conseguir ganhar tempo e focar somente naquilo que realmente irá cair na prova!

Você precisa ter cuidado para não fazer resumos muito grandes, é necessário saber fazer resumos efetivos que realmente irão lhe ajudar a memorizar melhor cada matéria.

Revisão

Como diz Victor Ribeiro: “Sem revisão não há salvação!” Essa frase é uma grande verdade pois sem revisão você irá esquecer todo o conteúdo estudado em poucas semanas.

Imagine que você comece a estudar um conteúdo novo hoje e fique várias semanas sem rever esse conteúdo. Quando você for realizar questões verá que irá errar mais da metade delas.

Isso acontece porque você caiu na chamada “curva do esquecimento”. Sempre após estudar alguma matéria você começará a cair nessa curva, até mesmo minutos após estudar.

A melhor maneira de acabar com a curva do esquecimento é fazer revisões periódicas do conteúdo estudado.

Resolução de Questões

No último R do tripé da aprovação você iá colocar em prática tudo o que estudou pelos resumos e pela revisão! A hora da resolução de questões é que dirá se você fez certo as duas etapas anteriores.

Você precisa anotar cada resultado em questões e simulados para poder comparar com resultados anteriores e colocar metas de melhoria. Por exemplo, se você fez 70% de aproveitamento hoje, poderá colocar uma meta de 80% para a próxima vez que for estudar a matéria.

Para resolver questões eu gosto de utilizar o Tec Concursos ou Qconcursos, isso pode ficar a seu critério.

Conclusão

Eu espero ter lhe explicado bem como funciona o famoso tripé da aprovação! Agora, eu preciso saber se você sabe o que deve fazer em cada uma das etapas desse tripé. De nada adianta entender como funciona se você não souber como colocar em prática de maneira efetiva e focada para a sua aprovação. Comentei abaixo qualquer dúvida que eu irei responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo