APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Remédio Venvanse para estudar | Como usar, efeitos colaterais e riscos

Muitos alunos optam por medicamentos como o Venvanse para estudar. Esse medicamento é muito usado para elevar a concentração e o foco, principalmente, para quem possui déficit de atenção ou TDAH. Porém, o uso desse medicamento exige uma prescrição médica pois há grandes riscos envolvidos em seu uso de forma irregular.

É claro, muitos estudantes conseguem ter acesso ao medicamento e o colocam em suas rotinas de estudo. Todavia, essa atitude não é muito aconselhada e para que você entenda melhor, neste artigo vamos falar sobre o venvanse e tudo relacionado à ele.

O que é e para que serve o venvanse?

Usado no tratamento de pacientes com TDAH, o venvanse é um psicoestimulante de origem na família das anfetaminas. Com o uso desse medicamento é possível manter a mente mais focada e concentrada nas atividades necessárias do dia.

Outros efeitos do venvanse é bloquear as distrações, atuar na redução da agitação da mente e da hiperatividade no corpo físico. Outros medicamentos que atuam da mesma maneira são a Ritalina e o Concerta, porém, os efeitos do venvanse são muito mais potentes.

Por esses motivos, muitos optam por conseguir uma receita que os ajude a fazer o uso do Venvanse para estudar. O que grande parte desses estudantes não sabem é que estão se sujeitando a diversos riscos.

Como usar o Venvanse para estudar

Sendo classificado como um dos medicamentos mais potentes para o TDAH, o venvanse também pode ser prescrito através de dosagens menores ou maiores. O remédio possui dosagens de até 70mg, enquanto a Ritalina chega a 40mg e o Concerta a 56mg.

Portanto, para aqueles que estudam e insistem no uso de medicamentos que ajudem na concentração, as dosagens menores seriam menos arriscadas. Mas novamente repetindo: esses medicamentos são tarja preta e podem trazer sérios problemas à saúde.

Então, o uso de venvanse para estudar deve ser feito sempre pela manhã. O efeito do medicamento tem duração de 12 horas, ou seja, tempo necessário para realizar as atividades corriqueiras. Aliás, é super importante que o uso dele não seja feito muito tarde pois pode se prolongar pela noite. Com isso, o paciente que faz seu uso pode ter grandes dificuldades para dormir.

Existem dois momentos para o efeito do venvanse. Após sua ingestão pela manhã, em cerca de 45 minutos é possível sentir o efeito pelo corpo. Em seguida, por volta da hora do almoço o paciente já consegue notar as atividades de foco e concentração, facilitando a vida cotidiana. Veja qual é o melhor horário para estudar.

Então, os primeiros momentos do medicamento são capazes de deixar a pessoa desmotivada, cansada e até com traços de depressão. Porém, com o chegar da segunda fase o paciente começa a sentir os efeitos potentes do remédio.

Efeitos colaterais

Fabricado pelo laboratório Shire, a bula do venvanse pede não só o uso do medicamento como apoio psicológico. Logo, já sabemos que os efeitos colaterais podem ser altos e precisam ser analisados de paciente para paciente.

Devido a isso, a própria bula adverte que muitos usuários acabam obtendo quadros de depressão, dependência psicológica e incapacidade de se socializar. Tudo isso, por conta das dosagens em excesso e a falta de acompanhamento.

Por esse motivo o uso de Venvanse para estudar sem que a pessoa possua qualquer tipo de problema psicológico como TDAH e hiperatividade, pode ser perigoso. Dentre os efeitos colaterais mais comuns estão:

  • Dores nas costas e de cabeça;
  • Boco e olhos secos;
  • Taquicardia;
  • Agressividade ou irritação;
  • Insônia;
  • Variações no humor;
  • Fadiga e depressão ao passar o efeito;
  • Perda de apetite;
  • Problemas na pele;
  • Falta de ar;
  • Tremores;
  • Tiques;
  • etc.

Devido ao uso intenso dessa medicação sem acompanhamento, os riscos são muito grandes à saúde. Por isso, se você tem algum tipo de problema para se concentrar e focar nas atividades, não saia usando o Venvanse para estudar sem apoio médico. Lembre-se que existem outras formas de manter a concentração, como a música.

Quem não pode usar o Venvanse para estudar

Pessoas com problemas no coração, pressão alta ou qualquer outro tipo de doença que ocorra no coração não podem fazer o uso. Além disso, pessoas que fazem o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas não podem fazer o tratamento com esse medicamento.

Por isso, é ideal que o paciente esteja de acordo com as normas que o médico exige para o tratamento. Os riscos de convulsões e até mesmo overdose por conta de álcool e drogas, podem acontecer.

Pessoas que possuem determinados tipos de alergia ou reações adversas à medicamentos de estimulação também não podem usar. Ainda que seja algo simples, pessoas com ansiedade e tensões elevadas não devem consumir o medicamento, pois pode agravar a situação.

Por fim, aqueles que possuem hipertireoidismo, dores de cabeça regulares, problemas articulares e Glaucoma também não podem se tratar com venvanse. Então, se você se enquadra em algum desses casos e deseja usar Venvanse para estudar, desista dessa ideia. Lembre-se: Use a medicação apenas com apoio médico!

Dicas para estudar sem uso de medicações

Pode parecer que não, mas todos nós somos capazes de estudar sem apoio de medicamentos. Existem muitas formas de se concentrar nos estudos! Se você já está nesse caminho a algum tempo, deve ter escutado falar de técnicas como Pomodoro e mapas mentais.

Portanto, saiba que você não precisa de Venvanse para estudar. Primeiramente, organize seu local de estudos. Tente um lugar onde você possa estar quieto para começar os estudos. Em seguida, aplique alguns métodos em seus estudos para ver com qual deles você se adapta melhor.

Existem diversos métodos espalhados pela internet em artigos científicos de psicologia e até mesmo em livros. Além disso, outra dica que pode ser bastante útil é estudar com um amigo! O aprendizado quando acontece com outras pessoas rende mais, é claro, se vocês estiverem determinados.

Então, não caia nas armadilhas de usar Venvanse para estudar. Preserve sua saúde mental de qualidade e se achar que deve ir à um médico para entender os problemas de concentração, não hesite. Quem sabe, você realmente precisa de uma medicação? No entanto, faça isso com ajuda médica de qualidade.

Tenham bons estudos e muito juízo! Não brinquem com a saúde de vocês, lembrem-se que são capazes de conquistar o que desejarem. Tenham foco, determinação e uma boa sorte!

1 Comentário

  • Meu médico me receitou o Venvanse principalmente para estudar, pois tenho TDAH. Os efeitos colaterais são altíssimos. É complicado

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo