O Concurso da Polícia Federal sai em 2016?

Arrow
Arrow
Slider

Você sabia que a Polícia Federal tem um déficit de cerca de 5.000 Agentes Administrativos, 2.000 Agentes e Escrivães, além de cerca de 500 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Federal? Provavelmente não sabia disso por esses números exatos, mas você já tinha uma ideia de que o déficit era grande, não é mesmo?! Mas em meio à crise será que o concurso da Polícia Federal sai em 2016?

O Concurso da Polícia Federal sai em 2016

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que vou ser sinceros com vocês durante esse artigo. Afinal de contas, na internet vemos milhares de cursinhos querendo vender seus produtos. Faz parte, é o ganha pão deles, mas não o meu, por isso não vou mentir sobre a criação de vagas e se você deve ou não estudar. Passado as considerações iniciais vamos ao que realmente interessa.

O Concurso da Polícia Federal sai em 2016?

No Ministério do Planejamento existe um pedido de criação de cerca 558 vagas. Sendo 491 para Delegados e 67 para Peritos. E só! Não existe previsão para concurso de agente e escrivão e aquela conversa de quem está autorizada a contratação de 5 mil agentes administrativos é mentira. Você acredita mesmo que em plena crise nós teríamos um concurso de tamanha dimensão para a PF? lógico que não. Mas isso não é ruim, na verdade é ótimo.

Por que não ter concurso esse ano é bom?

Não, eu não estou ficando doido. Vou explicar o que aconteceu comigo no último concurso de Agente da PF realizado em 2014. No começo daquele mesmo ano, todos os cursinhos começaram a anunciar que o concurso da PF seria realizado entre os meses de maio e junho, e nós já estávamos em janeiro. Eu fiquei desesperado, pois não teríamos tempo de estudar o imenso edital. Bom, no fim das contas a edital só saiu em setembro e a prova foi em novembro. Para mim, foi bom não ter saído o edital no começo do ano, afinal de contas tive muito tempo para me preparar.

E vai por mim, um concurso do nível da Polícia Federal você tem que estudar no mínimo um ano e meio antes do edital. Por isso eu digo que o edital não sair agora é ótimo.

Bom, voltando ao meu caso, eu não passei por causa de 2 pontos (é faz parte da vida), mas se eu tivesse tido pelo menos mais um mês de estudo, eu poderia ter passado. Mesmo assim, dois meses depois saiu o concurso para Agente Penitenciário do DF e eu me saí muito bem e passei, pois as matérias eram bem parecidas.

Dessa história podemos tirar duas lições importantes:

  • Primeiro: não tenha pressa quando o assunto é concurso. É melhor ficar um ano estudando para um certo concurso do que não passar e ter que esperar 2 anos até que ele saia de novo.
  • Segundo: Nunca pare de estudar. Se você não passou em algum concurso, não desista. Continue estudando para um próximo concurso.

Se você tem dúvidas sobre qual concurso fazer, aconselho dar uma lida neste artigo Saiba qual concurso fazer. Já neste outro você pode conhecer os melhores sites para estudar de graça para concurso. Eu também vou aconselhar um livro excelente que ajuda a manter a concentração por meio de algumas técnicas bem peculiares – LINK.

dedoAPRENDA A ESTUDAR PARA O CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL. CLIQUE AQUI E VEJA DICAS DE COMO ESTUDAR COM QUEM JÁ FOI APROVADO

Outro detalhe importante é que vários concursos policiais estão abrindo em todo o Brasil. Mesmo que você não tenha mais esperança de que o concurso da Polícia Federal sai em 2016, você já pode ir se preparando. Esse outros concursos estaduais podem servir como um teste. O concurso da Polícia Rodoviária Federal também pode sair até o final de 2016.

Outros concursos como polícia civil do Pará, de Pernambuco, Polícia Militar do Ceará com mais de 4 mil vagas. Além de outros editais que estão iminente em todo o Brasil.

Então, pra responder a pergunta se o concurso da Polícia Federal sai em 2016 a resposta é que provavelmente não saia esse ano. Mas você deve reforçar seus estudos para quando sair. Por isso vou deixar uma frase que descreve esse artigo: “O guerreiro conhece o silêncio que antecipa o combate importante”.


  • Paulo

    Que bom que o estudo da Polícia Federal te ajudou a passar no concurso de Agente Penitenciário do DF. Ah uma pergunta, vc tbm fez o da Polícia Civil do DF tbm? Certamente o estudo pra Polícia Federal ajudaria mto.

    • Concurseiro da Madrugada

      Eu ia fazer Polícia Civil do DF, mas por causa de alguns problema não pude fazer…

  • Renato Albuquerque

    Muito bom esse livro cara.. realmente essas técnicas são de outro mundo.. nunca tinha pensado nisso antes.. valeu

  • Anônimo

    obrigado pelas dicas.. já vou começar a me preparar para esse concurso da polícia federal

    • Concurseiro da Madrugada

      obrigado.. fico feliz em ajudar