Tudo sobre o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa TRT 11

Saber se preparar para um concurso é essencial, mas saber quais as atividades, funções e exigências do cargo pretendido também é bastante importante. A análise de hoje será sobre o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa TRT 11. Todas as informações passadas aqui a respeito do cargo foram retiradas do próprio edital do concurso, além de relatos de quem trabalha na área.

Para o cargo Técnico Judiciário Área Administrativa TRT 11, ou apenas TJAA pra ficar mais fácil, é exigido apenas nível médio. E é o cargo com o maior número de vagas, 26 além de cadastro reserva. Vale lembrar também que a remuneração inicial é de  R$ 6.167,99.

Atividade do cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa TRT 11

De acordo com o próprio edital, o cargo é voltado basicamente para a parte burocrática, como é de costume nos cargos administrativos. Mesmo assim, apesar de trabalhar com papéis, guarda de processos e movimentação de documentos você vai trabalhar no Poder Judiciário de Roraima ou do Amazonas.

Entre as atividades relacionadas ao cargo estão: Prestar apoio técnico e administrativo pertinente às atribuições das unidades organizacionais; executar tarefas de apoio à atividade judiciária; arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; atender ao público interno e externo; classificar e autuar processos; realizar estudos, pesquisas e rotinas administrativas; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Sobre o concurso TRT 11

A prova, que será realizada pela Fundação Carlos Chagas, está marcada para o dia 19 de fevereiro de 2017 e será realizada no turno da manhã. A prova de Técnico Judiciário Área Administrativa TRT 11 será composta por 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos. A parte de conhecimentos gerais tem peso 2, por isso vale a pena dar uma melhor investida nessa parte dos estudos.

no caso do cargo TJAA, serão considerados aprovados os candidatos  até o número 800 respeitando os empates na última colocação. Os demais candidatos serão excluídos do concurso.

Conteúdo programático

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa:

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

Raciocínio Lógico-Matemático:

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Noções de Informática:

Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas, gráficos e apresentações: ambiente Microsoft Office 2010 e LibreOffice versão 5: Writer, Calc e Impress. Sistemas operacionais: Windows versões 7 e 8. Software e hardware. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e Intranet. Internet Explorer 10 ou superior, Mozilla Firefox versão 42 ou superior, Google Chrome versão 41 ou superior e Thunderbird versão 31 ou superior. Correio eletrônico (webmail e Microsoft Outlook). Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas.

A parte de conhecimentos específicos é bem grande e é melhor que seja vista no próprio edital.

Como estudar

Agora que você já conhece um pouco do cargo e se decidiu se realmente vale a pena estudar, você deve montar um cronograma de estudos. E se lembre de nunca deixar de ler o edital do concurso, pois a partir de agora ele será a lei que você deve obedecer até ser aprovado.

Caso você esteja começando a estudar agora, eu aconselho que dê uma lida no outro artigo onde explico exatamente como estudar para o concurso TJAA do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região.

Cursinho

Se você realmente vai fazer essa prova do cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa TRT 11 se liga nessa dica:

Em uma parceria com o Estratégia Concursos, nós conseguimos descontos em todos os cursos completos para o TRT 11. Basta clicar no link abaixo que você já vai receber automaticamente o desconto. Tem cursos isolados a partir de R$45,00. Dá uma conferida lá:

>> SIM, QUERO VER MEU DESCONTO <<<

Além disso, você também pode conferir o artigo Descubra por que o Estratégia Concursos é considerado o melhor cursinho do Brasil. Lá eu faço uma análise completa com base em dados e estatísticas de aprovação de vários candidatos a uma vaga nos diversos concursos espalhados pelo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo