APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como estudar para o concurso CBMPE 2017: Baixe material gratuito

Todo candidato que começa a estudar para um novo concurso tem sempre a mesmo dúvida: por onde devo começar? No início é um pouco normal se sentir perdido e sem rumo por causa da grande quantidade de matérias. O problema é que ajeitar tudo isso pode levar um bom tempo, mas nenhum concurseiro quer perder tempo. Esse artigo foi criado exatamente para ajudar quem vai prestar o concurso CBMPE 2017 e não quer perder tempo.

Também foi pensando nisso que nós criamos o PLANO DE ESTUDOS CBMPE 2017 bem simples, porém eficiente. Além disso, também aconselho que você dê uma lida no EDITAL e veja nossa indicação de QUAL A MELHOR APOSTILA PARA O CONCURSO.

Concurso CBMPE 2017: manual da aprovação

Antes de passar qualquer forma de estudo, é feita uma análise bem detalhada do edital e também das provas anteriores. As técnicas de estudos em si não mudam, elas simplesmente se adaptam de um concurso para o outro. Essas técnicas que são passadas aqui são as que em grande parte deram certo para vários concurseiros – inclusive para mim.

O primeiro passo a ser seguido para ser aprovado é conhecer o concurso ao qual você vai prestar. Apesar disso não cair na prova, vai facilitar bastante na hora de responder questões, pois você terá um conhecimento a mais à respeito do cargo ao qual vai seguir:

  • Atribuições do soldado CBM/PE
  • O edital CBMPE
  • Fazendo um plano de estudos para o CBMPE
  • Como estudar para o CBMPE
  • Material gratuito para o CBMPE

Atribuições do soldado CBMPE

Hoje em dia muitas pessoas ainda acham que o Corpo de Bombeiros tem como única função apagar incêndios, mas essa é apenas uma das várias atribuições relativas ao cargos de praças do Corpo de Bombeiros. Segundo o próprio edital, são atribuições do soldado:

Ser capaz de aplicar procedimentos de Salvamento, Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar, realizar vistorias técnicas, e ser capaz de realizar tarefas variadas, reconhecendo as condições de segurança, a cena e a situação da ocorrência. Ter capacidade de utilizar adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O edital CBMPE

Como eu já escrevi um artigo sobre os pontos mais importantes do edital, não vou me alongar muito nessa parte. Lá no começo do texto eu coloquei o link para quem quiser ler o artigo específico. O importante é você ficar atento a alguns pontos:

  • As inscrições vão do dia 30 de janeiro a 26 de março e custam 129,60
  • É necessário ensino médio e o limite máximo de idade é 28 anos
  • Altura mínima de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres
  • A remuneração inicial após o curso é de R$ 2.319,88

Fazendo um plano de estudos para o Bombeiro PE

Como nós também já fizemos um plano de estudos voltado exatamente para esse concurso, não é interessante me estender muito aqui pra não ficar cansativo. Uma das formas mais fáceis que eu achei para conseguir fechar todo o edital foi estudar pelo Ciclo de Estudos do professor Alexandre Meirelles. Desde que eu comecei a estudar pelo ciclo, eu consegui passar em 3 concursos. Dá uma passada no artigo COMO MONTAR UM PLANO DE ESTUDOS PARA O CBMPE e faz o download do Ciclo e aprenda como estudar por ele.

Como estudar para o concurso CBMPE

Agora sim vamos para a parte importante de como estudar para o concurso CBMPE. Ao analisar o edital, já vemos que as disciplinas mais importantes em questão de pontuação é Língua Portuguesa e Matemática, que valem 12 pontos cada.

materias-edital-bombeiro-pe

Também é importante se atentar ao edital quando diz que o candidato deverá acertar um número mínimo de questões em cada bloco para não ser reprovado. Entretanto, o candidato também deve acertar ao menos uma questão de cada disciplina.

O bom desse concurso é que você já sabe quantas questões vão cair de cada disciplina, então fica mais fácil você decidir na hora de se dedicar mais entre a disciplina “A” ou “B”.

Por exemplo, no caso da disciplina de História de Pernambuco e Atualidades eu deixaria para estudar em algum aulão de revisão um dia antes da prova e só. Assim eu terei mais tempo para me dedicar as matérias que tem mais questões.

Também resolva uma grande quantidade de questões. Faça muitos exercícios! Como o banco de questões da IAUPE não é grande procure exercícios de outras bancas mesmo. Com certeza essa é a melhor dica que posso te dar hoje.

Material gratuito pro CBMPE

Eu tenho o costume de indicar aqui no site o cursinho do Estratégia Concursos, afinal de contas eu tentei estudar por vários cursinhos, mas no final sempre estudava pelo Estratégia. Pela qualidade do material, pelo nível altíssimo dos professores, pela grande quantidade de exercícios e pela possibilidade de poder baixar o material, que realmente será seu.

Mesmo assim, apesar de ser reconhecido nacionalmente há vários anos, algumas pessoas ainda não conhecem ou nunca chegaram a estudar pelo material deles. Por isso resolvi mostrar para vocês como é possível baixar um material gratuito lá no site do Estratégia.

Ah! Já quero deixar claro que isso não é burlar o site nem nada ilegal. O próprio cursinho oferece esse material gratuito pro concurso CBMPE para que os alunos possam testá-lo e ver a qualidade, além de ser uma forma inteligente de fidelizar um candidato/cliente.

Para baixar o material, basta acessar MATERIAL GRATUITO PARA CBMPE ESTRATÉGIA e após isso clicar em “pacote completo p/ Bombeiros-PE” (como na imagem abaixo). Depois basta descer a barra de rolagem até as “Aulas demonstrativas” e pronto, só fazer o download.

material gratuito cbmpe 2017-estrategia

Se você está em dúvida se o Estratégia Concursos realmente é um cursinho que vale a pena investir seu tempo e dinheiro então dê uma lida no artigo 5 Fatos que me fazem crer que o Estratégia Concursos é o melhor cursinho. Lá é feita uma análise completa sobre esse curso.

É isso aí. Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele possa ser útil na sua aprovação. Se você gostou ou tem algum comentário a fazer basta escrever abaixo que eu tentarei responder o mais breve possível. Boa sorte!

1 Comentário

  • valeu pelas dicas… ainda to pensando em fazer esse concurso do CBMPE, mas com certeza essas dicas vão me ajudar

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo