Como fazer um tcc: 10 erros que você deve evitar

Tempo de leitura: 6 minutos

Para saber como fazer um TCC de sucesso não basta apenas conhecer o básico sobre o que você deve fazer em relação a estrutura, pesquisa e apresentação. Nesse momento, toda ajuda e orientação é bem-vinda, principalmente alertas sobre quais erros você não deve cometer de jeito algum em seu trabalho de conclusão de curso.

Mesmo com um ótimo tema de pesquisa em mente, alguns pontos cruciais podem determinar se você será ou não aprovado. Por isso, separamos nesse artigo 10 erros que você deve evitar a todo custo para que sua nota 10 seja uma realidade. Confira!

Não ter um planejamento Procrastinar Querer falar sobre tudo Não salvar seu projeto em uma nuvem Não respeitar as normas ABNT Um dos  piores erros de como fazer um TCC é ser super técnico e formal Escolher qualquer orientador Pagar para escreverem o seu trabalho Não aceitar feedbacks Não dar prioridade para o seu TCC

1. Não ter um planejamento

Uma das bases de como fazer um TCC de sucesso é, sem dúvidas, o bom planejamento. Por ser um trabalho extenso e cheio de dados e etapas, organizar-se e montar um calendário é um passo fundamental para uma execução de excelência do começo ao sim.

Por isso, se você quer saber como fazer um TCC nota 10, um dos erros que você deve evitar a todo custo é não ter um planejamento. Antes de tudo, pense no problema que você deseja solucionar ou responder com sua pesquisa e vá firma no seu foco.


2. Procrastinar

Além do planejamento, a iniciativa e a persistência são fundamentais para que você consiga concluir o seu trabalho com qualidade. E é nesse momento que a procrastinação entra como um dos principais obstáculos!

Procrastinar é deixar tudo sempre para a última hora. Esse hábito tende a gerar muita frustração e ansiedade, roubando a qualidade do conteúdo do seu TCC que consequentemente será feito na correria.

Por isso o calendário e o planejamento são tão importantes. Ao fazer cada etapa no tempo certo, você terá mais tranquilidade para revisar cada página com atenção e cuidado.


3. Querer falar sobre tudo

Para ter uma boa base teórica, o TCC precisa ser pautado por boas referências bibliográficas. Ou seja, você precisará ler muito sobre o assunto central do seu trabalho.

como fazer um tcc

Com isso, pode ser que surjam outras vertentes do assunto que te chamem a atenção, mas não sejam tão relevantes para o seu tema escolhido. A falta de foco e querer falar sobre tudo no trabalho é um erro muito grave, já que afeta a compreensão e o sentido de todo o seu projeto.

Na hora de estabelecer o problema de pesquisa, delimite sempre quais assuntos e questões devem ser abordadas e se limite a elas.


4. Não salvar seu projeto em uma nuvem

Apesar da tecnologia facilitar – e muito – a nossa vida, é essencial tomar alguns cuidados na hora de redigir um documento tão importante como o TCC. Como a coleta de dados, pesquisas e desenvolvimento levam algum tempo, o projeto será escrito pouco a pouco ao longo do seu calendário.

Por isso, jamais cometa o erro de manter uma única cópia do trabalho em seu computador. Afinal, se ele der algum tipo de problema e você perder os arquivos, todo o seu trabalho também será perdido.

Para evitar esse desastre, salve sempre uma versão atualizada e cópias de segurança em alguma nuvem, seja no e-mail ou em alguma plataforma como o Google Docs.


5. Não respeitar as normas ABNT

As normas da ABNT assustam a maioria dos estudantes que estão em fase de trabalho de conclusão de curso. Com várias regras e detalhes importantes, fica fácil deixar passar algum ponto fundamental para formatar corretamente o seu TCC.

Ignorar as regras da ABNT é ignorar a importância de entregar um projeto de qualidade de acordo com o que a instituição exige. Ou seja, pode afetar e interferir em sua nota final e aprovação.


6. Um dos  piores erros de como fazer um TCC é ser super técnico e formal

Apesar de ser um projeto acadêmico importante e que fechará o seu curso com chave de ouro, é importante ressaltar que o TCC não deve ser totalmente técnico e formal. Por isso, evite palavras muito elaboradas ou difíceis de entendimento.

Uma das dicas de como fazer um TCC de sucesso é redigi-lo de forma que qualquer leigo, ao ler o trabalho, consiga se inteirar e entender o assunto e os resultados apresentados. Mas cuidado, o uso de gírias ou palavras chulas também é um erro grave.

Por isso, seja o mais claro, direto e objetivo possível, mantendo sua essência na autoria e transmitindo com leveza aquilo que o seu trabalho tem o objetivo de passar.


7. Escolher qualquer orientador

O orientador será fundamental para guiar e orientar os melhores caminhos para o seu tema escolhido. Além disso, ele também poderá indicar referências na literatura, poupando um enorme trabalho de ter que procurar tudo sozinho. Um orientador é muito importante para ensinar como fazer um TCC.

Por isso, escolher qualquer orientador pode sabotar a qualidade e objetividade do seu TCC. Opte sempre por um professor que realmente possa contribuir significativamente para seu desempenho, tendo autoridade no assunto e empatia para ensiná-lo.


8. Pagar para escreverem o seu trabalho

Comprar o TCC ou pagar para que alguém o escreva não é somente antiético, mas também é crime. Além disso, você compromete toda a confiabilidade e qualidade do seu trabalho, arriscando sua integridade e sua aprovação.

Por isso, jamais cometa o erro de designar a alguém aquilo que deve ser feito por suas próprias mãos. Isso tudo te ajudará a ser um profissional correto e melhor, começando a carreira com o pé direito e orgulho por tudo o que desenvolveu nessa fase.


9. Não aceitar feedbacks

A revisão é superimportante para entregar um TCC final excelente e impecável. Por isso, aceitar os feedbacks de revisores, professores e pessoas entendidas do assunto é uma grande vantagem para conquistar sua nota 10.

Além de saber o básico sobre como fazer um TCC, saber como ouvir e aceitar dicas, correções e até mesmo repreensões te preparará também para a apresentação e para os questionamentos da banca avaliadora!


10. Não dar prioridade para o seu TCC

Chegar na reta final de um curso não é nada fácil. Se você está na faze do TCC, é porque você já trilhou um longo e difícil caminho de superação e vitórias.

Sendo assim, tratar o seu TCC com a devida importância te ajudará a se dedicar mais e querer entregar algo realmente significativo para a comunidade científica de sua área de estudo. Jamais cometa o erro de tratar o TCC como só mais um trabalho acadêmico comum.

Futuramente, toda essa dedicação de agora poderá te render bons frutos profissionais ou portas para aperfeiçoamentos em sua carreira. Faça do seu trabalho de conclusão de curso o fechamento com chave de ouro dessa fase tão preciosa em sua história, e você verá como se orgulhará do resultado final ao utilizar todas essas dicas de como fazer um TCC de sucesso!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.