5 Métodos Simples que Farão Você Ler Mais Rápido

Quem não deseja ler mais rápido? Principalmente quando se trata de estudar para concursos, a leitura pode ser uma grande aliada na sua jornada. A vida de concurseiro nem sempre deve ser somente estudar, estudar e estudar, pois, também é preciso descansar a mente. 

Por isso, aprender a leitura mais rápida pode lhe trazer grandes benefícios como, por exemplo, ter um momento de lazer. Não seria ótimo ter tempo para estudar e se divertir com a família, amigos, assistir um filme, etc.? 

Essa promessa é entregue por diversos cursos que ensinam alunos a ler mais rápido, mas você sabia que não precisa comprá-los? Portanto, se seu desejo é avançar na leitura, neste artigo nós trouxemos 5 dicas muito simples, que vão lhe ajudar nesse processo. Acompanhe!

Ler é uma das coisas mais importantes para os estudos

Há quem odeia ler e prefere intensamente estudar por áudio ou vídeos. Sim, esses conteúdos também podem te ajudar e muito a absorver as matérias de sua prova, mas e se não houver essa opção? 

Logo, queremos enfatizar a importância de ler. Além de interpretar o conteúdo de forma pessoal, pois nem todo mundo absorve da mesma maneira, ler é um alimento precioso para o cérebro. 

Para você entender ainda melhor do que estamos falando, você sabia que existem profissionais especializados em leitura rápida? Ler é tão importante, que aqueles que aprenderam essa tática cobram por seus serviços e acredite, eles funcionam. 

Ler mais rápido possui alguns segredos, mas o foco principal deve ser dado à prática. Não se julgue por começar devagar, todos que deram início à essa prática começaram da mesma maneira. Por isso, lembre-se que a prática te levará a perfeição. 

Vamos ao que realmente interessa, as 5 dicas práticas para ler mais rápido e conseguir tempo para todos os momentos que você deseja. 

Os 5 métodos que vão te ensinar a ler mais rápido

Em primeiro lugar, Jenni Russell que é um colunista e crítico britânico diz que é necessário se entediar perante à vida para começar a ler. Essa foi a maneira que ele encontrou de começar a explorar os livros. 

Porém, para ele também é necessário ser uma pessoa seletiva em frente aos livros. Logo, ao iniciar seus estudos de concurso, o ideal é escolher aqueles que se encaixem com a sua necessidade. Faça uma escolha analisando não só o conteúdo, mas também, a metodologia que o livro ou material digital está disposto a entregar.

Dê foco ao gosto de ler e tente não se distrair 

Se você não gosta de ler, tente mudar seus padrões de pensamento o mais rápido possível. Por exemplo, você usa as redes sociais o dia todo mesmo que não tenha muito o que fazer por lá, tente trocar esse padrão por livros. 

Você já possui em mente que é importante estudar para sua prova de concurso, então, comece a experienciar a sua vida com livros de forma positiva. Afinal, você quer somente passar na prova ou você realmente gosta do que estará fazendo depois que passar? Se você não gosta do seu futuro cargo, dificilmente você gostará de ler para aprender a parte teórica.

Então, reprograme sua mente para gostar dos livros e, consequentemente, com o passar do tempo você vai conseguir ler mais rápido. O gosto de ler algo que será útil para você, é o seu melhor amigo neste momento! 

Outro aspecto importante e que não pode ser deixado para trás é a distração. Ou seja, onde você está realizando suas leituras? Você precisa entender que não adianta ler na frente da TV, perto de amigos e parentes e em qualquer lugar que haja distrações, mesmo que essas sejam pequenas. Portanto, planeje um local de estudos longe de tudo que possa te atrapalhar. 

Selecione bem o material de leitura

Como Jenni Russell disse, seleção é tudo! Você pode ter 300 livros à sua frente que ensinam o mesmo assunto mas se nenhum deles conversar com você, a leitura será em vão.

A princípio, o ideal é ir lendo as introduções até encontrar a linguagem que seja mais agradável para você. Mesmo que as matérias de concurso possuam uma linguagem bastante técnica, dentre várias opções você saberá qual escolher.

Faça sempre uma pré-leitura do conteúdo

Isto é, quando nós temos a compreensão básica do que estamos prestes a ler, fica mais fácil saber o que virá pelo caminho. Desta forma, antes mesmo de iniciar a leitura você já saberá do que se trata o assunto. Essa, inclusive, é uma ótima peneira para selecionar os melhores livros. 

Faça a leitura da introdução e da conclusão, desta forma, você saberá do que se trata o estudo que possui determinado material. Se o livro escolhido não possuir essas duas opções, busque fazer a leitura do início de alguns parágrafos. Sem dúvidas, isso te ajudará a ler mais rápido o capítulo.

Pratique fazendo a releitura 

Essa é uma das melhores dicas para conseguir ler com mais rapidez. Ao começar a ler uma parte do texto, coloque o cronômetro em atividade. Se você fez o trabalho em 30 minutos, releia com o objetivo de 20 minutos. 

Ou seja, por já ter noção do que está dizendo determinada parte, lendo novamente você o fará em um tempo menor. Essa prática pode ser uma grande aliada para o treinamento dos olhos, trazendo à tona o costume de ler mais rápido, basta treinar sempre.

Resuma cada parágrafo em uma só frase

De nada adianta ler com rapidez e não entender o que se lê. Por isso, pratique a memorização anotando o resumo (em uma só frase) de cada parágrafo que foi lido. Desta forma, ao final de um capítulo você terá um resumão excelente e fácil de absorver. 

Em conclusão, todas essas dicas sendo praticadas em união e diariamente, ajudarão você a ler mais rápido. Não se esqueça que como já foi dito, a prática leva à perfeição. Ler é fundamental para tudo na vida! Afinal, até o ônibus que você pegará para realizar sua prova precisa ser identificado através da leitura. 

Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo