APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como conciliar trabalho e estudo para concurso

Sua prova de concurso está marcada e você não sabe como conciliar trabalho e estudo? Nem todo mundo tem a possibilidade de dar atenção total aos estudos. Felizes são aqueles que podem se dedicar somente para passar em suas provas, não é mesmo? 

Trabalhar, muitas vezes demanda esforço psicológico e físico. Desta forma, conciliar essas duas tarefas pode ser difícil para algumas pessoas dependendo do serviço que fazem. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser a peça que faltava em seus dias.

Aprenda a seguir, pequenos métodos que podem ser aplicados em sua rotina para que você possa aprender como conciliar trabalho e estudo. Sua prova de concurso está esperando por você!

3 dicas práticas de como conciliar trabalho e estudo

Cuidar de casa, às vezes dos filhos, trabalhar, etc. está na lista de afazeres de muitas pessoas que estão tentando suas aprovações em concursos públicos. Infelizmente, não há a possibilidade de deixar essas obrigações de lado para estudar. Mas não se preocupe, você será capaz de aprender como conciliar trabalho e estudo com essas 3 dicas, confira!

Organização é tudo para os estudos

Não importa se você trabalha ou não, se você for uma pessoa organizada os seus estudos darão certo. Em primeiro lugar, reserve alguns dias da semana para estudar de acordo com as possibilidades. O ideal é intercalá-los com as matérias e quantidade de horas, por exemplo:

  • Segunda: 2 matérias, 2h cada;
  • Quarta:  3 matérias tal, 1h cada;
  • Sexta: 3 matérias , 1h30min cada;

Você também pode e deve dar um foco maior aos estudos durante o fim de semana, mas para isso, é preciso ter bastante comprometimento. Desta maneira, você terá dias para descansar e dias para usar a sua mente. 

Além disso, é importante que você chegue do trabalho e tenha um tempo de descanso. Muitos concurseiros erram nessa parte, acreditando que precisam chegar em casa já com os livros na mão. Por isso, aproveite o caminho de volta para casa, tome um banho e coma algo antes de começar.

CONFIRA: 5 Cuidados com a Alimentação que potencializam a rotina de estudos

Resolva questões nos momentos livres do dia

Ao estudar algumas matérias na segunda, você pode usar todos os seus momentos livres na terça, para resolver questões referentes à elas. Desta maneira, você não estará perdendo um dia de estudo e sim, fixando o que foi estudado. 

Use o fim o horário de almoço, o tempinho que lhe sobrar do café da manhã ou qualquer outro momento que estiver livre. 

Tenha um conversa com parentes e amigos 

É muito simples, para que você entenda como conciliar trabalho e estudo, é preciso que as pessoas à sua volta entendam a sua rotina. Primeiramente, neste momento de sua vida você estará fazendo grandes esforços. Portanto, eles precisam entender que você não estará disponível a todo momento neste período. 

Explique a importância dos seus estudos, de não ser incomodado, fale sobre os barulhos e tudo que tiver influência negativa. Fale abertamente sobre a necessidade do apoio e compreensão de todos.

CONHEÇA O CICLO EARA – O MÉTODO DE APROVAÇÃO DO GURU FERNANDO MESQUITA

É mesmo possível fazer a conciliação de trabalho e estudo?

A resposta para essa questão é: SEM DÚVIDAS! Afinal, grande parte dos concursados passaram em suas provas precisando fazer essa conciliação. O fator decisivo nesse estilo temporário de vida é o foco. Quando se tem persistência, qualquer sonho pode ser alcançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo