APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

O que é prova de títulos em concursos públicos

A prova de títulos em concursos pode apavorar aqueles que não compreendem o processo. No entanto, não é necessário se sentir apavorado neste momento. Os concursos públicos são muito importantes para o nosso país e através deles, muitas pessoas conseguem ingressar nas áreas que desejam.

Com toda essa crise que se estabeleceu dentro do país, essa alternativa é um grande desejo de muitas pessoas. Por outro lado, essa escolha também exige bastante comprometimento e foco dos candidatos, afinal, há muita concorrência. 

Pois bem, o que realmente acontece na etapa de prova de títulos em concursos? Essa fase possui caráter eliminatório? O que é preciso para permanecer em uma boa classificação? Essas questões serão resolvidas neste artigo, por isso, vamos ao que interessa!

[mks_button size=”large” title=”Descubra como funciona Investigação Social em Concursos” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/investigacao-social-em-concursos-publicos/” target=”_blank” bg_color=”#81d742″ txt_color=”#000000″ icon=”” icon_type=”” nofollow=”0″]

Do que se trata a prova de títulos?

A primeira questão que surge em relação à esse assunto é: como são definidos esses títulos? Pois bem, em um edital de concurso você encontrará todas as informações de forma detalhada sobre o processo. Por isso, se você ainda não leu completamente o edital proposto, faça isso! 

Muitos candidatos veem a prova de títulos em concursos como algo eliminatório e não é bem assim que acontece. Primeiramente, os títulos são definidos como algo de incremento no perfil do candidato. Se trata de uma complementação curricular, podemos dizer assim. Com base nisso, a classificação dos aprovados é determinada corretamente. 

Nem sempre é uma exigência que se tenha graduação, porém, quando essa informação é encontrada no edital é preciso entendê-la como requisito e não, como opção. Porém, existem concursos que aceitam apenas graduados e aqueles que exigem uma prova de títulos para agregar na classificação. 

Pois bem, essa etapa de concursos é referente à uma triagem onde são analisados as qualificações de cada candidato. Com isso, a banca consegue saber quais são mais relevantes para determinados cargos. 

Normalmente, a prova de títulos em concursos vem como segunda etapa do processo. Desta forma, é preciso comprovar as suas qualificações para que sejam aceitas. As formas mais comuns de fazer isso são através de graduação, MBA, cursos online ou presenciais, etc. 

Ou seja, desde que a graduação não seja um requisito, qualquer aperfeiçoamento que você tenha feito em relação à área pode ajudar!

Posso ser eliminado nesta etapa?

Fique tranquilo, você não será eliminado! Todavia, se você foi o melhor na avaliação presencial mas teve um rendimento baixo na prova de títulos em concursos, certamente decairá de posição. 

O intuito dessa etapa é apenas reorganizar os classificados de acordo com seus níveis de aprimoramento. Por isso, nada de ficar amedrontado e com medo de perder a sua vaga. O ideal, na verdade, é que se você vai realizar um concurso e este exige a etapa de títulos, você deve se aprimorar até lá. 

Por mais que exija alguns custos, nem todos são tão caros e lembre-se: isso é um investimento de carreira! Além disso, se você navegar pela internet poderá encontrar diversas plataformas que oferecem alguns cursos gratuitos e com certificado. Um bom exemplo disso é a Udemy. 

Em conclusão, não desista do seu sonho de concurseiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo