Como estudar com eficiência para qualquer concurso público

Vamos continuar conversando sobre como estudar com eficiência para concurso público. Certamente você já sabe que essa preparação é como um atleta se preparando para uma competição. Então, é preciso ter ritmo, ter tempo para ir treinando e persistência para vencer os próprios limites.

Você pode acompanhar a primeira parte deste artigo aqui: Aprenda Como Estudar de Forma Eficiente.

maior eficiência nos estudos

Vencer a prova de um concurso público é o objetivo e, para isso, o concurseiro precisa estar sempre estudando, pesquisando e lutando para vencer os obstáculos que aparecem. Lembre-se, mantenha um ritmo e também a coragem para não desistir.

TÉCNICA COM 95% DE EFICÁCIA: CICLO EARA.

como estudar com eficiência para concurso

1. Mantenha o interesse voltado para os estudos

Quando você tem um plano de estudos, você estabelece o que deve estudar e quando deve estudar. Isso faz com que não deixe nenhuma matéria de lado, ou que as estude menos por interessarem menos a você. Para o concurso público é preciso dar atenção ao peso que cada matéria terá nas provas. Consequentemente estude as matérias de acordo com esse peso.

Não se esqueça de, depois de estudar cada tema, fazer as questões referentes a ele. O importante e conseguir chegar ao resultado sem consultas, testando dessa maneira como foi que você assimilou cada um dos temas.

2. Reestude os temas que esqueceu

A repetição dos temas estudados vai levar você a conseguir memorizar todos os conteúdos de todas as matérias. Isso é importante: retorne sempre ao que já estudou e praticou, refaça exercícios em que tenha havido dificuldades, e faça isso quantas vezes forem necessárias. Desta maneira, a memorização será mais fácil e você se sentirá mais seguro quando fizer a prova para o concurso público.

Porém, se você sentir que tem grandes dificuldades em memorizar o conteúdo estudado, até o mais simples, veja aqui quais são as Técnicas De Memorização mais eficientes para estudar. Sem dúvidas você vai entender como estudar com eficiência.

Mas atenção: não faça esse retorno do conteúdo sempre de maneira rotineira para não perder o interesse no assunto. Então, mude a rotina desse retorno para encontrar alguma diferença, algum detalhe que talvez não tenha percebido.

Veja um exemplo: se você estudou a teoria e fez o exercício, conseguindo um resultado não muito bom, recomece fazendo o exercício para ver se lembra a teoria. Isso pode levar seu cérebro a rever mentalmente o que havia estudado e conseguir o resultado que não havia tido antes.

Sempre que estudar uma matéria e completar os exercícios, faça um resumo do que estudou através de fichas individuais para cada tema.

Há muitos anos uma editor fez isso com uma coleção sobre vestibular, e o resultado foi muito bom: os candidatos a vestibular mantinham essas fichas nos bolsos e, em todas as horas que podiam, estavam relembrando as matérias.

Se deu certo para o vestibular, imagine o que fará com os concursos públicos.

3. Prepare o material para ser revisado sempre

Utilizando esse método de fichas-resumo, fica muito mais fácil para você retornar à matéria mais detalhada se houver dificuldades. Portanto, seu planejamento nas fichas-resumo deve ter o essencial. Em outras palavras, fichas-resumo devem levar você à matéria detalhada rapidamente, para tirar as dúvidas.

Não fique só na escrita nas fichas, crie quadros, faça gráficos, desenhe figuras que possam levar você a lembrar o conteúdo da matéria.

Acima de tudo, utilize cores diferentes para ressaltar o que precisa lembrar. Ah, e isso fica ao seu critério: uma ficha colorida marca muito mais a memória do que textos em preto sobre branco.

Em conclusão, são simples detalhes que ajudam na memorização e você precisa ter todas as ferramentas disponíveis para ajudar a memória.

Um trabalho assim fará com que seu cérebro trabalhe continuamente na assimilação do que estudou. Isto certamente tornará muito mais fácil lembrar-se de cada conteúdo visto e praticado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo