Técnicas de leitura dinâmica e memorização para concurso funcionam?

Tempo de leitura: 4 minutos

A leitura dinâmica é uma técnica de leitura – e compreensão – acelerada. Muitas pessoas possuem dificuldades de absorção de textos que advêm, em muitos casos, da baixa velocidade de leitura. É como ver um filme em câmera lenta: fica difícil compreender o enredo.

Em se tratando de grande volume de conteúdo de estudo, como em preparatórios para concurso público, aprender como fazer leitura dinâmica é muitas vezes o único caminho para ajudar na retenção do conhecimento e na conquista de resultados.

Exercícios de leitura dinâmica

Tempo gasto e qualidade de informação influenciam quando o que se busca é um aprendizado que faça o estudante se destacar em conhecimento dos demais. Mas não se trata apenas de agilidade, mas de administração eficiente do tempo e de dominar algumas técnicas de leitura, o que é conseguido apenas com dedicação, persistência e muito treino.

Exercícios de leitura dinâmica

As dicas abaixo foram retiradas de um curso prático de leitura dinâmica. Agora basta você começar a aplicar à sua vida:

1) Tenha interesse pelo que está lendo. A força de vontade para conseguir êxito no aprendizado é essencial.

2) Cronometre seu tempo inicial, de forma que consiga observar sua evolução. Com o passar do tempo e a prática, verá que esse tempo será reduzido consideravelmente.

3) Tenha em mente a importância de uma alimentação saudável. O cansaço físico e o mental podem boicotar seus planos de estudos.

4) Vale sempre lembrar: dormir é fundamental para ter a concentração necessária para o início dos estudos.

5) Esqueça o mundo ao redor. A leitura precisa de toda a sua atenção.

Livro leitura dinâmica e memorização

6) Faça uma leitura crítica. A cada nova proposição, reflita e tire uma conclusão. Siga adiante.

7) Leia uma situação que contenha muitos detalhes e que, ao final, faça uma pergunta ao leitor. Obrigue-se a respondê-la em poucos segundos.

8) Pegue textos aleatórios, de jornais, revistas ou sites, e tente identificar quais foram os recursos usados pelo autor, se ele usou de gráficos, se foi opinativo, se entrevistou alguém.

9) Faça uma leitura diagonal. Essa é uma pré-leitura, onde você vai identificar o básico do seu texto: título e subtítulo, o início dos parágrafos. A técnica é muito utilizada pelos leitores para determinar se uma matéria de revista interessa a ele ou não pois ele já identificará em um primeiro momento o seu teor.

10) Com a técnica anterior, defina entre seus materiais de estudo o que deve ser lido antes, o que corresponde ao mesmo grupo de assunto de um capítulo ou a uma introdução do próximo.

11) Não foque em sílabas, mas em palavras e grupos de palavras. Lendo em blocos e tendo uma visão mais ampla do texto, se torne mais fácil adquirir uma leitura veloz.

12) Deixe seu dedo tocar a página e indicar seu ritmo de leitura. Encoste o dedo indicador na primeira palavra da primeira linha da página e o faça seguir conforme faz a leitura. Faça esse procedimento por alguns minutos diários e veja que vai conseguir ler com mais velocidade.

13) Outros comportamentos que podem ensinar ao estudante como ler rápido são fazer marcações de palavras-chave no conteúdo, que dão a ideia do seu contexto e de em que parte se encontra cada informação necessária; fazer questionamentos quanto ao que está sendo lido; e ter organização, é claro, de forma que o seu horário disponível possa ser aproveitado ao máximo.

Curso de memorização e leitura dinâmica em PDF ou vídeo?

Convenhamos, se você está buscando aprender a fazer leitura dinâmica talvez não valha a pena tentar aprender as técnicas de leitura dinâmica e memorização por PDF. Afinal, leitura ainda não é o seu forte.

Neste caso, ver vídeos no youtube ou até mesmo comprar um cursinho online em vídeo pode ser a melhor solução. Um dos professores mais renomados no assunto é o Sandro Gonçalves.

Quando adolescente, Sandro também passou por este mesmo problema relacionado a dificuldade na leitura. Foi aí que ele descobriu que a falta de atenção estava relacionada ao Deficit de atenção.

O desfecho de como Sandro resolveu esse problema e virou mestre na Leitura Dinâmica pode ser visto em seu site, clicando na imagem abaixo.

curso de leitura dinâmica e memorização pdf

Leitura dinâmica funciona

Pratique as dicas de leitura dinâmica, tenha atenção e foco no seu objetivo de ler com mais aproveitamento e agilidade e pratique, faça muitos testes e se desafie a buscar textos maiores, com palavras ou discussões mais complexas. Seja confiante e concentre-se no seu objeto de estudo.

Técnicas de leitura dinâmica e memorização para concurso funcionam?
Avalie este artigo!