APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Apresentação Textual para Redação de Concurso Público

A apresentação textual consiste em três elementos para que sua nota não diminua, geralmente, 10%. Isso mesmo: na maioria das vezes, ela vale 10% de sua nota da redação.

O primeiro elemento é a letra: ela deve ser legível. Você pode escrever com letra de forma, técnica, misturada ou cursiva. Não importa! Importa mesmo é a legibilidade da letra para que o examinador possa ler com calma e sem fazer esforço.

O segundo elemento é a margem, ou melhor, as margens. Tanto a esquerda quanto a direita devem ser respeitadas. Isso quer dizer que não devem ser ultrapassadas.

Também quer dizer que as palavras devem encostar nelas, mesmo as que irão se separar. Tudo encostadinho nas margens para não ter problemas.

aprenda como ter ideia para começar uma redação para concurso

Nota: podem-se separar as palavras quantas vezes quiser, desde seja feita da maneira correta: com hífen ou ‘underline’.

O terceiro e último elemento é a indicação correta do parágrafo. Não se precisa medir 2,5cm como prega a ABNT, porque ela não rege textos escritos à mão.

Por isso mesmo, por ser escrito à mão, pode-se indicar o parágrafo de maneira que se perceba claramente que ali começa um parágrafo. Isso pode se dar por uma indicação pequena de distanciamento.

Uma redação com apresentação textual de excelência tem sua nota dividida em três partes: a estrutura; a letra (apresentação textual); e o conteúdo.

Estrutura, letra e conteúdo da apresentação textual

A estrutura consiste em você conseguir escrever dentro de uma estrutura de:

  • introdução, em que você escreve de maneira mais abrangente, de forma geral;
  • desenvolvimento, em que você explica melhor os argumentos relatados e escolhidos para defender sua tese, de maneira mais específica
  • e de conclusão, em que você escreve para fechar suas ideias, reafirmando-as, simplesmente, de maneira de novo abrangente.

Quanto à letra, juntamente com margem e parágrafo, também influencia na sua nota. Dependendo da banca, a retirada fica em torno de 10% da nota.

Porém, isso pode fazer uma super diferença no final do certame. Não dependa disso: faça uma letra legível, respeite as margens e faça um parágrafo perceptível.

O mais importante e o que mais pesa na redação de concursos público é disparado o conteúdo.

Ele equivale a 90% da nota que você pode receber. Ele conduz o examinador a dar a nota.

10 dicas para fazer uma redação de forma simples

Portanto, esteja preparado para o conteúdo: leia muito, se interesse pelos assuntos atuais como social, ambiental e econômico.

Seja uma pessoa bem informada para que o tema não surpreenda você. Se o tema for de cunho específico, você deve estudar com antecedência os tópicos das matérias passíveis para que você se sinta confortável com conceitos, enumerações, descrições e elementos.

Um forte abraço e continue seus estudos!

Garanta seus pontos respeitando estes três aspectos importantes da nota.

Ficou alguma dúvida? Gostou do texto? Deixe abaixo sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo