Como Estudar Antes do Edital

Muitos concurseiros ainda não sabem como estudar antes do edital é importante. Imagine que nesse exato momento você está lendo a notícia de que o edital do concurso que você tanto esperava foi publicado. A notícia se refere a esse concurso como um dos mais esperados do ano.

Ao ler atentamente as informações você percebe que, devido à crise, o governo diminuiu o número de vagas, que será bem menor do que o esperado.

Nesse momento você percebe que a disputa será muito mais acirrada e que a tendência é que a prova seja muito mais difícil, pois a banca escolhida é conhecida por fazer provas com muitas “pegadinhas” e questões com alto nível de dificuldade.

Além disso, o tempo que você tem para estudar até a prova é mais curto do que você esperava.

Nesse momento a “ficha começa a cair” e uma verdadeira avalanche de emoções começa a tomar conta de você.

como estudar para concurso antes do edital

Pode ser que você esteja se sentindo aliviado por finalmente poder realizar essa prova, pois depois de tanto tempo de estudo, dedicação e preparo você se sente pronto e confiante de que fez tudo o que estava ao seu alcance para aumentar suas chances de ser aprovado (e nomeado).

Enquanto muitos estavam ansiosos pela demora na publicação do edital, você estava focado estudando para concurso antes do edital.

Ou pode ser que você esteja amargamente arrependido por não ter conseguido se organizar antes e por ter adiado o início de seus estudos, pois se deixou levar por muitas especulações de que o concurso não ia sair tão cedo e que ainda teria muito tempo para estudar.

Então, se ao imaginar esse cenário você percebeu que não está sabendo aproveitar como deveria e que tem grandes chances de se arrepender depois, essa é a hora de você fazer alguma coisa e ser “pego de surpresa” com a notícia de que o edital foi publicado.

Nesse artigo quero lhe mostrar:

• Como Estudar Antes do Edital [PRA VALER];
• Como a Lei de Parkinson pode ajudar você a passar em um concurso público;
• Como utilizar uma estratégia que irá fazer toda a diferença na sua preparação.

Como Estudar Antes do Edital (PRA VALER)?


Se você já escolheu o concurso que quer prestar, o que está lhe impedindo de “arregaçar as mangas” e começar a estudar?

Se ainda não sabe qual concurso escolher, esse artigo pode lhe ajudar.

Muitos candidatos não começam a estudar para concurso antes do edital, mesmo já sabendo com antecedência que o concurso vai ser realizado em breve.

Essa atitude é bem comum, pois a demora na publicação do edital afasta o senso de urgência e assim muitos desperdiçam uma das grandes vantagens sobre os concorrentes: a Antecipação.

Quem deixa para estudar na “última hora” sofre muito com estresse, nervosismo e ansiedade que prejudicam o seu aproveitamento nos estudos.

estudar para concurso antes do edital

Saiba que esse sofrimento pode ser minimizado. 😉 Mas antes de saber como, você precisa saber…

Por que isso acontece


Para entendermos por que isso ocorre precisamos voltar até 1955, quando Cyril Northcote Parkinson publicou uma teoria que ficou conhecida como Lei de Parkinson, a qual ele resumiu em uma frase:

“O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.”

Segundo a Lei de Parkinson, se você tem 30 minutos para realizar uma tarefa vai usar todo esse tempo, mesmo que sua tarefa possa ser realizada em 10 minutos.

Como nosso cérebro sente verdadeiro prazer em adiar as coisas (ou seja, procrastinar) ele evita de todas as formas tomar uma decisão que o faça sair da sua “zona de conforto”. Entendeu Como estudar antes do edital é importante?!

Somente quando percebe que o tempo está se esgotando ele nos leva a agir, enviando uma descarga de hormônios que nos mantém motivados a concluir a tarefa em uma velocidade que até então considerávamos impossível.

Provavelmente você já viu a Lei de Parkinson atuando na sua vida em muitas ocasiões:

  • quando deixou para estudar dias ou horas antes de uma prova, mesmo já sabendo com bastante antecedência a data da aplicação da mesma;
  • quando demorou mais do que o necessário para e executar uma tarefa importante e precisou correr para terminá-la a tempo.

Enfim, poderia citar vários e vários exemplos de quando isso acontece, mas a verdade é que: não importa qual tarefa (se é importante ou superficial), nem o grau de dificuldade (fácil ou difícil), muito menos o tempo de execução (rápida ou demorada); vamos usar exatamente o tempo que temos para executá-la e possivelmente só vamos agir quando nos sentirmos pressionados com o prazo “batendo na nossa porta”.

Mas se tratando de concurso público, onde a concorrência é muito grande, ficar esperando uma data para prova pode ser o que separará aqueles que ficarão no “quase” dos que conseguirão a tão sonhada vaga.

Agora você entende por que a grande maioria dos concurseiros (inclusive você) normalmente só começa a estudar de “verdade” depois que o edital é publicado?! 😉 Mas agora você já sabe como estudar antes do edital é importante.

Mas não precisa ser assim, você pode (e deve!) usar a Lei de Parkinson a seu favor! Como?!

estudar antes do edital

Como usar a Lei de Parkinson a Seu Favor


Como você pode notar, a Lei de Parkinson pode se tornar uma verdadeira armadilha para quem está se preparando para um concurso público e não sabe fazer um planejamento estratégico para concurso.

Mas você não precisa ser mais uma vítima dela. Se usada de maneira consciente a Lei de Parkinson pode se tornar sua aliada e garantir uma grande vantagem sobre seus concorrentes.

Para isso vou compartilhar com você uma estratégia que, se colocada em prática agora, irá fazer toda a diferença na sua preparação sobre como estudar antes do edital e lhe dará uma enorme vantagem sobre os outros candidatos: criar um senso de urgência.

COMO O SENSO DE URGÊNCIA FUNCIONA


Lembra quando falei que nosso cérebro condiciona a execução de uma tarefa ao tempo disponível para a realização da mesma?

Logo, podemos concluir que a publicação do edital será o “gatilho” que irá despertar em você o senso de urgência.

Como vimos até aqui, começar a estudar antes de todo mundo é uma grande vantagem, pois enquanto os outros estarão preocupados com o pouco tempo para estudar, entender e memorizar um grande volume de tópicos, você estará bem mais tranquilo.

Ao conseguir desenvolver uma rotina regular de estudos você terá a possibilidade de estudar as matérias com antecedência, evitando aquele período de estresse e ansiedade pelos qual seus concorrentes estarão passando.

Mas para que isso aconteça você precisa condicionar seu cérebro a estudar como se o edital estivesse sido publicado, mesmo sem ainda ter a previsão da publicação do mesmo.

Para usar a Lei de Parkinson a seu favor você precisa desenvolver o senso de urgência.

Como Criar o Senso de Urgência


Como estudar antes do edital pode ser difícil, você vai estudar a partir do edital anterior, onde você terá uma boa base dos conhecimentos que são cobrados para o cargo que você irá concorrer.

Ele será seu guia para organizar seu planejamento de estudos e criar seu senso de urgência.

Com o edital anterior em mãos, você deve seguir os seguintes passos:

Passo #1

Analise o que foi cobrado na prova:

  • quais as matéria que caíram na última prova;
  • qual o número de questões por matéria;
  • qual o peso de cada matéria;
  • entre outros

Passo #2

Verifique o prazo entre a publicação do edital e a data da prova (que normalmente varia entre 45 e 60 dias). Esse período deverá ser usado para criar o senso de urgência. Ele servirá como base para você organizar e planejar seus estudos.

Seja aprovado em qualquer concurso estudando menos de 1 ano

Passo #3

A partir dessas informações marque a data da prova e organize seu planejamento de estudo para que consiga estudar todas as matérias até esse dia.

Com essa estratégia você vai parar de enrolar e desperdiçar seu tempo esperando o momento “certo” para começar a estudar.
Tenho certeza de que usando essa dica você terá uma grande vantagem sobre seus concorrentes. 😉

Mas esse é somente o primeiro passo.

No próximo artigo irei abordar uma técnica que lhe ajudará a:

• ficar mais concentrado durante os estudos;
• aumentar sua produtividade nos estudos e,
• executar seu planejamento.

Não quer perder os próximos artigos?

Cadastre seu email no cabeçalho do site para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Se esse artigo sobre como estudar antes do edital ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Um abraço e até a próxima 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo