Cuidados com o desgaste causado pelos estudos

Muitos candidatos de concursos públicos trabalham e estudam ao mesmo tempo, o que pode gerar um desgaste causado pela pressão de serem aprovados. Mas quem decide entrar nessa acirrada disputa dos concursos, precisa estar com a mente e o físico preparados, precisa ter cuidados com o desgaste causado pelos estudos e sua extensa rotina.

O ideal para evitar que ocorra um desgaste mental ou físico, é gerenciar o tempo e se policiar de forma que não prejudique a sua saúde. Por exemplo, quando estiver cansado, descanse! Separe um dia da semana ou algumas horas do dia, para o lazer, um passeio, cinema, etc. É uma forma de dizer para nós mesmos: chegamos ao nosso limite! Hora de descansar!

desgaste causado pelo estudo

Tipos de estafa causadas pelo estudo

Algumas pessoas ao se sentirem pressionadas para passar em um concurso, começam a estudar sem nenhum intervalo, pulando as refeições diárias e muitas vezes se privando de noites de sono.

Existem dois tipos de estafa: a estafa física e a mental. Porém, uma pessoa sob forte estresse e pressão, pode acabar apresentando os dois tipos juntos. Na estafa mental, podemos sentir insônia, irritabilidade, tristeza, diminuição do desejo sexual, etc.

Alguns concurseiros, inclusive, partem para técnicas “milagrosas” como uso de remédios ou outras drogas que prometem manter o foco e evitar o cansaço, como é o caso da Ritalina. Você pode acompanhar um artigo específicos sobre qual o melhor remédio para manter a atenção durante os estudos.

remedio estresse causado pelos estudos

Confira 7 Dicas de cuidados com o desgaste causado pelos estudos

1 – Durma bem

Se você começar a pular noites de sono para ficar estudando, irá prejudicar a sua saúde e consequentemente sua memória e aprendizado.

Procure dormir sempre e bem. Se mesmo depois de deitar, você continuar com sono, fique alerta! Se você trabalha de dia, nem pense em estudar de madrugada, pois a assimilação do conteúdo ficará prejudicada. Conseguir estudar por muito tempo, é o ideal, porém se estiver com a mente cansada, procure fazer intervalos. Escrever o que estuda em tópicos, pode ajudar a afastar o sono e facilita depois a leitura do conteúdo.

2 – Não consegue mais memorizar o conteúdo!

Você tem lido, lido e não consegue assimilar o conteúdo?

Está sempre com falta de atenção e dificuldade em manter a concentração e se lembrar de questões recentes?

Procure ajuda de um médico ou descanse mais, você pode estar estressado e terá o seu desempenho na prova prejudicado!

3 – Humor inconstante

Se você começar a perceber que não é mais aquela pessoa simpática de antes, com seus familiares e colegas, isso pode ser irritabilidade causada por alterações de humor.

humor inconstante por causa dos estudos

Nesse caso, esse “mau humor”, também poderá afetar a sua concentração e assimilação do conteúdo. Procure fazer alguma atividade física ou algum lazer, como caminhar, ir ao cinema, à praia etc. Reserve um dia do final de semana para descansar dos estudos.

Como reverter este quadro

Em alguns casos, não será necessário que você procure ajuda de um médico! Você mesmo poderá mudar alguns comportamentos em sua rotina, para não afetar a sua saúde.

A melhor opção para evitar o desgaste causado pelos estudos, é traçar um plano para gerenciar bem o seu tempo. Além é claro, de se alimentar e dormir bem; ter lazer e se distrair de vez em quando.

E você? Costuma ter cuidados com o desgaste causado pelos estudos? Escreva em nossos comentários e curta a nossa página no facebook!!

Cuidados com o desgaste causado pelos estudos
4.3 (85.26%) 19 votes

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br

  • Andrea

    realmente, descansar e fazer outras coisas ajudam bastante a desestressar. No começo eu estudava feito louca, mas vi que já não rendia mais. E o desgaste causado pelos estudos tava acabando comigo