Top 7 erros de quem estuda para concurso

Passar em um concurso público requer muito estudo, dedicação e planejamento. Muitos candidatos precisarão durante um tempo abdicar de festas, viagens, etc para se dedicar aos estudos. Porém, na vontade de conseguir a tão sonhada aprovação, alguns candidatos acabam exagerando e cometendo erros básicos que não permitem que ele alcance o seu objetivo! Hoje você vai conferir nossa lista de 7 erros de quem estuda para concurso.

1 – Não ler o edital

Pode parecer mentira, mas tem muito candidato que nem lê o edital completo. O edital é o principal documento do concurso, pois traz informações essenciais, como o conteúdo a ser estudado, critérios de desempate, peso das questões da prova, etc. Ler o edital é o primeiro passo para fazer um bom plano de estudos;

2 – Começar a estudar sem um plano de estudos

Após a leitura do edital completo, o passo a se seguir é a criação de um plano de estudos, criado de acordo com o perfil do candidato. Esse plano deve conter: as matérias a serem estudadas e os dias horários que serão dedicados para cada assunto. O plano de estudos depende muito da personalidade e do tipo de vida de um candidato. Quem trabalha de manhã, não poderá estudar de dia. Há os candidatos que preferem fazer cursinho online e outros presenciais, e por aí vai! Mas existe um jeito de você não cometer esse que é um dos erros de quem estuda para concurso.

Um dos métodos mais utilizados é o Ciclo de Estudos do professor Alexandre Meirelles. O Ciclo é bastante conhecido por sua facilidade de adaptação aos horários do aluno, além da fácil adaptação ao perfil do candidato. Você pode conhecer melhor o ciclo clicando aqui.

Plano de estudo

3 – Não procurar um bom material de estudo

Falta de dinheiro não é mais desculpa para ninguém ficar sem estudar! Na internet mesmo, há uma série de cursos online de qualidade para concurseiros, com preços bem menores que em cursinhos presenciais! Entre os cursinhos mais conhecidos e com ótimo custo/benefício estão o Estratégia Concursos é A Casa do Concurseiro. Peça sugestão para amigos, procure referências na própria internet de bons sites ou comprar boas apostilas de cursos preparatórios.

Se você ainda não conhece o Estratégia você pode ver uma análise detalhada do cursinho, além de aprender a fazer download do material sem pagar nada clicando aqui.

4 – Não praticar com simulados anteriores

Uma grande vantagem de um candidato perante outro, é saber como é o estilo da prova e das questões. Uma boa dica é resolver simulados de provas anteriores, pois além de se familiarizar com a prova, saberá quais pontos precisa estudar mais!

como se preparar para a prova do tst

5 – Exagerar nos estudos de forma incorreta

Estudar muitas horas por dia, sem dormir ou pulando as refeições pode gerar na verdade, problema de saúde, como estresse, fadiga e cansaço. Além é claro, de afetar a produtividade do candidato. O ideal é fazer pequenas pausas quando estiver se sentindo cansado para refrescar a mente e ativar a concentração. E é claro se alimentar de forma correta, evitando frituras e alimentos muito gordurosos, principalmente antes de estudar ou de dormir.

A melhor forma de não exagerar nos estudos e ter problemas decorrentes disso é criando uma rotina de estudos com horários certos para se fazer cada coisa. A rotina é bastante recomendada para pessoas que têm desvio de atenção ou tem dislexia, mas também pode ser utilizada por candidatos que não apresentam esses problemas. Para aprender como criar uma rotina que se adeque a você basta dar uma lida no texto Como criar uma rotina de estudos.

6 – Não estar preparado para o dia da prova

Nos dias que antecedem a prova, o candidato deve relaxar sua mente e buscar equilíbrio emocional, para evitar a ansiedade e nervosismo. Pratique exercícios físicos e separe um dia de lazer. Procure revisar a matéria e relaxe depois. Coma bem e durma cedo para não perder a prova ou acordar em cima da hora estressado. O nervosismo gera falta de atenção e esquecimento da matéria. Procure aprender alguma técnica de respiração e boa sorte!

7 – Se inscrever em mais de um concurso ao mesmo tempo

Um dos primeiros passos para o sucesso em seus estudos é ter um objetivo e por isso esse é um dos maiores erros de quem estuda para concurso. Escolha um concurso apenas e dedique-se a ele. De nada adianta você se inscrever em vários concursos, de áreas totalmente diferentes e não conseguir se dedicar ao estudo de nenhum.

Você gostou do artigo Top 7 erros de quem estuda para concurso? Se sim, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo!

Top 7 erros de quem estuda para concurso
5 (100%) 5 votes

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br