Entenda a relação entre ensinar e aprender e melhore seu desempenho

Ensinar e aprender é uma via de mão dupla, mesmo que uma ação não dependa de outra. Quando ensinamos outra pessoa sobre um assunto, temos muita chance de aprender ainda mais. Por isso, o ensinamento aplicado à outra pessoa é bastante poderoso para ambos os lados. 

A princípio, mesmo que saibamos do que se trata uma matéria, ensinar outra pessoa pode nos dar novos pontos de vista. Então, é justamente isso que acontece através dessa troca e com isso, muito conhecimento pode ser capturado e agregado. 

Neste artigo, vamos te explicar como a relação entre ensinar e aprender pode te ajudar a ter resultados ainda melhores.

[mks_button size=”large” title=”Você é autodidata?” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/autodidata-estudar-por-conta-propria/” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”0″]

A relação entre ensino e do aprendizado

Tudo que ensinamos, mesmo que uma só vez, nos agrega novos conhecimentos. Portanto, se você está estudando para concursos, vestibulares, etc. o ato de ensinar alguém, pode contribuir diretamente no seu conhecimento. 

Seríamos muito medíocres se achássemos que já sabemos tudo e não precisamos mais complementar nossos estudos. Todavia, ao sermos chamados para dar um auxílio à um simples colega, podemos ver essa mão dupla agregar em ambos. 

Há quem acredite que apenas os professores são capazes de ensinar. Afinal, por conta de suas profissões são eles os responsáveis por todo ensino de grandes turmas. Logo, não é bem isso que acontece, pois, muitos estudantes se reúnem e estudam juntos. 

Com isso, o que se ganha de ambos os lados é a capacidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Isso não é mesmo muito incrível? 

Os benefícios de ensinar e aprender

Como já visto antes, há muita coisa boa na relação de ensinar e aprender. Em primeiro lugar, se você já sabe sobre uma matéria ao ensinar para outra pessoa você está praticando. Por mais que você acredite que está apenas ensinando, muita coisa está sendo praticada e fixada em sua memória. 

Em segundo lugar, as dúvidas que você tem a respeito de tal material podem ser solucionadas pela outra pessoa. Então, sempre que você estiver ensinando e tiver alguma dúvida, coloque-a na mesa. Além de ter a chance de a resolver, mesmo que a outra pessoa não a resolva, vocês podem fazer isso juntos. 

Em terceiro lugar, se você se propõe a ensinar um colega que está estudando para o mesmo concurso, por exemplo, muito se tem a aprender. Por outro lado, ao ensiná-lo o que sabe, você também pode fazer a troca de ensinos. Desta forma, você o ensina o que sabe e ele ensina o que sabe à você; é uma bela troca! 

[mks_button size=”large” title=”Entenda como aprender a aprender” style=”squared” url=”https://www.concurseirosdamadrugada.com.br/curso-aprender-a-aprender/” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”0″]

Algumas dicas para ensinar e aprender ao mesmo tempo

Em conclusão, muitos estudantes acreditam que não sabem ensinar. Porém, isso não é  100% verdade e você pode fazer isso de forma simples. Por isso, ao combinar de ensinar um amigo, separe tudo que seja necessário para o aprendizado completo. 

E claro, todo o material terá formas de ensino diferenciadas. Por isso, questione o outro estudante sobre o que ele tem dúvida, especificamente. Desta maneira, você saberá o que deve levar para aplicar o ensino e ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo