Conheça os 3 melhores métodos de estudos

Você está em busca dos melhores métodos de estudo para concurso? Em primeiro lugar, acreditamos que essa busca seja bastante comum! Inclusive, entre aqueles que estão arduamente desejando a aprovação, essa realidade é muito aparente.

Inicialmente, precisamos compreender que não existe o melhor método e sim, aquele que seja bom para você. Afinal, cada pessoa tem sua maneira de absorver os estudos e aquilo que pode ser o melhor para você, pode não ser para o outro.

Logo, ao invés de mencionarmos qual é o melhor, iremos indicar os mais usados e mais eficazes. Então, fique de olho nessas dicas e veja quais são os melhores métodos de estudo para concurso para você.

melhores métodos de estudos

3 melhores métodos de estudo para concurso

Em primeiro lugar, qualquer estudo requer organização, isso é fato. Por isso, antes de iniciar essa tarefa para sua trajetória de concurseiro, faça uma organização de como vai andar seus estudos. Antes de te apresentar os 3 métodos, resolvemos separar algumas dicas especiais:

  • Tenha um cronograma;
  • Defina seus objetivos;
  • Estude com eficácia.

Acreditamos que esses sejam os três pilares para que seus estudos saiam como você deseja. Então, com base neles, você pode iniciar essa caminhada com os melhores métodos de estudo para concurso que você escolher.

Método PDCA

Planejar, agir, verificar e melhorar! Essas são as palavras que indicam cada uma das letras do método. O PDCA é um método muito eficaz e que engloba o que mencionamos anteriormente, a organização.

Através deste método, você terá tudo organizado para dar início aos estudos. O planejamento é onde você insere o que precisa ser estudado, o tempo de estudos, como e onde você fará. O importante é que você coloque todos os detalhes!

Na ação, você tem todo o entendimento do processo de estudos e dá início ao teste. Na verificação você pode e deve otimizar seu processo de estudos. Então, se algum ponto não estiver funcionando, principalmente, você modificá-lo de tempo em tempo.

Por fim, assim que tudo estiver em ordem, basta começar os estudos e seguir tudo que foi criado e testado. Desta maneira, você determina um plano o seguindo fielmente, nada mais pode te parar! Quem sabe esse não é o seu melhor método de estudos para concurso?

Você pode conhecer melhor este método por meio do Livro Ciclo Eara, do Fernando Mesquita.

Método Kaban

Este é um dos métodos mais utilizados por estudantes de todas as áreas. Através de um quadro ou até mesmo a sua parede, faça uma divisão de “tarefas para fazer”, “tarefas em andamento”, “tarefas feitas” e “tarefas para revisar”.  Inclusive, a forma mais eficaz é usando post-it, assim, você pode mudá-los de posição à qualquer momento.

Desta maneira você terá o controle do que precisa ser feito. Inclusive, a última coluna é uma das mais importantes. Através dela, você tem um peneiramento do que foi aprendido e do que precisa de ajustes.

Método SQ3R

Muito conhecido como método Robinson, use essa técnica após os estudos. Se trata de uma ótima forma de fixação e pode ser o melhor método de estudos para concurso, para todos.

Examine, Questione, Leia, Recite e Revise. Esse é o cronograma que deve ser seguido através desse método simples e eficaz. Como muitas pessoas não conhecem esse método, eu fiz um artigo específico ensinando como utilizar o método SQ3R.

Por meio dessas dicas, esperamos que você consiga de alguma forma se organizar para realizar um bom trabalho de estudos. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo