Não passou no tão sonhado concurso público? Saiba o que fazer agora

Estudar de verdade para um concurso é se dedicar ao máximo por dias, meses e até anos. Deixar de lado esposa, filhos e amigos pode também fazer parte desse processo. Mesmo assim, pegamos aquelas últimas fichas que temos no bolso e as apostamos. Todas. Mas pode ser que você não passou no tão sonhado concurso público, e é exatamente aí que vem o desespero, a raiva e a angústia por ter “perdido” tanto tempo estudando para um concurso.Não passou no tão sonhado concurso públicoEste artigo eu faço questão de escrever e descrever para vocês o que pode acontecer e como proceder no caso de uma “derrota” para a prova do concurso que você tanto queria. Eu escrevo com prazer, pois também passei por isso e sei exatamente a sensação que você está passando agora, mas eu superei e, talvez, minha história possa te ajudar. Inclusive o artigo DICAS DE COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS também pode ser muito útil. Aconselho dar uma lida lá.

Não passou no tão sonhado concurso público?

Sou um fracassado?

Essa é a primeira coisa que vem à mente quando conferimos o gabarito e vemos que não foi dessa vez. Você fica pensando: “eu estudei tanto, me dediquei tanto, como não consegui passar?” Não é por que você não passou no tão sonhado concurso público que você está derrotado, calma! Antes de qualquer coisa já deixa eu te avisar: não, você não é um fracassado!

Eu costumo dizer que concurso público é como um jogo de Poker. Não é que você dependa somente da sorte, mas o jogo também tem que vir para você. Quantas vezes você estudou e deixou uma matéria do edital sem estudar e foi exatamente ela que caiu? Comigo isso já aconteceu.

Desânimo

Vai por mim, ficar desanimado depois de estudar muito para uma prova e não passar é totalmente normal. O primeiro concurso que fiz (PMDF 2013) não passei por um ponto. Para mim, aquilo foi um balde de água fria, pois apesar de ser o meu primeiro concurso, eu me dediquei muito. Fiquei cerca de 1 ano sem estudar, e acredite, foi a pior coisa que fiz.

Por isso, se você não passou no tão sonhado concurso público, chore teu luto de 7 dias e depois volte com tudo. Não se perca e não desvie do seu caminho. Ser funcionário público é muito bom. Neste link eu conto um pouco da minha história como concurseiro. vale a pena dar uma lida até mesmo como um texto motivacional –> MOTIVAÇÃO: O CAMINHO DE UM VENCEDOR.

Onde eu errei?

Esse ponto é muito pessoal, mas coloquei aqui porque queria dizer algumas coisas. Pode ser que você nem tenha errado. Alguém vai passar e alguém vai reprovar. Isso é normal! Mas você deve ser honesto com você mesmo. Você acredita que estudou realmente para passar ou só enrolou?insistaSe você realmente estudou, continue estudando e procure manter um ritmo de estudos, além de definir uma área que você queira atuar. Se você ainda tem dúvida veja aqui —> COMO DESCOBRIR QUAL CONCURSO EU DEVO FAZER. Mas se você tem consciência de que não estudou como deveria e ficou só enrolando, essa é a chance de começar a estudar de verdade.

Pressa

Dizer que a pressa é inimiga da perfeição é muito clichê, mas é a verdade. Um concurseiro não pode ter pressa. Cada pessoa tem seu tempo e você deve respeitar o seu. Não é porque fulano passou com um mês de estudo que você também vai passar.incricaodescomplicaaTer pressa para ser aprovado só vai te deixar ansioso e isso vai te derrubar na hora da prova. Dê preferência para a qualidade do estudo e esqueça o tempo. Por isso você deve começar a estudar agora para um concurso que ainda nem está previsto. Estude, estude, estude e quando o edital sair você estará em vantagem.

Técnicas de estudos

Um dos fatores que pode ter te levado à reprovação é exatamente a técnica que você está usando. Procure mudar sua técnica, se adapte a outras e veja se dá mais certo. Se você fazia cursinho presencial, procure estudar por conta própria. Aqui você pode ver como —> 5 DICAS DE COMO ESTUDAR SOZINHO.

Se você estudava por PLANO DE ESTUDOS, tente estudar pelo CICLO DE ESTUDOS do professor Alexandre Meirelles. Só para deixar claro, eu só consegui minha primeira aprovação em concurso público quando eu deixei de estudar pelo plano de estudos e comecei a estudar por ciclos. Nesses artigos acima eu explico melhor cada um.

Se você quiser dicas mais detalhadas para estudar, eu aconselho dar uma lida aqui (LINK). É um livro do meu amigo Guilherme Silveira, que em 2 anos conseguiu passar em 3 concursos federais e tomou posse no TRT em 2015. E lembre-se não é por que você não passou no tão sonhado concurso público que você deva desistir. Aprenda e e se aprimore com os seus erros.

Não passou no tão sonhado concurso público? Saiba o que fazer agora
Avalie este artigo!

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br