Compensa decorar redação para concurso público pronta para usar na prova?

Será que vale a pena contar com uma redação para concurso público pronta? Aliás, todos nós sabemos como é importante estudar para a redação em concursos.

Neste caso, aquelas que já estão prontas podem ajudar bastante para se ter uma ideia de como funciona a produção de redação. Porém, decorar pode não ser uma boa ideia, até por que você pode ser acusado de plágio, principalmente se discorrer o texto exato que já foi usado.

Quais são as chances de se dar mal com isso? Muitas! Por isso, se seu problema está em torno de ter que dissertar uma redação excelente para sua avaliação, nós vamos te ajudar com muitas dicas!

Acompanhe o restante deste conteúdo e veja como discorrer uma boa redação, sem ter que se preocupar demais.

Vale a pena usar redação para concurso público pronta?

A resposta é não! Nem todos os concursos exigem a redação como forma avaliativa, mas se você se deparou com um processo que a exige, não se preocupe. Ainda que você seja muito bom em português e matemática, muitas vezes a redação pode ser um grande obstáculo em sua conquista.

Sabendo disso, o ideal é buscar ajuda do profissional que entende de redação, se possível ou estudar por conta! Podemos dizer que escrever uma redação é como escrever uma receita de bolo, afinal, não tem muitos segredos mesmo!

Portanto, para quem acha essa tarefa muito difícil o mais indicado é se basear nos textos encontrados na internet referentes de concursos anteriores.

Uma outra dica que pode te ajudar a evitar usar uma redação para concurso público pronta, é investir em um curso online de redação. Fique a vontade para escolher o local que mais se adéqua às suas necessidades pois o ideal é aprender!

5 dicas que vão te ajudar a entregar uma excelente redação

Então vamos ao que realmente interessa! Se o ideal é apenas se basear na redação para concurso público pronta, como fazer uma boa redação? Como você pode garantir uma boa nota em seu processo, sem ter que decorar algo pronto? Veja!

Foque em conteúdo e esqueça um pouco a formalidade

O que torna uma redação excelente é o conteúdo agregado à ela. De nada adianta decorar a ideia de outras redações, você é quem deve levar seu conteúdo original. Por mais que muitas ideias que você lerá em redações anteriores condizem com as suas, busque uma maneira pessoal de abordar as suas.

Além disso, se preocupar com o aspecto estético da redação é uma perca de tempo. Muitos concurseiros erram nessa parte! Esqueça a letra bonita e a margem perfeita, o ideal sempre será o seu conteúdo.

Por isso, leve o que precisar da redação para concurso público pronta que você encontrou disponível para seu estudo. No entanto, lembre-se de reescrever o que pensa de forma clara e à sua maneira.

Se preciso, releia seu texto diversas vezes para conferir se nenhum trecho ficou confuso ou distorceu sua ideia principal. Mantenha-se focado nisso, pois é o que mais valerá no final.

A estética mais apreciada na redação

Quando falamos de estética sobre um conteúdo escrito, devemos olhar para a estrutura do conteúdo Ou seja, parágrafos bem colocados e separados na introdução, desenvolvimento e na conclusão. Essa é a verdadeira estética formal que deve ser colocada!

Na introdução você mostra para o examinador que você compreendeu o tema e como irá abordar o assunto.

[mks_tabs nav=”horizontal”]
[mks_tab_item title=”Desafio”]
É possível iniciar uma redação em 20 segundos? Vou ensinar passo a passo.
[/mks_tab_item]
[/mks_tabs]

Ou seja, na primeira parte você afirma algo sobre o tema e em seguida, mostra a sua posição discordando, concordando, etc. Essa parte é a considerada TESE e deve conter duas linhas no total, uma da afirmação e outra para se posicionar!

Logo depois, você vai desenvolver a segunda parte da sua introdução. Esta parte da introdução deve contar 3 linhas. No desenvolvimento, você vai falar para o examinador sobre tudo que prometeu na introdução.

Inclusive, é muito importante que os parágrafos contenham a mesma quantidade de linhas, não ultrapassando cinco. Não fale nada além do que foi prometido ao examinador, nada a mais e nada a menos!

Na conclusão, você deve reafirmar o que foi dito em seu desenvolvimento de forma resumida. Então, em seguida, lembrá-lo de sua afirmação e posição sobre o assunto na tese.  Desta forma, seu texto ficará com a estética perfeita aos olhos dos examinadores.

Não teime com os examinadores

Se eles te deram uma tarefa específica, faça! Jamais vá totalmente contra a banca de examinadores, e se for contra, tome bastante cuidado. Isto é, alguns deles podem até aceitar novas ideias, porém, elas precisam ser colocadas de forma amigável. Ms se você quer uma opinião sincera sobre teimosia, não a leve com você!

Esperamos que você já tenha compreendido que ter uma redação para concurso público pronta guardada na mente, não te ajudará muito. Ainda que você esteja mantendo essa ideia, lembre-se de que ela é um exemplo de teimosia. Portanto, tente ao máximo ser original poi ganhará muito mais.

Estude português

Ter a língua portuguesa afiada na ponta do lápis conta bastante. Aliás, essa é uma das coisas que mais contam em uma redação para concursos públicos. Então, se você já tem que estudar essa matéria para a prova objetiva, estude-a também para as discursivas.

Aqui no concurseiros, damos várias dicas gramaticais que causam confusão entre os alunos.

Pratique bastante, escreva e reescreva, compreenda os significados de cada um das palavras que achar necessário e fique tranquilo. Além disso, um vocabulário diferenciado faz toda a diferença, mas use as palavras de modo que não deixe o conteúdo chato.

Treine a redação em casa com o tempo cronometrado

Se está achando que não conseguirá realizar a prova ou a redação o tempo disponível, faça simulações em casa. Além de ajudar nos estudos, também auxilia no período de realização da avaliação. Ainda que pareça muito tempo de prova, não custa nada fazer um aquecimento em casa, certo?

Estas foram as dicas mais essenciais para você que precisará fazer uma redação em sua prova de concurso. Então, não esqueça de que a redação para concurso público pronta pode servir apenas como auxílio nos estudos e jamais como algo válido para reescrever. Tenha uma boa jornada de estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo