Como escolher para qual cargo da Carreira Pública Federal estudar

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter um bom salário e ter estabilidade é o sonho da grande maioria dos brasileiros, principalmente nesta fase que o país está atravessando: a crise! Por conta disso, muitas pessoas estão abandonando a carreira privada em busca da carreira pública Federal. Mas será que essa é uma escolha fácil? Será que todas as carreiras públicas são boas e promissoras assim?

A proposta desse artigo é fornecer algumas informações relevantes para que você veja como escolher a carreira pública federal que melhor se enquadra no seu perfil. Escolher uma carreira só por causa do dinheiro, da estabilidade ou do status social não é o mais indicado. Lembre-se, depois de um tempo você vai se sentir frustrado e vai querer abandonar tudo.

como escolher um cargo público

Antes de escolher a carreira pública federal é de suma importância que você conheça primeiro o que o profissional daquela área faz. Tente conversar com pessoas que têm o cargo que você almeja alcançar. Se possível for tente visitar o ambiente. Por exemplo, você deseja passar no concurso do INSS, você conhece alguém que trabalha lá, você já entrou em algum setor do INSS?

Outra dica para você escolher a carreira pública federal é analisar você mesmo o seu perfil, o seu jeito de ser, o que você gosta de fazer. Vou te dar alguns exemplos que vai te ajudar nesta análise.

Escolhendo a carreira pública federal

Vamos imaginar que você é do tipo de pessoa que adora lidar com gente, tem grande afinidade com o público, gosta de estar no meio de gente e também gosta de ser solicitado e de ajudar. Se você tem esse perfil, as carreiras públicas federais tais como: INSS, Banco do Brasil, Caixa Econômica ou outros que lhe coloque em contato direto com as pessoas, são algumas das melhores opções para você.

Está entrando no mundo dos concursos agora e não sabe por onde começar? Veja essas Dicas de Como Estudar Para Concurso Público

Agora vamos imaginar outra situação ou outro perfil. Imagine que você é do tipo de pessoa que não gosta de ter um trabalho que exige certa rotina, você gosta de um trabalho mais dinâmico, mais desafiador. Se você tem esse perfil carreiras públicas federais tais como: ter um cargo na Polícia Federal ou na Polícia Rodoviária Federal pode ser uma boa opção para você.

Agora para os amantes dos números a dica é escolher uma das áreas para auditor fiscal federal podem ser áreas ideais para quem tem esse perfil.

Ao escolher sua carreira pública Federal leve em consideração a função do cargo e seu perfil. Se optar apenas pelo salário e a estabilidade, você estará mais vulnerável a fazer algo que não te agrada, ou de ter um serviço que você odeia.

Trabalhar com amor naquilo que você gosta é que deve ser levado em conta ao escolher qualquer carreira. Ainda mais com cargos da carreira pública federal que demandam muito estudo e persistência para  aqueles que desejam ser aprovados.

Se você gostou das informações compartilhadas nesse post, compartilhe agora mesmo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para sempre estarmos criando um conteúdo relevante para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.