Compensa Estudar Para Concurso e Virar Funcionário Público?

O serviço público é o sonho de muitas pessoas. Passar num concurso e ter um emprego seguro por toda a vida é tentador, não e mesmo? Ainda que o salário possa ser um pouco menor do que na iniciativa privada, em alguns casos, há diversas pessoas que o preferem. Mas quais serão as razões para isso? Será que realmente compensa estudar para concurso e virar funcionário público?

Note que normalmente, quando o assunto é futuro profissional, a esmagadora maioria das pessoas argumenta que o sonho que ostenta na vida é ser funcionária pública e diz isso de peito aberto, sem pedir segredo. E quando precisa tomar atitude prática, o fazem sem pestanejar.

concurso público vale a pena

É por isso que os cursinhos estão lotados e em todos os lugares é possível ver alguém com um livro ou uma apostila na mão, lendo atentamente, como quem busca um grande tesouro em meio às letras que se embaralham frente aos seus olhos. Por que as pessoas fazem isso? Qual a razão para essa vontade incontrolável de passar em um concurso público?

Conheça aqui algumas razões que explicam os motivos pelos quais as pessoas buscam a aprovação em um concurso a todo o custo.

Veja por que compensa estudar para concurso

A Estabilidade

Um dos maiores atrativos do serviço público é a estabilidade. Mas o que é isso? É o grau em que o servidor público passa a gozar plenamente de todos os direitos que assistem o funcionalismo público. É a partir desse momento que ele se torna praticamente intocável, com risco praticamente “zero” de ser demitido, quando desempenha sua função conforme a lei e a ética.

Tem dúvidas sobre qual cargo escolher para estudar? Nesse próximo artigo você pode tirar todas as dúvidas sobre qual carreira seguir

E o tal do estágio probatório? É o período que se compreende desde a posse do servidor em seu cargo até o final do terceiro ano de serviço prestado. Findo o estágio probatório, o servidor é submetido à avaliação do órgão e, sendo aprovado, passa a ser considerado um servidor “estável”.

Facilidade de Crédito

Por se tratar de um serviço em que o risco de demissão é, por assim dizer, quase zero, as instituições credoras costumam ser bastante generosas na oferta de crédito ao servidor. Isso além de oferecerem crédito a juros mais baixos, exatamente porque o risco de inadimplência é menor. Assim, o poder de compra de um servidor público se torna maior porque ele possui mais crédito, juros menores e mais tempo para pagar.

vale a pena estudar para concurso

Planos de Carreira, Cargos e Salários

Há diversos empregos da iniciativa privada que oferecem salários muito maiores que o serviço público, mas perdem no sentido de plano de carreira, cargos e salários. A progressão na carreira, associada à estabilidade alcançada após a aprovação no estágio probatório, é uma das grandes vantagens do serviço público. Por isso compensa estudar para concurso.

Jornada de Trabalho

A jornada de trabalho é um grande atrativo. Enquanto as empresas privadas normalmente adotam o regime de trabalho de 44h semanais, os órgãos públicos dotam carga horária de 20h, 30h ou 40h semanais. E o estilo de trabalho desenvolvido também é menos complicado. As pessoas no serviço público tendem a ser mais tranquilas quanto ao trabalho porque não são vítimas da mesma cobrança por produtividade a que estão submetidos os empregados de empresas privadas.

Os benefícios são muitos não é? Por isso que vale a pena estudar para concurso. Então não espere mais: comece agora mesmo a estudar para concursos públicos. A sua vez ainda vai chegar! Acredite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo