Aprenda Como Estudar de Forma Eficiente e Seja Aprovado

Você já sabe que, para estudar para um concurso público, deve começar a se preparar com bastante antecedência.

Só que antecedência não é o bastante: é necessário também estudar de forma eficiente. Isto é, é preciso que você entenda as matérias estudadas e tenha todos os assuntos bem estruturados em sua memória.

As orientações que estamos passando neste artigo mostram as maiores dificuldades que todo concurseiro enfrenta para estudar para o concurso público e quais as maneiras para superá-las.

Como Estudar de Forma Eficiente

1. Prepare um plano de estudos

Faça uma agenda com todos os horários de estudos para um determinado período, com um mínimo de um mês. Coloque todas as matérias e seus respectivos horários de estudo, distribuindo-as através de sua própria dificuldade com a matéria.

Por exemplo, se tiver dificuldade em Direito Administrativo dê mais tempo e atenção a essa matéria. Não se esqueça de incluir nessa agenda os outros compromissos que você também tem em sua vida normal, como trabalho e descanso semanal.

Se o edital não foi publicado, anote todas as matérias exigidas nos concursos anteriores. Lembre-se de considerar também sua capacidade física para os estudos. Assim, reserve o tempo necessário para descanso entre cada matéria – e isso pode ser a cada hora e meia ou duas horas, dependendo de como você leva seu ritmo cerebral e físico.

Se você sente muita dificuldade para criar planejamentos ou entender as melhores técnicas de estudos dê uma lida no artigo COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO.

Esse planejamento pode lhe dar mais tranquilidade com seus estudos, principalmente por direcionar o que você precisa, devendo ser cumprido com toda a seriedade. Pense que você quer atingir uma meta e, para isso, planejar e cumprir é o caminho mais fácil.

2. Faça os ajustes necessários ao seu plano de estudos

Depois do primeiro mês de cumprimento da agenda de estudos para o concurso público, você está preparado para saber se deve ampliar ou reduzir os horários. Tudo isso vai depender se conseguiu assimilar e também se conseguiu cumprir seu planejamento.

Se você estiver bastante motivado e sentir que pode ampliar os horários, estudando mais tempo, faça os ajustes necessários no agendamento para o próximo período.

Se durante esse tempo verificou que não está conseguindo assimilar o suficiente, se o rendimento não é o esperado, faça as devidas adequações, reduzindo alguns horários e adequando-os ao seu próprio ritmo.

Muitos concurseiros não conseguem se adaptar a essa rotina de estudos (meu caso). Por causa disso, a melhor saída que tive foi usar o Ciclo de Estudos do Alexandre Meirelles.

Pense nisso como uma preparação e não como um castigo, para não se sentir mal consigo próprio. O planejamento deve ser feito de acordo com aquilo que você consegue fazer.

Como estudar de forma eficiente não é fácil, não adianta estabelecer uma meta que não poderá ser cumprida.

3. Não se deixe abater por preguiça ou inércia

Você estabeleceu uma meta e deve ter ela sempre em sua mente. A preguiça, o tédio, a inércia não são motivos para não estudar. Seu pensamento deve estar sempre no desejo de conquistar uma carreira e suas forças devem ser direcionadas somente para isso.

Mesmo que esteja saindo de seu trabalho diário, consiga em você mesmo a força de vontade necessária para manter seu agendamento. Lembre-se que você pode alterar esse agendamento quando julgar necessário, pensando sempre no melhor aproveitamento desse tempo dedicado aos estudos.

Não deixe que outros fatores interfiram nesse agendamento. Então, negue um convite de última hora para um barzinho ou para uma balada. Isso só vai atrapalhar seu planejamento e lhe dar uma sensação de falha consigo próprio no dia seguinte.

Cumpra o que você prometeu a si próprio. Se isto for complicado, pense numa pessoa com quem se comprometeu e pergunte-se se ela gostaria de uma mancada de sua parte com relação ao compromisso. Faça-se uma outra pessoa consigo próprio.

O seu ritmo deve ser sempre o passo dado no dia certo. Não se distraia com outros assuntos, como redes sociais ou televisão. Tudo isso tem seu tempo e não é necessário nem vai lhe acrescentar nada ao que precisa para passar no concurso público.

Aproveite bem o seu dia cumprindo o que se prometeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo