6 Fatores que podem acabar com sua preparação para concurso público

Ao se preparar para um concurso público, a cabeça precisa estar completamente voltada para o concurso. Toda sua rotina anterior precisa ser esquecida e, muitas vezes, evitada.

Qualquer concurso público, atualmente, exige o máximo de cada candidato, e isso é um benefício não só para você, que está se preparando, mas também para a melhoria do serviço público, que sempre foi tão estigmatizado.

Veja, neste artigo, alguns tópicos que separamos das coisas que você deve evitar quando estiver na época de preparação para o seu concurso público.

1. Não estudar além das aulas

Caso você esteja fazendo um curso preparatório para as provas, você não deve ter um limite para estudar. É preciso estudar além das aulas do curso e em todo o tempo que você tiver disponível para isso.

Organize sua rotina de maneira que todo o seu tempo seja voltado para estudar.

2. Não fazer planejamento de estudos

Se você não criar um Ciclo de estudos, nunca irá manter uma rotina. O momento não é de “hoje vou estudar isso, amanhã aquilo”.

O momento é de ter tudo planejado, do começo ao fim dos estudos, para conseguir passar a limpo e aprender toda a matéria exigida para o concurso público.

Se precisar, comece com o tempo que você tiver e vá aumentando de acordo com a necessidade, ou adaptando para que consiga cumprir tudo o que planejou para o dia.

Não se esqueça de descansar de tempos em tempos para limpar um pouco a cabeça e retomar com novo fôlego, e reserve sempre um dia da semana para descansar e não ficar estressado.

3. Não descansar o suficiente enquanto estuda

Se você está se dedicando o dia todo aos estudos, tenha os intervalos necessários entre os horários da manhã e da tarde para descansar um pouco.

Marque sempre os horários e inicie sempre nos mesmos horários, como se já estivesse aprovado no concurso público e já estivesse trabalhando em sua vaga.

Determine horários para início e término, reservando a noite para o descanso do corpo e do cérebro. Um cérebro cansado não consegue assimilar nada e você só irá perder tempo.

CONHEÇA MAIS COM O CICLO EARA

4. Não reservar seu próprio espaço para estudos

Quando estiver estudando, não deixe que as pessoas o interrompam. Seu cérebro precisa de concentração para assimilar todas as matérias do concurso público e as interrupções só irão fazer você perder tempo.

Faça com que as pessoas de sua família e mesmo seus amigos entendam que você está se preparando para um concurso público e não disponível para atender um e outro ou mesmo para fazer qualquer coisa que precisem.

De preferência, nem tenha telefone no quarto e nem deixe seu celular ligado.

5. Não cuidar bem do próprio corpo

Lembre-se que você também poderá fazer uma prova de aptidão física, TAF, no concurso público e, se isso estiver como exigência no edital, deverá sempre estar preparado para atividades físicas.

Se o concurso público não tiver essa exigência, durma pelo menos 6 horas por noite, não se esqueça de tomar os costumeiros 2 litros de água por dia, alimente-se de 3 em 3 horas e faça caminhada pelo menos 3 vezes por semana.

São coisas simples e que dão excelente resultado para você manter o seu metabolismo funcionando corretamente, reduzindo alterações no organismo e deixando você sempre limpo de toxinas.

6. Não responder exercícios

Fazer questões é uma ótima forma de memorizar tudo que aprendeu durante os estudos. Além disso, os exercícios já servem como se fosse uma preparação para o próprio dia da prova.

Alguns concurseiros não fazem simulados por terem dificuldades em achar questões na internet. No artigo sobre a Apostila Nova Concursos eu explico uma forma fácil e barata de ter todas as questões que poderão cair na sua prova.

Essa dica é essencial, principalmente, para quem tem dificuldades em Língua Portuguesa. Entender nossa Língua fica muito mais fácil quando começamos a responder exercícios. Um exemplo é com o uso do porque junto ou separado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo