7 Dicas de como render mais nos estudos [a quinta fará você ser aprovado]

Tempo de leitura: 4 minutos

Como render mais nos estudos tem sido uma das coisas mais buscadas por alunos e estudantes, não só do nosso país, de todo o mundo nos dias atuais (você deve está se perguntando se aluno e estudante não são as mesmas coisas, eu te respondo, não são. Nas palavras do grande Professor Peir: “aluno é aquele que assiste às aulas, e estudante é aquele que estuda, é algo individual e ativo”. Isso, entretanto, é assunto para outro momento).

As pesquisas indicam que a grande dificuldade em saber como fazer o estudo render  é uma falha do nosso sistema educacional que não ensina, desde cedo, a seus alunos como estudar da forma correta.

Dicas de como render mais nos estudos

Muitos estudantes, principalmente aqueles que dedicam grande parte de seu dia voltado para os estudos, como para concursos públicos, vestibulares, OAB, passam horas com a cara nos livros e quando chega o outro dia já não lembram mais de nada.

Se você compartilha desse sentimento saiba que não é o único, pode ter certeza que muitos, na verdade, a grande maioria sofre disso justamente por não saber essas dicas de como render mais nos estudos.

Para te ajudar, caro leitor, a diminuir um pouco dessa angústia vou citar algumas dicas de como deixar seu estudo mais proveitoso. Desta forma, você não vai mais chegar ao fim do dia com aquela sensação horrível de não ter aprendido nada. Vamos lá:

Como render nos estudos

como fazer o estudo render

1 – Organização

  • Organize-se. Baixe, ou monte, uma tabela com as 24h do dia e coloque suas tarefas em cada horário para você saber exatamente o que tem que fazer e quantas horas por dia irá dedicar aos estudos Vá ajustando caso algo não ocorro como esperando, mas tente seguir, à risca, os horários.

2 – Cronograma

  • Faça seu quadro horário com as disciplinas daquela semana, de preferência 4 a 7, no máximo, por semana, de acordo com a quantidade de disciplinas e as horas que você decidiu dedicar aos estudos. Não há problemas se tiver duas semanas para fechar todas as disciplinas.

3 – Ambiente

  • Monte seu ambiente de estudos. Sim, o ambiente irá influenciar de forma muito nos seus estudos. Escolha um lugar claro, calmo e arejado. Caso não consiga isso em casa, não se desespere, busque uma biblioteca ou tente se adaptar ao lugar que tem disponível.

como render bem nos estudos para concurso público

4 – Queira aprender

  • Seja um aluno ativo. Independente do material que tenha escolhido, procure anotar tudo aquilo que considera importe, pois “assistir aula não é estudar”, e no final do dia, de preferência antes de dormir, mas no mesmo dia, revise tudo que anotou. Se você assiste às aulas a noite, revise quando chegar em casa, ou no trajeto para casa se estiver de ônibus ou de carona.

5 – Não se esqueça, revise!

  • Faça revisões periódicas. Aqui está o ponto principal dos estudos. Por mais que revisar às vezes pareça perda de tempo, não é. Na verdade, revisar é tão importante quanto estudar novas matérias. Não adianta ter um monte de informações e não lembrar delas quando necessário.
  • Para esse inconveniente não acontecer revise em 24 horas, em seguida semanalmente por 1 mês, e depois de mês em mês até vc ter o conteúdo na ponta da língua. Assim irá diminuir consideravelmente a chama curva do esquecimento (falaremos dela também em outro momento) e nunca mais esquecerá o que realmente estudar.

6 – Teste seus conhecimentos

  • Responda questões. Embora muita gente pense que responder questões seja uma forma de revisão, não o é. Revisão é revisão e responder questões é medir seu conhecimento e conhecer a banca que elabora as questões.

7 – Não fique parado

  • Sétima e última dica, ponha a mão na massa. Coloque em prática tudo aquilo que foi dito aqui, principalmente o item 5, e com certeza seu estudos serão bem melhores e mais satisfatórios.

Assim terminamos algumas dicas que irão te ajudar a ter uma rotina, e principalmente, um aprendizado melhor nos seus estudos. Espero que tenha ajudado, que você coloque em prática e nos retorne falando como foi a experiência e se deu tudo certo, ou até mesmo nos indicando outras dicas caso as tenha usado e dado certo com você. Lembre-se: “o estudo pode até ser árduo, mas seus frutos são os mais saborosos”. (Autor Desconhecido)

7 Dicas de como render mais nos estudos [a quinta fará você ser aprovado]
5 (100%) 1 vote