Aprenda como interpretar um edital de concurso público

Tempo de leitura: 4 minutos

O esperado edital finalmente saiu e é hora de se organizar para fazer o concurso para o qual você tanto estudou. No entanto, antes de efetuar sua inscrição, é importante atentar-se para cada detalhe que envolve a interpretação do edital de concurso público.

Por se tratar de um instrumento de comunicação oficial, o edital segue algumas formalidades que nem sempre o candidato tem paciência de verificar com atenção. Por este motivo, preparamos algumas estratégias que o ajudarão a entender melhor como interpretar um edital de concurso público.

Antes de qualquer coisa, você já decidiu para qual cargo da carreira pública deseja estudar?

Compreenda a estrutura para interpretar um edital de concurso público

A leitura do edital de concurso público exige atenção aos detalhes. Por isso, é fundamental fazer uma leitura completa dele, analisando se as condições apresentadas ali estão de acordo com seus objetivos de carreira.

É importante verificar também se o concurso em questão está oferecendo vagas efetivas ou para cadastro reserva.

Comece lendo as disposições preliminares

Na seção de disposições preliminares do edital de concurso público, estão contidas as informações resumidas do concurso. São apontados o órgão assim como sua esfera de atuação (federal, municipal ou estadual).

estrutura do edital de concurso público

Nas disposições preliminares, também são apontados os cargos oferecidos com respectivos níveis exigidos (médio ou superior). Consta também nesta seção, o nome da banca responsável pela aplicação das provas, informação bastante importante para o candidato.

Fique de olho nos requisitos gerais

Muitos candidatos, na ansiedade de prepararem-se para a prova, acabam não dando atenção à parte do edital de concurso público que trata dos requisitos exigidos para inscrição e, principalmente, posse do cargo.

Não cumprir com algum destes requisitos poderá cancelar sua posse. Por exemplo, para cargos que exigem formação superior completa, no momento da posse, será exigido diploma de conclusão do curso. Fique de olho em todos estes detalhes.

Resolveu começar a se preparar para concurso agora? Veja dicas matadoras de como estudar para concurso público

Sobre os cargos

Analise com atenção as disposições contidas referentes aos cargos. Para alguns níveis de atuação, são feitas algumas exigências bem específicas.

Para um advogado, por exemplo, será exigido registro da OAB. Já para um engenheiro, será exigido registro do CREA. Esteja atento para estes detalhes.

Remuneração

Verifique os valores oferecidos como remuneração. Isso envolve salários e benefícios oferecidos pelo órgão. Muitas vezes, no valor da remuneração já estão embutidos salário e algum benefício. Veja se os valores e condições oferecidas vão ao encontro do que você almeja.

Datas e locais de prova

É indispensável que, assim que tomar conhecimento do edital de concurso público, o candidato já se mantenha bem ciente quanto às datas e locais de prova. A depender dos cargos ofertados, muitos concursos são estruturados com mais de uma fase.

cronograma concurso delta pc-mt

Por exemplo, se a prova será realizada em uma localidade muito distante da que reside, você deverá se preparar com mais recursos financeiros, assim como disponibilizar de uma maior quantidade de dias para participar do processo.

Inscrição

Fique atento quanto aos valores e prazos para inscrição (início e final), assim como horários limite e datas para pagamento dos boletos.

Muitas vezes, os concurseiros ficam tão envolvidos com os estudos, que acabam esquecendo estes prazos e, infelizmente, perdem a chance de participar do concurso.

Conteúdo programático

Caso tenha se decidido a participar do concurso, verifique com bastante atenção o conteúdo programático, ou seja, as matérias que serão exigidas na prova.

No edital de concurso público consta com detalhes cada disciplina exigida assim como os tópicos e subtópicos referentes aos conhecimentos que serão cobrados na prova. Use este programa para organizar seu cronograma de estudo ou revisão.

Com o conteúdo programático em mãos o próximo passo é escolher como deseja montar seu plano de estudos

Quanto às questões

Verifique o número de questões que serão cobradas de cada matéria e como os organizadores estipularam a contagem de pontos.

Muitas bancas acabam utilizando o método de contagem de pontos que estabelecem pesos diferentes para cada disciplina. Na maioria das vezes, as disciplinas de conhecimento específico pontuam mais.

 

Estas técnicas são realmente fantásticas e me ajudaram muito. Porém eu consegui melhores resultados com a ajuda do Professor Victor Ribeiro que venceu uma concorrência de 5.000 candidatos para 9 vagas para o cargo de Auditor do TCU e há 7 anos vem ensinando estratégias de Planejamento, Gerenciamento Emocional e Aprendizagem Acelerada que já ajudaram na aprovação de mais de 712 candidatos. Fantástico. Se você quiser também passar em um concurso nos próximos 12 meses clique aqui e conheça o curso.

Gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.