As 8 Maiores Dúvidas de quem estuda para concurso público

Seja concurseiro experiente ou não as dúvidas relacionadas aos concursos públicos sempre aparecem. Por isso, nesse artigo resolvi responder dúvidas de quem estuda para concurso.

8 Dúvidas de quem estuda para concurso

#1 – Qual o melhor concurso para mim?

Essa é uma questão muito pessoal. Você deve escolher a carreira que te realiza profissionalmente. É preciso que você priorize o que é mais importante, seja:

  • Remuneração,
  • Qualidade de vida,
  • Área de atuação e
  • Tempo de preparação para o concurso.

Esses são os principais fatores que você deve levar em consideração ao escolher o melhor concurso.

APRENDA A ESCOLHER A ÁREA QUE VOCÊ MELHOR SE IDENTIFICA

#2 – Posso fazer mais de um concurso ao mesmo tempo?

A minha recomendação é que você tente conciliar concursos que tenham editais semelhantes para que você consiga otimizar seu tempo de preparação.

Estudando as matérias básicas da carreira X para um determinado concurso você também estará estudando parte do programa de outro concurso, ficando somente as matérias específicas para você focar.

Continue lendo para sanar as maiores dúvidas de quem estuda para concurso.

#3 – É possível estudar e trabalhar e ser aprovado?

Para você conciliar seus estudos com o trabalho ou qualquer outra atividade você deve antes de tudo fazer um planejamento.

Você vai precisar ter organização e disciplina e suas horas de estudos deverão ser muito focadas, você deve potencializar cada hora estudada para que seu desempenho melhore mais.

Você pode se aprofundar nesse tema lendo nosso artigo Aprenda a montar o Ciclo de Estudos? Esse artigo é essencial para você entender melhor como elaborar um bom plano de estudos, o que vai ser extremamente útil na sua organização do tempo.

#4 – Tatuagem, idade e nome sujo me impedem de tomar posse?

Existem alguns concursos que preveem investigações criminais e testes físicos que podem, de alguma forma, impedir sua classificação.

A Polícia Federal, por exemplo, realiza uma pesquisa de antecedentes criminais. Dependendo de sua condição, grávidas não conseguem completar algumas provas físicas de concursos, o que pode causar uma possível reprovação.

Recentemente, o STF decidiu que proibir tatuagens de candidatos a cargos públicos é inconstitucional. Portanto, quem tem tatuagem não pode ser desclassificado por esse motivo.

Entre as maiores dúvidas de quem estuda para concurso está a idade para entrar na polícia. Neste caso, se essa é sua dúvida, aconselho a dar uma lida no artigo Qual a idade máxima para entrar em concurso policial.

#5 – Qual o melhor material para estudar?

Comprar seu material sempre será a melhor opção. Hoje você pode encontrar as melhores opções no mercado, seja em apostilas digitais, áudios, vídeos, etc.

Ao comprar seu material você estará garantindo a aquisição de um produto atualizado e de maior qualidade. Você poderia procurar tudo que precisa na internet e de graça? Claro que sim, mas as informações estarão todas dispersas e muitas das vezes desatualizadas.

Entre as mais variadas formas de estudar, uma das melhores é por meio de videoaulas. Neste caso, você pode optar pelo Gran Cursos online, pois é um dos melhores cursinhos do mercado digital.

#6 – Quanto Tempo Vou Estudar Até Passar?

O tempo de aprovação vai variar de acordo com a complexidade do concurso que você vai prestar e da sua dedicação aos estudos.

Esse período pode levar de alguns meses a até alguns anos. Independente do tempo, o mais importante é você manter o foco e não desanimar! A cada concurso prestado você estará mais preparado para o seguinte.

Agora, se o seu objetivo é passar logo em um concurso, mesmo ganhando pouco, você pode dar uma lida no artigo Como passar em concurso público em um ano.

#7 – Já sou funcionário Público. Posso tentar outro concurso?

Não há nenhum impedimento se você já é funcionário público e vai tentar um outro concurso. Essa é uma estratégia que muitos utilizam para ingressar em um cargo público de forma mais rápida.

Alguns concurseiros optam por prestar concurso para níveis técnicos ou cargos menos concorridos para acelerar o processo de aprovação mas continuam estudando, focando em cargos com salários mais elevados e mais concorridos.

A diferença? Você já estará trabalhando como funcionário público e estará mais tranquilo pra se dedicar ao seu projeto.

#8 – Vale a pena estudar para concurso nessa crise?

Entre as dúvidas de quem estuda para concurso essa é a que mais perguntam. A resposta é sim! Por mais que estejamos vivenciando uma contenção de gastos públicos é momentânea.

Por isso, é justamente nesse momento que você deve aproveitar para estudar e fazer a diferença em relação a seus concorrentes para concursos futuros.

Toda crise financeira passa, e quando as coisas começarem a se equilibrar no Brasil, e a economia se recuperar, os concursos vão voltar com força total.

Certamente se por ventura você tiver deixado de lado seus estudos por conta do momento, ficará em desvantagem em relação a seus concorrentes que não o fizeram. Portanto continue estudando com toda a determinação e força. Você só tem a ganhar.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você! Não se esqueça de deixar seus comentários com dúvidas e sugestões de novos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo