Faculdade ou concurso: é possível conciliar essas duas jornadas?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Faculdade ou concurso? Qual das opções está em sua prioridade no momento? Se você se viu na necessidade de realizar as duas tarefas ao mesmo tempo, isso pode ser um problema.

No entanto, é preciso fazer algumas observações ao redor dessa situação. Em primeiro lugar, você apenas faz faculdade ou também precisa trabalhar? Quando se há essas duas tarefas durante a semana, as chances de estudar para o concurso podem ser mínimas.

Se por outro lado, você apenas faz a faculdade, uma boa organização de estudos pode te ajudar. Logo, mesmo que a faculdade toma muito de você, estudar para o concurso desejado pode ser possível.

A Influência da faculdade no concurso

A ingressar na faculdade, o foco principal é sempre o mercado de trabalho. Portanto, mesmo que haja um bom tempo para decidir a área de interesse de atuação, você pode acabar desejando fazer um concurso.

Principalmente se este tiver alguma relação com a sua área de estudos, você mal pode esperar para estudar e começar a ganhar dinheiro, não é? Por isso, sempre surge essa dúvida sobre faculdade ou concurso. Será que você conseguiria unir os dois estudos?

A resposta para sua questão é: Sim, apenas estudar para os dois, pode ser possível. Porém, será preciso que você entenda que terá de viver para isso, pelo menos por um tempo. Pode parecer que os estudos para concursos são simples, mas na verdade, eles são tão exigentes quanto os estudos de graduação.

Normalmente, também é preciso estar formado para conseguir a vaga em um concurso de sua área. Por isso, não caia na besteira de se inscrever em uma avaliação como essa, se não tiver concluído a faculdade.

Por outro lado, se o concurso é de um nível menor, e as matérias de ambas baterem, você pode fazer essa conciliação de forma estratégica. Então, se você está precisando de uma ajuda para resolver este problema, acompanhe o desfecho deste artigo, pois, temos dicas muito valiosas.

Trabalho, faculdade e concurso: Será que é possível?

Neste caso, a nossa dica é não se arriscar tanto. Primeiramente, todos vão exigir uma excelência da sua parte. Por exemplo, o trabalho pedirá eficiência para que você se mantenha nele, a faculdade exigirá um foco maior para que você seja aprovado e o concurso também.

Por isso, você pode se deparar novamente com a questão: faculdade ou concurso? Afinal, você não vai querer perder seu emprego para se dedicar aos dois, principalmente se você depende dele para viver.

Por outro lado, se você tem a opção de sair do trabalho, seja por morar com os pais ou qualquer outro motivo, essa pode ser uma resolução. Essa impossibilidade é simplesmente pelo fato de não ter o tempo necessário.

Se você trabalha 8 horas por dia e estuda à noite, logo, o único tempo que resta para estudar as matérias do concurso é aquele que você tem para dormir ou o fim de semana. Todavia, não é muito aconselhado estudar tanto no fim de semana, pois, você enfrentará uma grande sobrecarga mental.

Com isso, o melhor é optar por duas tarefas, apenas. Ao enfrentar as três obrigações, seus momentos de lazer serão cancelados e acredite, você precisa deles para respirar. Por isso, não cometa esse erro e analise bem o que pode ser feito.

Uma dica é realizar o trancamento da graduação, mas para isso, você precisa avaliar se vai valer a pena. Se não, é melhor finalizar um e após, iniciar  outro.

APRENDA: Como conciliar trabalho e estudos.

Faculdade ou concurso: Dicas para conciliar os dois estudos!

Como já mencionamos acima, se a faculdade e concurso possuírem matérias alinhadas, será bem mais simples. Mas se forem estudos completamente diversificados, exigirá um pouco mais de você.

Aqui, a questão de escolha sobre faculdade ou concurso foi morta. Você pode conciliar os dois, basta focar de forma correta e dar a atenção necessária, afinal, estamos falando do seu futuro. Vamos às dicas que vão te ajudar neste processo!

Organize as tarefas dos dois estudos

É claro, você tem um compromisso já firmado com a faculdade,por isso, a prioridade é dela. Se você tem seminários e provas marcadas, dê atenção inicial aos estudos dessas tarefas, o mais rápido que puder. Desta maneira, ao chegar o dia de suas avaliações, basta realizar um estudo focado e simplificado.

O erro dos graduandos é deixar tudo para última hora, e se você continuar agindo assim, será difícil e bastante complicado ter um tempo para estudar para o concurso. Logo, após adiantar seus estudos e trabalhos, você pode focar nos estudos da sua prova de concurso.

Coloque um calendário de tarefas em sua mesa de estudos, demarcando assim, todos os estudos que você precisa realizar. Com isso, busque o seguir corretamente e tudo sairá bem!

Utilize livros de resolução de exercícios para ambos

Fazer os exercícios, sempre será mais vantajoso do que estudar através da leitura. Além disso, quando se trata de concursos públicos, você já tem a base de ensino médio de muitas matérias básicas. Porém, uma ou outra pedirá uma dedicação maior.

Dê então, foco aos exercícios das matérias que você possui uma boa base, evitando perder tempo lendo matérias que você já viu. Não estamos dizendo que você não precisará realizar consultas, mas ir direto ao ponto pode ser mais eficaz, então, faça esse teste.

Em relação à matérias que você não possui nenhuma base, coloque um bom tempo de dedicação à elas em seu calendário de tarefas. Porém, tente sempre realizar exercícios de fixação dos capítulos, afinal, os exercícios são ótimos aliados do aprendizado. Inclusive, use o mesmo método para as matérias da faculdade.

Seja um autodidata – Aprenda a estudar por conta própria.

Use a biblioteca da faculdade para estudar as matérias de concurso

Deslocamento toma tempo. Se você está estudando para suas matérias de graduação e lhe sobrar tempo para as matérias do concurso, estude-as também. Neste caso, você pode ir mais cedo para a faculdade e realizar esse processo de estudos antes das aulas ou depois. O importante é estudar para os dois, sempre que for possível.

Com essa dicas, você pode ter grande sucesso nas duas áreas de dedicação. Inclusive, se você decidir trabalhar e estudar para os dois, não se esqueça que boa parte dos aprovados em concurso, conseguiram com dedicação e persistência e você pode ser um deles. Avalie o que pode ser melhor para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.