Como estudar para concursos de odontologia: uma análise para ser aprovado

Tempo de leitura: 6 minutos

É quando o profissional odontologista resolve estudar para concurso que ele se depara com um grande problema: além das poucas vagas, a baixa quantidade de material disponível no mercado também acabam se tornando um fator que faz com que muitos desistam pelo caminho. Já aqueles que não desistam não conseguem ir bem na prova por não saber estudar. Para dar um fim nisso e você finalmente ser aprovado hoje vou passar algumas dicas bem específicas de como estudar para concursos odontologia.

Antes de começarmos a montar planos de estudos e ver quais os melhores cursos para área, vamos dar uma olhada em quais são os concursos que abrem com mais vagas para os profissionais da saúde bucal. Abaixo vou listar apenas os concursos de mais expressão, pois é difícil saber dos concursos mais regionalizados. Mas vale lembrar também que o conteúdo cobrado não muda muito, independente do Estado.

como estudar para concursos odontologia

Concursos públicos de odontologia

Se você não se importa em se tornar militar, um dos bons concursos para dentistas que sempre abre com bastante vagas para área de odontologia é o concurso do Exército e da Marinha. Neste caso em especial você entra como Oficial Médico Odontologista e tem uma remuneração mensal em torno de R$ 6 mil. Entretanto, além de estudar também é preciso entrar em forma, pois além da prova objetiva também é cobrado exame de aptidão física com barra, flexão, abdominal e corrida.

Além dos concursos das Forças Armadas, os hospitais públicos federais e estaduais também sempre abrem concursos com vagas para esses profissionais. Mas um dos concursos mais importantes é o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, empresa pública responsável pela gestão dos hospitais universitários. Ao total são 50 hospitais ligados a 35 instituições de ensino superior distribuídos em todo o território nacional.

Como estudar para concursos odontologia

O primeiro passo para começar a estudar é ter um bom planejamento de estudos. Para isso, eu aconselho que você de uma boa lida no edital, caso já tenha sido publicado. Veja quais são as disciplinas que estarão na sua prova. Evite surpresas! Se o edital ainda não foi publicado estude por conteúdo de outros concursos. No fim das contas, o conteúdo não muda muito e é cobrado basicamente as seguintes disciplinas:

  • Periodontia
  • Farmacologia e Anestesiologia
  • Reabilitação Oral e Oclusão
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia
  • Dentística e Materiais Dentários
  • Estomatologia e Semiologia Oral
  • Legislação Aplicada ao SUS
  • Endodontia
  • Microbiologia Oral e Cariologia
  • Odontopediatria
  • Cirurgia Oral
  • Saúde Pública e Epidemiologia
  • Anatomia de Cabeça e Pescoço

Lógico que cada concurso terá suas particularidades e especificações, mas essas são disciplinas que basicamente sempre são cobradas. É com elas que você vai aprender como estudar para concursos odontologia. Mas além destas, ainda temos a disciplina de Língua Portuguesa. Como esse concurso é bem específico para área de saúde, a matéria de português cobrada é bem superficial e o nível de dificuldade é menor. Neste caso, não é necessário investir muito dinheiro em um curso de língua portuguesa, apenas uma simples apostila atualizada já resolve seu problema veja aqui.

Curso de atualização odontologia

Pode até não ser o seu caso, mas após se formar muitos profissionais ficam algum tempo parado em busca de emprego até que decidem estudar para concurso. O problema é que talvez o que você viu na faculdade já esteja desatualizado. Desta forma, é preciso fazer um curso de atualização para não dar bobeira na hora da prova. Um dos cursos que eu aconselho é do Portal Educação, da UOL. Lá você encontra vários cursos de atualização muito baratos e alguns até de graça. Conheça mais sobre o Portal Educação.

Planejamento de estudos para concurso de odontologia

Agora que você já tem uma ideia de quais disciplinas serão cobradas no seu concurso é hora de começar a montar um cronograma para aprender como estudar para concursos odontologia. Eu vou ensinar o básico de como você deve fazer, afinal de contas existem pessoas que não trabalham e tem um tempo a mais para se dedicar, assim fica impossível fazer um cronograma para cada pessoa. Desta forma, eu vou ensinar como deve ser feito e você vai adaptá-lo a sua rotina. Por falar em rotina, vamos falar antes sobre isso.

Criar uma rotina de estudos é algo essencial, principalmente se você trabalha e não tenha muito tempo para se dedicar aos estudos. Você deve estar se perguntando: Mas para que serve a rotina de estudos? Então vamos a resposta. Criar o hábito de estudo fará com que você se sinta mais disposto na hora de estudos, além de evitar distrações, como fome, sede e o uso das redes sociais. Quando começar a estudar é comum sentirmos dores de cabeça e vontade de fazer qualquer outra coisa… menos estudar. Ao adquirir o hábito de estudar seu corpo sentirá essa mudança e com isso seus estudos vão render muito mais.

Você sabia?

A maior parte dos profissionais da saúde que passaram em concursos dizem ter sentido uma melhora de 90% ao criar o hábito de estudar. Veja aqui como criar sua rotina de estudos

Cronograma de estudos odontologia

Para montar seu cronograma de estudos você precisa entender que cumpri-lo será seu objetivo daqui pra frente. O plano de estudos te ajudará a cumprir essas metas, além de te ajudar na organização dos estudos. Para criar um cronograma pegue um papel ou abra um arquivo do excel como este abaixo:

Distribua as disciplinas do seu concurso exatamente como na foto. Coloque o seu horário de acordar até a hora de dormir, isso ajuda a manter o foco no estudos. Adapte este cronograma aos seus horários livres.

Curso para concurso odontologia

Quando se fala em como estudar para concursos odontologia, o melhor curso que conheço é do Estratégia Concursos. Apesar dos concursos de odontologia serem bastante regionalizados, o estratégia montou um curso que serve para qualquer órgão. Além disso, você não precisa comprar o pacote completo, pode comprar os cursos separados. Para conhecer melhor o curso, basta clicar aqui.

Como estudar para concursos de odontologia: uma análise para ser aprovado
4.5 (90%) 8 votes

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br