Como fazer Flash Cards – Detone no Enem e Concursos Públicos

Antes de te ensinar como fazer flash cards precisamos entender como funciona um estudo ativo e um estudo passivo.

O estudo ativo consiste na produção do seu próprio material de revisão, ou seja, você produz suas anotações, resumos, faz questões, elabora mapas mentais e flash cards.

Você estuda passivamente quando recebe a informação sem produzir algo com ela, quando assiste uma aula, lê um livro ou uma apostila.

A diferença entre os dois influencia muito na aquisição do conhecimento. Quando você produz seu conjunto flash cards, por exemplo, sua mente cria conexões neurais que ativam sua memória.

O momento de memorização é mais efetivo quando é carregado de emoções. Por isso, flash cards são uma maneira tão efetiva de revisão, pois eles agregam várias etapas do processo de aprendizagem, como a produção do conteúdo e a revisão, parte tão importante do aprendizado quanto o próprio estudo em si.

Se você não revisar não irá memorizar, fato!

O que são flash cards?

Como fazer Flash cards

São cartões de memória flash, ou seja, rápidos e práticos. Estes cartões funcionam como um jogo de perguntas e respostas, ideal para aquele conteúdo que precisa ser decorado, como datas, artigos de leis secas, fórmulas, etc.

Como fazer Flash cards

  • Primeiro comece dividindo o conteúdo por temas, ou matérias, você pode fazer um jogo de flash cards e separá-los por cores, para facilitar a sua localização
  • É possível fazer seu jogo de flash cards por termos ou por perguntas e respostas. Assim, de um lado anota-se o termo ou a pergunta e atrás coloca-se a definição do termo ou a resposta da pergunta. Vale lembrar que o importante é você colocar a resposta ou a definição com suas próprias palavras
  • Você pode usar para memorizar prazos, tipos de recursos, definições de termos, etc
  • Você pode usar para memorizar lei seca também, vou dar um exemplo: Vamos pegar o artigo quinto da constituição, cobrado na maioria dos concursos. Você pode omitir o termo que tem maior dificuldade na frente do cartão

Exemplo: Art.5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a ______________, à liberdade, à ____________, à segurança e à ____________, nos termos seguintes:

No verso você coloca a resposta:

Inviolabilidade do direito à vida – igualdade – propriedade

Como revisar com os cartões de memória

Flash cards são muito versáteis e fáceis de utilizar, você pode levar para qualquer lugar e as revisões são rápidas e divertidas.

  • Use a técnica a pomodoro e divida seu tempo de revisão em blocos de 25 a 30 minutos
  • Pegue o cartão e leia a pergunta ou o termo, tente responder sem olhar o verso do cartão
  • Procure responder em voz alta, se o ambiente permitir
  • Faça duas pilhas, a pilha do “sei” e a pilha do “não sei”
  • Seja muito honesto consigo. Se você errar nem que seja só um pouquinho coloque na pilha do não sei

Após terminar a primeira rodada, dê uma pausa de 5 minutos, vá tomar um café, ir ao banheiro ou tomar um lanche. Quando retornar:

  • Pegue a pilha do “não sei”, embaralhe e tente responder novamente
  • Faça mais uma pausa e depois recomece com os cartões que ainda sobraram na pilha do “não sei”

Dicas importantes para o uso de flash cards

  • Sempre embaralhe seu flash cards antes de começar para evitar a memorização por sequência, afinal na prova as perguntas não estarão na sequência do seu flash cards. Bem que poderia, né?! Mas não conte com isso
  • Procure colocar desenhos e cores nos seus cards, pois ajudam o cérebro no processo de memorização
  • Faça anotações simples, mas certifique-se que todas as partes importantes e necessárias estão lá
  • Sempre quando começar uma sessão de estudos, com seus cards, inverta o meio de leitura, por exemplo: Um dia você lê o termo e tenta acertar a definição, no outro dia você lê a definição e tenta acertar o termo
  • Sempre revise seu flah cards, com intervalos de até uma semana para os conteúdos que se mantiveram na pilha do “não sei” e espaçamento mais longo para aqueles da pilha do “sei”

Por que flash cards são tão efetivos?

Com flash cards é possível testar de forma rápida o conteúdo, quanto mais você se testar melhor será, pois é só direcionar o estudo para o conteúdo que não está sendo assimilado.

Os flashes cards estão embasados na técnica da repetição espaçada, muito eficiente para gravar um conteúdo. A técnica consiste em revisar o conteúdo com intervalos crescentes de tempo, começa-se com uma semana e vai aumentando gradativamente, para duas, três, quatro semanas.

Essa técnica foi fundamentada nas pesquisas do psicólogo alemão, Herman Ebbinghaus, sobre a curva do esquecimento.

A curva descreve a velocidade com que alguém esquece um conteúdo.

curva do esquecimento

Como podemos ver na imagem acima, a curva do esquecimento no momento do estudo é muito acentuada, porém ela reduz significativamente após alguns dias sem que seja feita a revisão do conteúdo.

Esses dados são impressionantes e com eles podemos concluir que fazer revisões é deveras importante para o aprendizado e assimilação do conteúdo.

Então, vai por mim, é melhor manter uma rotina de revisão bem-feita do que um cronograma de estudos apenas com conteúdo novo.

Por isso, aprender como fazer flash cards e incluí-los na sua rotina de estudos é uma maneira lúdica e interativa de fazer suas revisões, além de ser rápida e eficiente.

Fazer à mão ou usar programas?

O ideal é que você produza seus próprios flash cards, pois quando você escreve com suas próprias palavras seu cérebro retém melhor o conteúdo.

Porém existem alguns programas e aplicativos que ajudam na hora de produzir um flash card, como:

ANKI: este software está em inglês, porém é muito simples de manusear, com ele é possível organizar os cards por disciplina e até mesmo planejar as revisões.

GOCONQR: uma plataforma bem completa, dá para organizar as matérias, produzir mapas mentais e uma das vantagens é que ela é em português.

Existem outras plataformas que você pode utilizar para aprender como fazer flash cards, porém com essas duas já dá para fazer bastante progresso.

Bom espero que este conteúdo te ajude na sua aprovação!

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo