APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Aprenda como fazer resumos para concursos

Durante os estudos, o candidato a determinado cargo público toma contato com uma avalanche de informações. Identificá-las e organizá-las é fundamental para não se perder. Por isso você deve aprender como fazer resumos para concurso.

Com o objetivo de poder ajudar nesta tarefa, abordaremos algumas estratégias bem simples para que você aprenda a fazer os melhores resumos para concursos.

resumo de português para concursos

A essência de como fazer resumos para concurso

Como o próprio dicionário diz, os resumos procuram abordar determinado assunto de forma sucinta, transmitindo uma ideia geral do conteúdo.

Sendo assim, você deve sempre considerar que resumir não é transcrever, mas sua essência consiste em identificar as ideias principais e estruturá-las.

Tenha em mente o que precisa aprender

Antes de iniciar a leitura, tenha em mente quais conhecimentos precisa absorver. De acordo com as exigências do edital, cada disciplina exige o domínio de determinada informação. Atente-se para isso!

Leia com atenção

Um erro comum que muitos estudantes cometem é encarar o estudo para concurso igual a leitura de um livro de cabeceira. A leitura para concursos requer foco e bastante atenção aos detalhes.

Para fazer resumos para concurso é necessário, muitas vezes, mais de uma leitura. Mantenha-se atento enquanto lê, buscando identificar as palavras chaves ou frases que norteiam o entendimento da matéria.

Cuidado com o marca texto

A utilização do marca texto pode ser um perigo na hora de fazer resumos para concurso. Muitos estudantes grifam em excesso e não compreendem o que estão destacando.

O marca texto pode ser muito útil, mas use-a apenas para palavras chaves ou pequenas frases que dão o sentido principal do texto. Procure também grifar (de preferência com outra cor), informações novas para você.

Cuidado com o marca texto

Interpretar é fundamental

De nada adianta ler, reler e grifar se você está com dificuldades de interpretar o texto.

Para facilitar, procure sempre ler com um dicionário ao lado e releia várias vezes a frase que mais lhe é difícil compreender.

Quando não se compreende bem uma parte do conteúdo, a absorção da sequência de informações fica muito prejudicada.

Seja objetivo

Para afazer resumos para concurso, o que interessa é a essência do conteúdo. Por isso, evite perder tempo e atenção com informações desnecessárias.

resumo de texto

Faça o resumo à mão

É comprovado cientificamente que, quando escrevemos algo, nossa mente é exigida para elaboração de vários processos, envolvendo a memória motora e sensitiva.

Por esta razão, fazer os resumos à mão, ao invés de apenas digitá-los, favorece a memorização do conteúdo.

Escreva com suas palavras

De acordo com as palavras chave, tente escrever o que entendeu de todo o conteúdo usando suas próprias palavras.

Na sequência, releia o que escreveu e veja quais palavras pode remover ou substituir sem prejudicar o entendimento do conteúdo.

Veja outras dicas de como estudar para concurso e ser aprovado

Faça perguntas

Uma boa maneira de estruturar resumos é fazer perguntas enquanto lê. Você pode anotar estas perguntas e depois respondê-las. Estas anotações com perguntas e respostas poderão servir de base para o resumo.

Na sequência, você poderá colocar estas informações em forma de texto, tornando o resumo bem fácil de ler.

Estrutura em tópicos

Outra excelente maneira de fazer resumos é montar uma estrutura de tópicos. Organize alguns tópicos com palavras ou frases chave e, a partir delas, escreva com suas palavras algumas linhas sobre o assunto estudado.

Técnica da decorrência

Esta técnica é muito eficiente no estudo de leis. Coloque determinada lei e, abaixo dela, aponte todas as suas decorrências, ou seja, aplicação, regras, exceções, etc.

Feito isso, você poderá estruturar estas informações em um único texto, deixando-o como resumo.

Faça esquemas

A maior dificuldade ao fazer resumos para concurso é não ter clareza da sequência de raciocínio da matéria.

Para amenizar isso, tente fazer esquemas. Fluxogramas, chaves, organogramas e aprender a fazer mapas mentais podem lhe ajudar bastante. Com as ideias claras, colocar no papel de forma resumida ficará bem mais fácil.

estudar por esquemas mentais

Coloque-se de fora

Quando terminar seus resumos, tente lê-los como alguém que está lendo aquele conteúdo pela primeira vez.

Coloque-se no lugar de um aluno, por exemplo, e veja se a forma que você escreveu é suficiente para entender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo