Revelados os 10 segredos sobre como ter disciplina para estudar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você precisa urgentemente saber como ter disciplina para estudar? Saiba que esse é um dos grandes problemas que cerca a vida de milhares de estudantes, seja de ensino básico, vestibular ou concursos. Ainda que pareça simples para alguns, grande parte dos estudantes em geral não vivem a realidade da disciplina nos estudos.

O ponto principal deste assunto anda em volta da determinação e foco de cada aluno. De nada adianta ter uma mesa cheia de materiais e um bom método de estudos se não houver esses dois pré-requisitos. Então, é justamente aí que o problema chega! Muitas vezes o aluno tem vontade e deseja aprender, mas algo o impede de prosseguir.

Talvez haja uma dificuldade de concentração, muita dispersão, falta de contribuição externa e muitos outros fatores que o impedem de se dedicar. Por isso, é preciso olhar atentamente para o que pode estar acontecendo ao redor e assim, identificar o que pode estar dando errado.

Neste artigo, fizemos questão de separar 10 valiosas dicas que podem te ajudar de uma vez por todos a ter foco e, acima de tudo, aprender a como ter disciplina para estudar. Colocando essas dicas em prática, você pode descobrir novas maneiras de se dedicar aos estudos, e melhor, de forma eficiente.

decorar redação para concurso público pronta

10 dicas de como ter disciplina para estudar

1. Tenha objetivos bem definidos

O que você almeja com seus estudos? Passar no vestibular? Na prova semestral de uma matéria? No concurso público que se inscreveu? Pois bem, qualquer que seja a sua vontade, é preciso ter foco e disciplina (mas isso você já deve ter compreendido).

Portanto, ter objetivos bem definidos é um dos principais fatores para o sucesso. E claro, esses pontos determinados como importantes para você fazem toda a diferença, afinal, são estímulos.

Você concorda que é muito difícil concluir uma tarefa se você não tiver um objetivo para ela? Por exemplo: você tem que fazer o almoço hoje. Qual é o objetivo dessa tarefa? Matar a sua fome! Logo, você a fará com excelência, principalmente se você ama comer.

Com os estudos funcionará da mesma maneira e é claro que o objetivo pode demorar um pouco mais para ser alcançado. Mas convenhamos, a vida de concurseiro é uma corrida e para chegar lá, basta dar a largada da maneira correta, em seu ritmo e sem prejudicar ninguém. Por isso, antes de mais nada tenha objetivos bem definidos à seu favor.

melhores horários para estudar

2. Desvende qual é o melhor horário de estudos

Saber qual é o melhor horário de estudos ajuda a entender como ter disciplina para estudar. Para encontrar seu melhor horário, estude por 3 dias em horários diferentes (se possível) – manhã, tarde e noite. Observe nestes dias como funciona sua concentração e o quanto você acredita ter absorvido dos conteúdos. Por fim, selecione o melhor horário para se dedicar.

3. Ensine às outras pessoas

Transferir conhecimento te ajudará a adquirir um conhecimento ainda maior. Portanto, se você deseja aprender de verdade não hesite em ensinar às outras pessoas. Muitos estudantes acreditam que não podem transferir o que sabe, pois pode criar uma legião de concorrentes e isso é muito egoísta. Por isso, liberte-se dessa crença limitante e troque conhecimentos.

4. Faça anotações e resumos em seus estudos

Não existe uma maneira correta de estudar, mas existem algumas coisas que podem tornar os estudos mais eficazes. Anotar alguns pontos importantes e fazer um resumo após o término dos estudos são duas dessas coisas. Aliás, esses são os grandes conhecidos como métodos de fixação e com a prática deles, você pode ter ótimos resultados.

resumo de texto

5. Faça exercícios

Se você acompanha o concurseiros da madrugada com frequência, já deve estar cansado de encontrar esse tópico nos textos. Pedimos desculpas, porém, fazer exercícios é um dos pontos mais eficientes nos estudos. Quer saber como ter disciplina para estudar? Monte sua lista de exercícios e se perca no tempo os resolvendo!

6. Seja um estudante organizado

A organização é o único caminho para que todos os seus objetivos saiam nos conformes. É preciso que seu local de estudos esteja organizado, seus materiais estejam em ordem e seu local de estudos seja o melhor local da casa ou biblioteca.

local de estudos

Além disso, é completamente necessário que se tenha um cronograma de estudos. Nossa dica é que você monte um quadro de tarefas para estudar. Divida-o entre matérias para estudar, matérias estudadas, matérias para revisão e claro, exercícios para se realizar.

7. Tome um bom banho antes dos estudos

Para alguns pode até parecer bobagem mas estudar com o corpo limpinho pode ser muito eficaz. Além disso, o banho é responsável pelo relaxamento do corpo e com isso, o desempenho pode ser bem melhor.

Os banhos frios devem ser tomados em dias onde você está desanimado, sem motivação para as suas atividades. O banho frio é capaz de manter a mente em alerta! Por outro lado, os banhos quentes devem ser tomados em dias que você se sente estressado e sem concentração. O banho quente é muito utilizado para relaxar a mente e o corpo.

dificuldade de concentração e memorização

8. Estude com amigos

Assim como ensinar pode te gerar grande conhecimento, estudar com seus amigos também pode te dar bons frutos. Porém, é necessário saber como ter disciplina para estudar em grupo também. Quando estamos ao lado dos colegas a tendência é que as brincadeirinhas e a conversa prevaleça, por isso, tenham consciência.

Por outro lado, se todos souberem aproveitar bem esse encontro, acredite, todos poderão desfrutar de uma fonte muito boa de conhecimento compartilhado. Então esqueça essa de que a concorrência não pode saber como anda seus estudos e apenas se una à ela, assim, as chances de todos são maiores!

9. Persista nos estudos!

A persistência te levará a grandes lugares. Por isso, se você deseja saber como ter disciplina para estudar a união perfeita é foco, concentração e persistência! Ainda que tudo pareça muito difícil e cansativo – e realmente é – estar decidido a cumprir suas metas será um grande ponto para alcançar o que você mais deseja.

10. Abrace seus erros e os transforme

Errar é comum e todos nós encontramos eles em vida. Os erros estão sempre se mostrando presente em nossas trajetórias para que possamos melhorar em algo. Se você está constantemente se vendo errar em sua meta de disciplina, abrace-os e busque a transformação necessária. Encare seus erros como ótimos professores!

Essas são as nossas 10 dicas para que você compreenda como ter disciplina para estudar. Inclusive, se você tem algum método que não foi citado e que dá super certo, pode incluir nesta lista e se sentir à vontade pode compartilhar aqui para que outros estudantes possa testá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.