APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

5 Dicas de como manter a motivação nos estudos (A 3ª É MINHA FAVORITA!)

No momento em que você tomou a decisão de que a melhor opção para mudar sua vida e seu futuro era prestar um concurso público, sua motivação estava no auge. Mas, à medida que as dificuldades aumentam, fica mais difícil manter a motivação nos estudos.

Não é porque você decidiu estudar que os seus problemas irão desaparecer para que você possa se preparar para a prova. Pelo contrário! Mas, apesar deles você precisa ter pique para estudar.

ter motivação para estudar

Então, como conseguir permanecer motivado para manter a rotina de estudos?!

Confira abaixo 5 dicas que preparamos para ajudá-lo a manter a motivação nos estudos.

Eleja sua preparação como prioridade

Deixe claro para você e seus conhecidos que estudar é sua prioridade no momento e, embora faça muitas coisas durante o dia, seguir seu cronograma de estudos é a principal.

Tenha isso bem mente e seja firme, pois, quando surgirem convites ou pedidos que possam lhe desviar do seu propósito, você estará apto a dizer NÃO sem hesitar.

Entenda a importância de não contar seus planos para outras pessoas – CLIQUE AQUI.

Planeje seus estudos

Antes de começar a estudar, pare e planeje sua vida durante o tempo de preparação para o concurso. Faça um planejamento realista, que você tem certeza de que vai cumprir. Inclua todas as suas atividades diárias.

Decida por quanto tempo irá se dedicar aos estudos: meses? Anos? Quantas horas tem por dia para estudar?

É importante que você estabeleça metas diárias, semanais e mensais para serem cumpridas.

Assuma um compromisso com seu futuro

Você já pensou em como quer estar daqui a 10 anos? Já terá passado no concurso dos seus sonhos?

É bem provável que você tenha respondido que sim, mas é preciso que você assuma um compromisso com você mesmo agora para que esse futuro seja possível.

Quando você assume um compromisso, ao mesmo tempo você está assumindo o controle de sua preparação.

Aprenda a estudar para ser aprovado em apenas um ano

Recompense-se

A sua maior recompensa quando finalizar sua jornada de preparação será com certeza a nomeação no cargo que tanto deseja, mas antes disso você precisa pensar em pequenas recompensas para cada meta alcançada.

Ao fazer seu planejamento, crie um sistema de recompensa: pense em algo pelo qual valha a pena se esforçar (pode ser um chocolate, um presente, um passeio…).

A expectativa pela recompensa irá fazê-lo agir, ou seja, continuar estudando.

Comemore sempre que conseguir fechar um ciclo de estudo, reconheça seu empenho cada vez que você, mesmo cansado, seguiu seu cronograma do dia sem desistir.

Descanse para manter a motivação em alta

Você não irá conseguir manter o pique se não descansar. Parece clichê, mais muitos candidatos acham que dormir bem é perda de tempo, e não é.

É durante o sono que você grava na memória de longa duração o que aprendeu. Após uma boa noite de sono, você também poderá ver que ficará mais fácil manter o foco durante os estudos.

Dormir pouco diminui a concentração, compromete o raciocínio, diminui sua atenção e aumenta o nível de estresse, ou seja, não vai adiantar ficar acordado horas “estudando”, se não irá aprender o que precisa para fazer a prova.

Veja neste artigo qual a importância do sono para a aprendizagem. 😉

Encontre o equilíbrio, a maioria dos médicos recomenda de 7 a 9 horas de sono por dia. Mantenha-se nessa média para não prejudicar seu rendimento.

Lembre-se: não é a quantidade de horas que você estuda que conta, e sim a qualidade que conta.

Assim você vai manter a motivação nos estudos

Por incrível que pareça manter a motivação nos estudos exige esforço. Muitas vezes você terá vontade de desistir, de jogar tudo para o alto e voltar para sua zona de conforto, onde as coisas são bem mais simples e fáceis.

Nessa hora você precisa parar e se perguntar: “Por que estou fazendo isso? Por que decidi estudar? Se eu parar agora quais serão as consequências para o meu futuro?”.

Refletir nas respostas vai fazer com que você consiga colocar em prática as dicas que acabou de ler e se sentir motivado para seguir estudando.

Esse artigo ajudou você? Deixe um comentário abaixo e nos conte como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo