APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

A importância do silêncio no estudo para concurso público

Existe uma teoria que diz que quando nós falamos sobre algo, descrevemos um objetivo, a depender da maneira como isso é praticado, tendemos a fazer menos do que seria feito caso não tivéssemos falado nada. Por isso a importância do silêncio no estudo para concurso público.

Quando você fala sobre um sonho de maneira a se visualizar na situação descrita, já aprovado, vivendo uma vida tranquila, sem precisar virar noites estudando, sem angustias e dificuldades, o seu cérebro entende que aquela situação já aconteceu ou está muito próxima de acontecer.

Então ele relaxa, abaixa a guarda. A sua mente entende que você já não precisa mais se esforçar tanto para alcançar um objetivo que está tão próximo. É como se aquilo já estivesse certo de acontecer. Logo, não há porque gastar energia em algo que já está “garantido”.

Consegue perceber o perigo disto? O perigo de estar se auto sabotando inconscientemente? A nossa mente é fantástica, e precisamos entender como ela funciona para desfrutar o máximo possível das suas potencialidades.

mantenha segredo estudar para concurso

O silêncio no estudo para concurso público

Ao externar uma situação desejada, nunca o faça como se aquilo já estivesse certo para acontecer, ou muito menos imaginar já os benefícios da situação sem antes percorrer o caminho.

É da natureza humana. Nosso corpo não gasta mais energia do que o necessário.

Então, fale dos seus planos como uma jornada árdua, que terá um longo caminho pela frente. Imagine as suas noites em claro sozinho estudando, veja isso com bons olhos, com a voracidade de um lutador campeão, de alguém que deseja muito a vitória.

Imagine o prazer de conquistar tudo isso com muito esforço e determinação, olhando para trás e vendo tudo que você realizou.

Por falar em esforço, existe formas de estudar para concurso fazendo menos esforço. Aprenda técnicas de aprendizagem

Esse é um pensamento correto, de alguém que vai ser aprovado. Mostrando a sua mente o quão turbulento será a jornada, e o quão gratificante e satisfatório será realizar tudo isso, mostrar a quem duvidou de você e tentou te colocar para baixo, motivar as pessoas a também trilharem os seus caminhos.

Mas por enquanto, silêncio. Mentalize, esteja certo dos seus objetivos, do que você está disposto a sacrificar, da sua missão pessoal. Apegue-se a algum sentimento, ele vai te motivar e servirá de combustão para os seus dias mais difíceis. Acredite, eles virão.

Você precisa ter bem definido em sua mente o porquê de estar fazendo todo esse sacrifício, deve ser a sua razão de existir. Pratique isto.

Ninguém consegue algo que não deseja com vontade, com atitude. É a Lei da Atração, todos os esforços convergindo em prol de um bem maior. Sintonia com os objetivos, você dorme e acorda pensando na sua vitória. Assim se constrói uma mente vencedora, uma mente de sucesso.

Saiba com quem falar

Ao falar dos seus planos e objetivos, fale apenas com pessoas que podem te acrescentar, com pessoas que estejam realmente engajadas com o seu sonho e dispostas a te motivar.

pessoas que te motivam a estudar

Falar sobre seus planos com alguém que não está interessado, seja alguém de sua família ou amigo próximo, é perda de tempo. Além disso, drena toda sua energia com algo que é prejudicial para você.

Porque não devo compartilhar meus planos?

Muitas vezes, algumas pessoas não fazem por mal. Se elas não te motivam, não te apoiam e na maioria das vezes não entendem, não é culpa delas. O que acontece é que a sua proposta está muito distante do que elas têm como realidade.

O MINDSET delas é totalmente diferente do seu, e o plano de passar em concursos públicos pode parecer algo impossível aos olhos deles, muito distante, simplesmente não têm como te ajudar. E muitas vezes acabam atrapalhando, portanto não deixe nenhuma situação externa te afetar.

Uma pessoa que não percorreu o caminho não pode te dizer como é fazê-lo, a gente só dá o que tem.

Veja essas dicas que usei para passar em três concursos públicos

Eu não tenho como te dizer qualquer coisa relevante sobre pilotar avião, por exemplo. O máximo que posso fazer é pesquisar e tentar te passar informações, mas serão apenas impressões baseadas em pesquisas, sem a vivência.

Eu me lembro muito bem da minha época de faculdade: Na matéria de economia o professor lecionava sobre o mercado acionário da bolsa de valores no Brasil. Ensinava a calcular lucros e prejuízos, diversificar a carteira de investimentos, analisar balanços e atuar no mercado de opções e futuros.

Eu já era investidor desse mercado há algum tempo, e fiquei simplesmente fascinado pela oportunidade de me especializar ainda mais na área. Trocava constantemente informações sobre o assunto com ele.

Até que um dia ele virou para mim e disse que toda aquela informação e vivencia prática, com valores reais, era muito avançado e totalmente diferente da teoria, não poderia me ajudar a partir de determinado ponto.

Meu professor de economia, lecionando sobre bolsa de valores, não era um investidor. Perdi o interesse na aula. Sempre fui autodidata, voltei aos meus próprios estudos, vivencia na prática, Busquei outros mentores.

Alguém que não percorreu o caminho não poderia me mostrar muita coisa além do que eu já sabia. Ai que surge a consciência de ter por perto alguém mais experiente que você. #Action!

experiência para estudar para concurso

Então, ninguém vai poder me ajudar

Calma! Um jovem caçador pode aprender a caçar sozinho, mas será muito mais fácil se for acompanhado de alguém que já o sabe fazer. E não de alguém que leu livros e pesquisou sobre o assunto!

Saiba identificar as pessoas que estão comprometidas ou não com as suas metas e as informações que elas têm passado a você. Caso ache necessário, simplesmente pare de conversar sobre o assunto de concursos públicos, ou objetivos que você possui.

Converse sobre qualquer coisa, trate normalmente, mas responda evasivamente caso perguntem sobre o tema. Não fale dos seus planos para quem não pode te ajudar. O comentário certamente será desmotivador e sem embasamento algum.

Existem três tipos de qualidade de informações

1 – Pessoas que não tem experiência na área

Aquelas baseadas no “achômetro”, de pessoas que não tem experiência na área e nem sequer pesquisaram sobre o assunto. São completos leigos e muitas vezes pessimistas, têm medo do que foge do “comum”, sob o seu ponto de vista.

“Eu acho que isso é assim, eu acho muito difícil alguém conseguir passar estudando tão pouco tempo… Eu acho que é tudo falcatrua, eu acho melhor você arrumar um emprego”.

silêncio no estudo para concurso

Na verdade, qualquer informação que começar com “eu acho” nem deve ser considerada. É só uma opinião, não tem embasamento algum e não condiz com a verdade dos fatos.

Poderíamos passar o dia todo aqui listando a infinita quantidade de palpites negativos que nos é fornecida a todo momento. Sendo que apenas nos fazem perder tempo. Além do potencial de minar a autoestima do candidato que não está emocionalmente preparado.

É da natureza humana querer opiniões de pessoas próximas, compartilhar experiências, mas evite ao máximo este tipo de situação. Não acrescenta nada na sua vida, muito pelo contrário.

Ressalto a importância de saber filtrar informações e comentários. De estar em dia com a sua mente, com as suas emoções, estar bem com você em todos os aspectos. Sua caminhada será na maioria das vezes solitária, então aprenda a conviver com você mesmo. O silêncio externo é a certeza de um futuro promissor construído com muita garra e determinação.

2 – Informações fornecidas por algum estudioso, mas que não percorreu o caminho.

Ele poderá te ajudar de alguma forma, com informações relevantes, de cunho teórico. Mas essa pessoa não pode te conduzir na prática ao caminho que você deseja conquistar, afinal, ela não o percorreu.

“Você precisa apurar ainda mais o grau de informações que tem absorvido, o material que tem adquirido para estudar para concursos, não adianta comprar a apostila da banca do Tio João que vende na esquina do Supermercado.”

Se for participar de algum cursinho, olhe o quadro de professores, eles já passaram em concurso ou apenas tem títulos de graduação? Nada melhor do que estudar com um Juiz, caso o seu desejo seja prestar concursos para Magistratura, ou com um Auditor Fiscal caso seu desejo seja Receita Federal.

3 – Informações de quem já vivenciou na prática todo o caminho que você deseja seguir pela frente.

Essa pessoa sim tem como te ajudar a passar em concursos. Ela já passou por tudo que você passou, seus medos, desejos, angustias, expectativas e dificuldades, frustrações.

ouça pessoas certas para estudar

Essa pessoa é mais do que um informante, um professor, ela deve ser o seu mentor. E vou mais além, conforme o seu convívio com este mentor, vai perceber que ele em nada é melhor do que você. Apenas tem mais conhecimento e tem mais tempo de estrada, além de uma mente brilhante e focada.

Perceber isso é muito bom, ver que o cargo que você almeja é ocupado por um ser humano como você. Isso ajuda a desmistificar a prova. Ajuda a tornar mais palpável a sua meta e faz com que você se comprometa ainda mais com ela.

Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará. Busque o samurai que existe dentro de você, aproxime-se de samurais com sede de vitória igual a sua, seja a mudança que você quer para a sua vida.

Pronto para a sua vitória?

Está preparado para percorrer o caminho e sentir na pele todos os altos e baixos que estão por vir? Que tal saborear o gosto da vitória e ter uma vida plena, repleta de conquistas e felicidade?

Ouse encarar a ação, sinta na pele seu sonho, coloque em prática seus objetivos, sinta a energia de realizar e batalhe pelo concurso que você almeja!”

Deixe o seu comentário abaixo. Diga qual é a sua estratégia atual. Qual é a sua maior dificuldade, os seus medos, o porquê de você ainda não estar correndo atrás dos seus sonhos. Comprometa-se com as suas metas, me diga as técnicas de estudo que se adaptam melhor a você !

Espero que tenha gostado, qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe.

Um Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo