APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Veja como é a rotina de trabalho do Servidor Público | Servidor é folgado?

Para quem sonha com a vida de serviço público, antes de iniciar sua jornada de concurseiro, é interessante analisar o que envolve os detalhes da rotina de trabalho do servidor público.

Abordaremos alguns aspectos que dizem respeito ao cotidiano de um servidor público para que você tenha uma noção ainda mais clara antes de assumir de começar a estudar para o tão desejado cargo público.

servidor público não trabalhaComo é a rotina de trabalho do servidor público

O mito de que servidor público não trabalha

Antigamente, devido à estrutura extremamente burocrática dos órgãos estatais, ficou impregnada na sociedade a imagem de que o servidor público trabalha pouco.

Essa rotina de trabalho do servidor público não passa de um mito. O funcionalismo público, já há vários anos, vem passando por uma grande reestruturação em seus processos gerenciais com a finalidade de aumentar a eficiência dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Ou seja, um servidor público, trabalha igual ou até mais que um funcionário da iniciativa privada. Vale lembrar que maus profissionais existem em todas as áreas e setores.

Aprenda como escolher o cargo público de acordo com suas habilidades

Qualificação é imprescindível

Também ficou muito negativamente marcada a imagem do servidor público que, após tomar posse do cargo, nunca mais volta a estudar ou a fazer cursos de atualização.

Isso não existe mais! Todos os níveis do funcionalismo público cobram um alto nível de qualificação das suas equipes e, muitas vezes, condicionam acréscimo de remuneração ao aumento do nível de qualificação, como especialização, pós-graduação, etc.

Horários flexíveis

A depender do órgão, a rotina de trabalho pode ser bem flexível, desde que seja priorizado o alcance das metas e cumprimento da carga horária mensal.

Muitos órgãos, inclusive de nível federal, já não adotam horários de entrada e saída fixos, o que possibilita maior engajamento das equipes e aumento da qualidade na rotina de trabalho do servidor público.

servidor público horário flexívelNão basta saber uma função

No decorrer da carreira, o servidor público certamente ocupará mais de um cargo ou função. Dependendo da demanda do órgão, ele poderá ser transferido para outros setores e precisará se familiarizar com novas rotinas.

Portanto, é muito importante que o servidor público esteja disposto a aprender coisas novas, sem ficar apegado excessivamente ao posto inicialmente conquistado.

Antes de tudo, um servidor

Durante sua rotina de trabalho, é imprescindível que o servidor público tenha consciência do seu dever de servidor social.

Seu trabalho, por se tratar da execução dos serviços prestados pelo Estado, está servindo, acima de tudo, a população que carece de serviços com melhor qualidade.

Servidor público também sofre pressão

Não é por gozar de estabilidade que o servidor público está isento de trabalhar sob pressão.

Como na maioria dos órgãos públicos, os procedimentos envolvem trâmites jurídicos, o volume de processos é muito grande, o que demanda bastante agilidade dos funcionários.

Há também que se lembrar que, quanto maior o nível de responsabilidade do cargo, maior a pressão com a qual o funcionário terá de lidar. Pense, por exemplo, em um auditor fiscal da receita federal que, em muitos momentos, precisa autuar alguém.Servidor público sofre pressão

Transparência

O servidor público, na maioria das vezes, atua como agente da lei. Por esta razão, toda sua rotina deve ser pautada na transparência tanto para com colegas e chefias quanto para com a população.

Por exemplo, um servidor responsável por gerir um processo de licitação, tem obrigação de demonstrar claramente através de documentos, cada passo dado para decidir sobre a escolha de determinada empresa como fornecedora de produtos ou serviços ao respectivo órgão público.

Saber lidar com a burocracia

Por mais que o funcionalismo público tenha se modernizado, há ainda bastante burocracia em decorrência da quantidade de trabalho e dos trâmites legais a serem seguidos.

Por este motivo, o servidor público deve procurar conviver bem com tarefas rotineiras, buscando realizá-las com dedicação e ver nelas, sua importância.

Empatia é fundamental

O servidor público, na qualidade de atender às necessidades da população, sempre deverá se colocar no lugar das pessoas que são atendidas por ele.

Os servidores públicos que mais se destacam, conseguindo promoções para postos de liderança, geralmente possuem este perfil.Ou seja, não encaram sua rotina apenas como cumprimento de tarefas, mas buscam impactar de maneira positiva a vida de outras pessoas, atendendo-as sempre com dignidade e respeito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo