Concurso TST: FCC será responsável pelo concurso com 1.440 vagas

Para os concurseiros das áreas de Tribunais que esperavam por alguma notícia boa para esse ano podem ficar mais felizes. De acordo com a assessoria de imprensa do TST o contrato com a Fundação Carlos Chagas deverá ser assinado até está sexta-feira, 12. No dia 13 de março foi divulgado no Diário Oficial da União a dispensa de licitação para realização do Concurso do Tribunal Superior do Trabalho, e confirmando que a Fundação Carlos Chagas realizará o concurso TST 2017. Há algumas semanas já havia sido divulgado o projeto básico para abertura do novo concurso do Tribunal Superior do Trabalho – concurso TST 2017.

De acordo com o projeto, o concurso será realizado para preencher cerca de 1.440 vagas entre vários cargos de nível superior e nível médio. As remunerações são de R$ 6.167,99 e R$ 10.119,93. Para o Ministro Ives Gandra, presidente do Tribunal, já existem 74 vagas certas para serem preenchidas ainda este ano. Como o último concurso do TST realizado no ano de 2012 já venceu, essas vagas só podem ser preenchidas a partir de um novo concurso.

Além desses cargos vagos, outra justificativa do Tribunal para abertura de um novo concurso é devido as aposentadorias previstas para os próximos anos. Não se assuste se eu disse acima que eram 1.440 vagas previstas e só existem 74 vagas de acordo com o Ministro Ives Gandra. Abaixo eu explico melhor tudo isso.

De acordo com o projeto divulgado (imagem) é possível ver a quantidade de candidatos que serão considerados classificados ao final do concurso. No último concurso aconteceu exatamente a mesma coisa: apesar de terem poucas vagas previstas foram chamados cerca de 22 vezes o número previsto. Acompanhe abaixo.

vagas edital concurso tst
Vagas previstas para concurso TST 2017

Como estudar para o concurso TST 2017

Último edital do concurso TST 2012

O último concurso TST foi realizado em 2012 e venceu em janeiro deste ano. A banca organizadora do certame foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Esclarecendo sobre a quantidade de vagas, no último edital estavam previstas apenas 39 vagas, mas foram nomeados mais de 840 até o fechamento do concurso. Desta vez não deve ser diferente, são cerca 74 vagas, mas o projeto já amplia a quantidade de aprovados para 1.440 somando todos os cargos.

Conteúdo cobrado TST 2012

Se você está pensando em começar a se preparar para o próximo concurso TST, eu aconselho que estude pelo último edital. Como é esperado que a FCC também realize o este novo concurso, você pode começar a estudar as mesmas matérias do último edital. Na ocasião foram cobradas as seguintes disciplinas para o cargo de Técnico Administrativo (TJAA):

  • Língua Portuguesa;
  • Regimento interno do TST;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito do Trabalho e Processual do Trabalho;
  • Administração;
  • Orçamento Público; e
  • Gestão de pessoas.

5 passos para ser aprovado no concurso TST 2017

  • Leia o último edital e faça uma análise das disciplinas cobradas no cargo que você pretende ser aprovado;
  • Com as disciplinas anotadas faça um bom plano de estudos;
  • Crie uma uma rotina diária no estudos traçando metas e objetivos;
  • Faça seus resumos, mas também estude por eles;
  • Estude por um bom cursinho.

1. Ler o edital é tão importante quanto estudar

Como o edital ainda não foi publicado e talvez demore a ser você deve começar a estudar desde agora pelo último edital. Saiba que existem pessoas que estão estudando para esse concurso desde a última vez que ele foi realizado. Então nunca subestime seus “concorrentes” e saiba que publicação do edital é o de menos, o importante é estudar.

2. Plano de estudos pro TST 2017

Eu costumo dizer que o Plano de Estudos é a estrutura e o projeto da sua aprovação, assim como a planta da casa é para esta. Se a planta não foi bem planejada a casa sequer será construída. Por isso, uma das melhores técnicas utilizadas atualmente pelos concurseiros é o ciclo de estudos. Com ele, você não se preocupa tanto com os horários e tem a certeza de que todas as disciplinas serão estudadas.

Se você não conhece o ciclo de estudos você pode dar uma lida no artigo Aprenda a estudar pelo Ciclo de Estudos. Mas de antemão, já vou adiantar que o Ciclo é uma técnica inovadora e que dá resultados por não ter horários fixos para estudar, assim você fica mais livre e verá todas as disciplinas do edital.

3. Tenha o hábito de estudar

Criar o hábito de estudar não é algo tão simples quanto parece. Eu que sempre estou em contato com vários outros concurseiros, seja pessoalmente ou pelas mídias sociais, sei da dificuldade dos estudantes em manter uma boa rotina de estudos. Pensando nisso, abaixo vou deixar um dos melhores vídeos que você pode ver sobre como criar uma rotina de estudos eficiente.

4. Faça resumos e estude-os

Pode parecer besteira, mas quantas vezes você já estudou seus próprios resumos? Muitos concurseiros vão responder: nunca! A verdade é que nós não sabemos estudar os resumos, mas isso faz uma diferença enorme entre quem é aprovado ou não. Quem entende um pouco de psicologia deve conhecer o psicólogo alemão Ebbinghaus. Ele ficou bastante conhecido pela sua teoria chamada de Curva do Esquecimento de Ebbinghaus.

De acordo com a teoria, cerca de uma hora depois de termos estudado já esquecemos mais de 55% do que vimos. E é exatamente para reverter esse fator de perda que serve a leitura dos nossos resumos. Esse assunto é algo tão importante pros concurseiros que nós fizemos um artigo bem especial sobre Como estudar os resumos com ajuda da leitura dinâmica. Então todas as vezes que você ver seus resumos jogados, lembre-se que eles farão você lembrar de muito mais coisa que você imagina.

5. Qual o melhor cursinho para o TST 2017?

Falar sobre qual seria o melhor cursinho para o concurso TST 2017 é um pouco complicado, afinal de contas eu não conheço todos os cursos disponíveis no mercado. Mas eu sempre estudei pelo Estratégia Concursos e foi o cursinho em que eu melhor me adaptei. Seja pelo conteúdo atualizado e completo, seja pela quantidade de exercícios e os resumos. Esses são apenas alguns fatores que me fazem acreditar que o Estratégia é um dos melhores cursinhos da atualidade.

6. Baixar material do TST 2017

Além de tudo isso, você também pode aprender a baixar um material gratuito do Estratégia pro concurso TST 2017 lá no artigo 5 motivos que me fazem crer que o Estratégia Concursos é bom ou no passo a passo abaixo:

  • Acesse o site clicando no link: AQUI.
  • Escolha o curso que você pretende baixar o material (como na imagem abaixo):

material gratuito concurso tst 2017

  • Desça a barra de rolagem e pronto: você pode fazer o download.

Além de tudo isso, caso você tenha interesse em comprar o curso do Estratégia, basta clicar no link abaixo pois esta semana eles estão com um super desconto por causa na novidade sobre este concurso.

GARANTIA DE SATISFAÇÃO:

banner curso estrategia

Curso completo pro concurso Tribunal Superior do Trabalho

Com os cursos do Estratégia você tem até 30 dias para testar o material do concurso TST 2017. Caso não goste, poderá pedir o dinheiro de volta e cancelamento da matrícula. Nesta situação, o Estratégia devolve 100% do valor investido. As aulas são em vídeo e PDF.

Concurso TST: FCC será responsável pelo concurso com 1.440 vagas
5 (100%) 16 votes

Sobre Wellington Beltrão

Após vários anos de estudos eu consegui obter minha aprovação em vários concursos e hoje faço parte da Polícia Civil de Goiás. Mesmo assim, ainda mantenho os mesmos hábitos de estudos com o objetivo de conseguir algo ainda melhor.

Website: https://concurseirosdamadrugada.com.br

  • Érica

    Com certeza vou fazer esse concurso do TST… obrigado pelas dicas

  • Mônica

    Esperando ansiosa por esse edital do TST… espero que saia ainda em 2017. Ah, consegui baixar as aulas do estratégia. obrigada

    • Glauber

      tentei baixar o material do estratégia pro TST mas não consegui

      • Glabuer

        Ah ta.. consegui aqui.. não tinha visto que ele tinha colocado como baixar. Eu achava que esse curso do estratégia era só pdf mas tem vídeo também.. massa

  • Larissa

    dizem que o edital desse concurso do TST vai sair ainda no primeiro semestre, mas eu não tenho muita esperança disso