APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Vida de concurseiro – Como transformar o estudo em algo sério

Você já ouviu falar sobre os concurseiros profissionais? São pessoas que se dedicam integralmente aos estudos para concurso público. Ter uma vida de concurseiro profissional não é nada fácil, mas essa é a maneira mais rápida de conseguir ser aprovado.

O problema é que poucas pessoas conseguem aderir à “profissão concurseiro”. Um dos motivos é que isso exige que você tenha uma boa reserva de dinheiro ou que receba ajuda de seus pais, marido, esposa ou qualquer outra pessoa mais próxima.

No artigo de hoje, vou dar algumas dicas para você que sonha em profissionalizar o seu estudo, aumentando assim as suas chances de sucesso em provas. Lembrando que você precisa estar disposto a ter uma vida de concurseiro.

As dicas de hoje são ideais para você que:

  • Foi demitido do seu emprego
  • Pensa em sair do emprego para estudar
  • É dona de casa e quer começar a estudar para concurso
  • Está sem trabalhar e não consegue arrumar emprego

Conteúdo do artigo

  • 1. Como ter uma vida de concurseiro profissional
  • 2. Disciplina é a chave do sucesso
  • 3. Cumprir horários
  • 4. Programe-se para ter a vida de concurseiro
  • 4.1. Pressão
  • 5. Quando eu devo me tornar um concurseiro profissional?
  • 6. Conclusão

1. Como ter uma vida de concurseiro profissional

O cenário é favorável para você se tornar um concurseiro profissional. Basta lembrar que vivemos um período em que o desemprego cresce cada vez mais. Atualmente são cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. Muitas delas já devem estar se preparando para garantir, no futuro, a estabilidade do serviço público.

caminho do sucesso concurso público

O que acontece quando você é demitido é que você recebe um bom dinheiro da empresa que trabalhou + FGTS + seguro-desemprego, etc.

O ideal é você usar esse dinheiro para sobreviver durante os meses em que vai se dedicar somente aos estudos. Nesse caso é necessário ter muita disciplina para cortar gastos desnecessários e conseguir sobreviver o máximo de tempo sem precisar trabalhar.

Quero deixar claro que não há nada de errado com quem concilia o trabalho com os estudos para concurso, eu mesmo já fiz isso durante muito tempo e mesmo assim consegui ser aprovado.

Inclusive escrevi um artigo para você que quer estudar e trabalhar sem enlouquecer.

A grande diferença entre quem trabalha e estuda de quem só estuda é o tempo para a aprovação. Quem só estuda pode conseguir passar mais rápido, mas quem trabalha também vai conseguir ser aprovado, só que, talvez, em um espaço de tempo maior.

  • Tempo médio para a aprovação do concurseiro que só estuda: 6 meses
  • Tempo médio para aprovação do concurseiro que trabalha: 1 a 2 anos

É claro que esse tempo pode variar de pessoa para pessoa e de concurso para concurso.

2. Disciplina é a chave do sucesso

Para ter sucesso na vida de concurseiro você precisa ter MUITA disciplina. Essa é a chave do sucesso.

Grave uma frase na sua cabeça: “Quanto mais tempo você tiver livre para estudar, mais distrações e imprevistos irão aparecer”.

Cada vez que você estiver estudando e for interrompido por algo, lembre-se dessa frase!

Quando você estiver apenas estudando irá pensar que você tem todo o tempo do mundo, então pode tirar folgas do estudo para fazer aquilo que gosta. Na verdade esse é um grande erro, pois isso significa falta de disciplina na hora de estudar. Se você tem 10 horas livres para estudar durante o dia, não significa que você vai realmente estudar todas essas 10 horas.

Conforme falei antes, irão aparecer vários pequenos imprevistos que irão “comer” todo o tempo de estudo que você acha que tem.

Ir ao mercado, fazer comida, limpar a casa, ir à padaria, levar os filhos na escola, buscar a mulher no trabalho, passear com o cachorro e por aí vai.

Então, aquelas suas 10 horas livres acabam se tornando 5 ou 6 horas no máximo.

RECOMENDADO:

3. Cumprir horários

Em qualquer outra profissão você precisa cumprir horários, certo? No caso da profissão concurseiro não é diferente. Você precisa estipular horários e metas de estudo para cumprir diariamente e semanalmente.

Você pode fixar o seu horário de estudo das 8h até às 18h, assim sobrará ainda a noite livre para fazer o que você gosta, como ficar com sua mulher, jogar futebol, assistir um filme, sair para comer algo, etc.

É claro que para cumprir esse horário você precisa aprender qual o melhor horário para estudar. Ou seja, em qual período o seu estudo é mais produtivo. Eu conheço pessoas que estudam melhor na madrugada pois tem mais silêncio.

4. Programe-se para ter a vida de concurseiro

Não é da noite para o dia que você vai jogar tudo para o alto e ter uma vida de concurseiro. É necessário se programar com antecedência, afinal de contas, você tem suas contas a pagar e não quer ficar inadimplente.

profissão concurseiro

Você precisa saber quanto de dinheiro você precisa mensalmente para conseguir pagar as suas contas, comprar comida, comprar apostilas etc.

Após isso você vai calcular quanto tempo consegue se manter estudando sem precisar trabalhar. Normalmente um período entre 6 meses e 1 ano é suficiente para você passar no concurso.

RECOMENDO:

Você também deve considerar se desfazer de certas despesas, como o carro ou moto, caso você pague financiamento. Quanto menos gastos você tiver, mais tempo vai conseguir se manter estudando.

4.1. Pressão

Quando você resolver aderir à profissão concurseiro, corre um grande risco de ficar sob pressão de terceiros. As pessoas vão dizer que é sua obrigação ser aprovado no concurso porque você fica somente estudando, não faz mais nada da vida.

Quem diz isso não sabe como é passar 6, 7 ou 8 horas por dia estudando para concurso. Na verdade você não tem a obrigação de passar, mas sim de fazer o seu melhor. Esta é a vida de concurseiro.

Não deixe ninguém colocar pressão em você dizendo que você vai passar de maneira fácil, que você vai ficar entre os primeiros colocados porque só estuda, etc.

concurseiro sob pressão

Explique para a sua família, amigos e conhecidos que o concurso não se faz para passar, mas sim até passar!

Mostre que não existe essa história de “vaga garantida”. Muitas vezes acabamos reprovando em concursos que estudamos muito porque o destino nos reserva alguma vaga melhor lá na frente.

5. Quando eu devo me tornar um concurseiro profissional?

Essa é uma pergunta muito comum. Eu conheço diversas pessoas que conseguiram ser aprovados em concurso mesmo conciliando o estudo com o trabalho. Você não precisa, necessariamente, jogar tudo para o alto e ficar somente estudando.

Uma pessoa que trabalha no horário normal consegue estudar de 4 a 5 horas por dia sem problema algum. Esse é um excelente tempo de estudo para conseguir passar em concursos altamente concorridos no prazo de 1 a 2 anos.

Você deve se tornar um concurseiro profissional, ou seja, aquele que apenas estuda e não trabalha, quando você ficar desempregado e tiver dinheiro para sobreviver por pelo menos 1 ano ou então quando tiver alguém que lhe ajude a segurar as contas no período em que se dedicar somente aos estudos.

6. Conclusões sobre a vida de concurseiro

Por fim, não podemos deixar de citar que, para você encarar a profissão concurseiro é necessário você estudar por um material também profissional. Temos muito material gratuito na internet, mas 99% deles é desatualizado ou desorganizado. Muitas vezes esses materiais que encontramos perdidos na internet acabam mais atrapalhando do que ajudando.

Para quem me pede indicação de cursinho online ou presencial eu sempre recomendo o Estratégia Concursos. O grande motivo disso é o alto índice de aprovação, comprometimento com o aluno, materiais atualizados em PDF e videoaulas, fórum tira-dúvidas e muitas outras vantagens. Clique no link abaixo e veja o artigo exclusivo que escrevi sobre o cursinho.

RECOMENDADO

Deixe abaixo o seu comentário falando se você teria coragem de encarar a PROFISSÃO CONCURSEIRO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo