Qual melhor horário para estudar para concurso

Saber qual o melhor horário para se dedicar aos estudos é um dos principais objetivos de quem busca passar em um concurso público. Porém, cada candidato possui um metabolismo, uma rotina e uma personalidade diferente.

Dessa forma, quem irá determinar qual melhor horário para estudar para concursos será o próprio candidato.

Entretanto, se você ainda não foi capaz de identificar qual seu melhor horário, nesse artigo sua dúvida será sanada. Acompanhe até o fim e descubra qual melhor horário para estudar.

Por que ter horários para estudar?

Estudar não é uma atividade para ser realizada a qualquer momento. Inclusive existem algumas ocasiões em que o estudo poderá render bastante, já em outras não. Portanto ter um horário de estudos é fundamental, pois ficamos cansados ao estudar.

qual melhor horário para estudar para concurso

O principal objetivo de ter um horário de estudo é encontrar momentos em que dispomos da concentração necessária para o bom andamento dos estudos.

Você já tentou estudar cansado? Já sentiu que esse esforço não leva a lugar nenhum? Portanto estudar sem motivação é algo extremamente chato, onde tentamos ler e muitas vezes estamos com a cabeça na lua.

O horário de estudos deve ser um momento em que haja concentração para estudar.

E que horário é esse?

Qual melhor horário para estudar para concurso?

Não há uma resposta definitiva. Afinal de contas, cada pessoa tem um metabolismo próprio e atividades que gosta mais ou menos para serem realizadas em horários diferentes.

Dessa forma, não há como definirmos um mesmo horário de estudo para todos. Como dito anteriormente, para fazer uma boa escolha, devemos conhecer nossa rotina.

Esse assunto é tão discutido entre cientistas e pesquisadores, que já foi objeto de um estudo. Pesquisadores afirmam sua memória funciona melhor quando se tem um ritmo organizado. Para conferir o artigo basta acessar a revista The Frontiers in Molecular Neuroscience.

O importante é escolher um horário em que estejamos descansados e focados. Assim, cada pessoa deverá descobrir seu melhor horário de estudo.

Mas como descobrir o seu melhor horário? Veja abaixo.

Existem três tipos de perfis de indivíduos:

Os Matutinos: gostam de dormir cedo (em torno das 21 ou 22 horas) e também conseguem acordar cedo. Às 6 horas da manhã já estão de pé, sem dificuldades. Possuem então bom desempenho mental e físico pela manhã.

Vespertinos: Preferem dormir e acordar tarde (em torno de 1 hora da manhã e após as 10 horas, respectivamente), apresentando melhor disposição no período da tarde e início da noite.

Indiferentes: são aquelas pessoas, que conseguem ser produtivas em diversos horários, de acordo com a rotina exigida.

O melhor horário para estudar é o momento em que você poderá se dedicar totalmente aos estudos, com concentração e com a mente descansada. Portanto confira abaixo algumas dicas simples:

estudar de manhã

Estudar de manhã

Se você não trabalha e tem as manhãs livres, estudar de manhã pode ser uma boa opção. Por conseguinte procure dormir sempre a mesma hora, já deixando tudo organizado em sua mesa para o dia seguinte.

Agora, é preciso ter disciplina!! De que adianta você deixar para estudar de manhã e acabar acordando meio-dia? Procure seguir uma rotina com hora para dormir e hora para acordar!

Ao acordar, antes de estudar, tome um café da manhã reforçado, para que você produza energia cerebral.

Estudar de tarde

Se você estuda ou trabalha de dia, mas chega em casa no início da tarde, esse período pode ser uma boa opção! Procure almoçar comidas leves e se sentir sono, tire um breve cochilo. Um breve, ok? De no máximo, meia hora.

Não adianta dormir a tarde inteira, pois você precisará dormir cedo para estudar ou trabalhar no dia seguinte. Se mesmo com o cochilo você ainda se sente cansado, tome um banho gelado, que te despertará!

melhores horários para estudar

Estudar à noite

Muitos concurseiros que trabalham em horário comercial costumam estudar à noite. Sendo assim, necessário ter bastante foco e objetivo para vencer o cansaço. Procure dividir o tempo entre uma leitura e a prática de simulados anteriores.

Caso se sinta cansado ou estressado por causa de um dia cheio no trabalho, tome um banho morno para relaxar, mas não desista!

Converse com as outras pessoas da casa sobre a sua necessidade de tranquilidade para poder estudar. Enquanto é a noite que todos se encontram em casa.

Estudar de madrugada

E estudar de madrugada, é correto? Inegavelmente, eu acredito que estudar de madrugada é apenas para quem realmente não têm outra opção e também consiga ser produtivo nesse horário alternativo.

Agora, para quem precisar acordar cedo no dia seguinte, será uma péssima escolha! Todo conteúdo estudado não será memorizado em virtude do cansaço gerado pela falta de sono.

Para entender mais sobre o processo de memorização tem um artigo interessante publicado na revista da USP. Se o seu objetivo for aprender técnicas de memorização, basta clicar no link abaixo.

Como aprender as melhores Técnicas de Memorização

[mks_separator style=”double” height=”2″]

A importância do descanso para os estudos

Descansar não é coisa de vagabundo. Em suma, esse é um tema fundamental para o bom rendimento dos estudos, tanto o descanso durante o dia quanto o sono à noite. É preciso descansar, e principalmente, saber como descansar.

Por exemplo, quem está acostumado a ficar no computador até tarde e acaba não dormindo o suficiente, inevitavelmente irá acordar cansado no outro dia, e se ao longo do dia não conseguir recuperar esse sono, irá passar o dia inteiro cansado.

Ao render menos em suas atividades, o estudo, que é uma atividade que exige concentração, é um dos primeiros prejudicados.

sono horário de estudo

Para uma pessoa adulta acordar completamente revigorada, são necessárias em torno de 8 horas de sono de qualidade por noite, já para um adolescente, cerca de 8 a 9 horas. Certamente ter um sono de qualidade é fundamental para encontrarmos qual melhor horário para estudar para concurso.

Alguns pontos que devem ser observados:

Disponibilidade: Primeiro fator a ser observado é a  sua disponibilidade de horário, não adianta fixar um horário para o estudo se você não pode cumpri-lo. Portanto, verifique os possíveis horários que sem interrupção e preocupação você poderá estudar.

Tome como base o seu Plano de Estudo! Você ainda não tem? Temos aqui uma matéria que irá ajudá-lo a preparar como o livro Ciclo Eara.

Melhores horários do dia: Verificado a sua Disponibilidade partiremos para uma associação dos horários do dia com a capacidade de sua Memorização:

  • Madrugada Especialistas dizem que o horário da madrugada não e muito propício ao estudo, pois nesse horário nossa mente pede descanso e não mais trabalho. Mas para alguns, esse seria o único horário disponível. Confesso que para mim esse é o melhor horário por não haver interrupções e nada que atrapalhe na concentração.
  • Manhã Os mesmo Especialistas recomendam estudar logo na parte da manhã a partir das 9 horas. Ou seja, na metade do horário da manhã. Só que esse horário para os que trabalham está descartado a não ser nos finais de semana.
  • NoitePor fim o mais comum e desgastante horário de todos. A dica é chegar do trabalho descansar a mente durante uma ou duas horas  e partir para os estudos. A vantagem de se estudar a noite é o maior conforto no  que diz respeito a ambiente agradável, por ter menos pertubação. Claro que isso não é uma regra. Já para alguns é totalmente o contrário, mas com certeza é uma ótima opção de Horário.

Considerações finais

Se você está a procura de um bom horário para estudar, provavelmente você esteja começando a estudar ou talvez esteja com dificuldades nos estudos. Arrumar um bom horário para estudar pode ser apenas o começo de uma longa jornada em busca da aprovação.

Pensando nessas dificuldades que os concurseiros têm quando vão estudar para concurso, eu aconselho que você dê uma lida no artigo As melhores dicas para estudar para concurso. Lá você vai poder seguir um passo a passo de como seguir uma direção, como montar um bom plano de estudos, vencer a preguiça, além de como otimizar seus estudos.

Gostou das dicas se existe melhor horário para estudar? Se sim, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo