O Segredo dos Aprovados: Entenda o que é Leitura Dinâmica

No artigo de hoje, vou explicar o que é Leitura Dinâmica: Um dos grandes segredos utilizados pela maioria dos concurseiros aprovados. Aproveitando o espaço também vou falar sobre técnica de estudo, concentração e memorização.

O motivo principal é que poucas pessoas começam a estudar antes do lançamento do edital e com isso o tempo de estudo fica resumido a 3 meses de preparo o que é pouco dependendo do concurso.

Alguns concursos com nível intermediário já exigem pelo menos 6 meses de estudos o que, ainda assim, é um tempo curto para aprender e dominar o conteúdo programático exigido no edital. Então, fica a dúvida: como superar a barreira do tempo para melhor aprendizado?

Algumas dicas são óbvias, mas se vocês colocarem em prática de fato, terão melhoras no aprendizado através dessa técnica de estudo para concurso. Entenda agora o que é Leitura Dinâmica.

O que é Leitura Dinâmica

A leitura dinâmica nada mais é do que uma técnica utilizada para acelerar, facilitar e reter o conteúdo lido. Lembre-se bem deste último detalhe: Reter o conteúdo lido.

Muitos concurseiros não se interessam em aprender o que é Leitura Dinâmica ou como fazê-la, pois acreditam que a técnica não é importante na hora de estudar – outros acham que é perda de tempo.

Fazer Leitura Dinâmica de algo é muito mais do que apenas ler um livro ou apostila imensa em alguns minutos, entre seus objetos de estudos está a aprendizagem e memorização do conteúdo.

Basta pensar: assistir uma videoaula em câmera lenta atrapalha a compreensão e retenção do conteúdo. Por isso, grande parte dos que estudam por vídeo preferem acelerar o vídeo na hora de assistir uma aula.

Fazendo uma analogia com o vídeo, ler é a mesma coisa. A grande diferença é que a Leitura Dinâmica é uma técnica de deve ser aprendida para ser feita corretamente. Não basta apenas ler rápido, tem que saber ler rápido. Você pode aprender como fazer Leitura Dinâmica em 13 passos clicando aqui.

As condições para uma boa leitura

O primeiro passo é cuidar da saúde, ter uma alimentação balanceada, dormir bem, organizar o ambiente de estudos e começar a criar o hábito de estudar.

Reorganize sua diária. Você trabalha durante o dia? Quais os horários disponíveis? Recomendo bastante fazer uma grade horário com tudo marcado, desde a hora de acordar, cursinho, almoço, trabalho, horário destinado ao estudo.

Cada matéria não deve estudar mais do que 2 horas por dia. Se tem o dia todo livre para preparar para os estudos, recomendo pelo menos 6 horas de estudo por dia e complemente com uma boa atividade esportiva para trabalhar o corpo também. Mas não esqueça, monte seu Ciclo de Estudos, isso vai ajudar a fortalecer o hábito de estudar.

Reaprendendo a ler

Não tem mistério ou milagre, leia com uma finalidade.

Porque você está lendo a Lei 8.1129/90? Porque o edital do concurso anterior do TRT cobrou este assunto em Direito Administrativo, certo? Errado, essa não é a única finalidade. Tenha em mente que cada assunto que você está estudando para o concurso, você está com a finalidade de obter mais informações, precisa aprender para obter as melhores notas do concurso, terá uma ascensão financeira, independência financeira. Lembre-se disso sempre.

Antes de iniciar o estudo de uma determinada apostila ou livro, faça uma pré-leitura, também conhecida como leitura diagonal.

  • Leia todos os títulos e subtítulos
  • Examine rapidamente as palavras em negritos, as tabelas, gráficos e fotos
  • Leia rapidamente os parágrafos iniciais e finais dos capítulos, para saber do que se trata
  • Analise se é um texto necessário para o seu estudo
  • Após isso, agora sim, inicie a leitura.

Agilizando o processo de Leitura

Agilize seu processo de leitura. Leia grupos de palavras, posicione a visão sempre um pouco acima do que você está lendo. Você deve enxergar as palavras por inteiro e não apenas as sílabas. Veja esta técnica que aprendi e ainda estou praticando:

  • Pegue um livro qualquer e abra
  • Coloque a palma da mão aberta no centro da página com os dedos pouco abaixo da primeira linha
  • Movimente os olhos e os dedos ao longo da linha de leitura, os dedos devem tocar levemente no papel e deve sempre seguir a ordem da leitura, do começo ao fim de linha e assim por diante.

Pratique por 10 minutos todos os dias, até que comece a aumentar a velocidade da leitura. Coloque em prática cada detalhe.

Se você despertou a curiosidade para realmente aprender a fazer Leitura Dinâmica dê uma lida no artigo Como estudar com Ajuda da Leitura Dinâmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo