As 10 mentiras que te contaram sobre passar em concurso público

Você já parou para pensar porque é tão difícil para algumas pessoas conseguirem passar em concurso público e para outras parece ser bem mais “fácil”? A verdade é que ao longo dos anos você foi exposto a inúmeras mentiras sobre concursos públicos e, infelizmente, começou a acreditar em algumas delas.

Por que mesmo para aqueles que se consideram bons alunos, que sempre conseguiram uma boa média na época da escola e da faculdade, ainda enfrentam dificuldade de serem aprovados para um concurso de nível médio? Enquanto outros, que não tinham uma boa reputação na escola, conseguiram passar na primeira tentativa?

Por que mesmo depois de fazer inúmeros cursinhos, de investir muito dinheiro para adquirir os melhores materiais e estudar muitas horas por dia, durante vários meses, a grande maioria só consegue acumular decepções e reprovações?

mentiras sobre como passar em concurso público

Talvez alguns pensem que:

  1. “Vida de concurseiro é assim mesmo: é sofrida e uns tem sorte, outros não”;
  2. “Uma hora a pessoa passa, é só permanecer na “fila” (fazendo cursinhos, comprando apostilas, livros …) que um dia ela consegue”;
  3. Concurso público não é pra todo mundo, se ela ainda não conseguiu, talvez não seja pra ela.

Mas, será que é assim mesmo?

Se você está começando a estudar agora e ainda não prestou nenhuma prova, é provável que esteja tentando encontrar maneiras de passar por esse processo de uma maneira menos dolorosa e demorada e não quer ficar anos estudando sem ser aprovado.

Mas, se você já está estudando há algum tempo; prestou prova para mais de um concurso e ainda não conseguiu o resultado esperando, talvez se pergunte: o que está errado? Como posso reverter essa situação e deixar de vez a vida de concurseiro e me tornar concursado?

Bem, o primeiro passo, meu amigo é reavaliar alguns pensamentos que podem estar impedindo seu progresso nos estudos e prejudicando seu desempenho.

Essas mentiras sobre concursos públicos, aparentemente inofensivas, estão impedindo você de perseguir seu sonho de ser concursado.

Neste artigo irei desmistificar 10 dessas crenças, ditas como “verdades”.

Está preparado? Então conheça…

As 10 mentiras sobre Concursos Públicos

mentira 01

Fato: não existe uma fórmula mágica escondida por aí. Você pode aprender estratégias de como estudar melhor, como ter um melhor aproveitamento das aulas; mas tudo vai depender da sua dedicação e esforço em colocar essas estratégias e técnicas em prática.

mentira 02

Fato: há muito mais pessoas batalhadoras que conseguiram sua aprovação no concurso do que pessoas inteligentes. E essa é uma das maiores mentiras sobre concursos públicos.

Ter sucesso em concurso tem mais a ver com resiliência, disciplina, fé e foco, sem isso não adianta ser inteligente!

mentira 03

Fato: nos últimos anos foram descobertas algumas fraudes em concursos públicos, mas isso é exceção e não a regra.

Quem acredita que os concursos públicos são um jogo com “cartas marcadas”, abre mão de conquistar uma carreira sólida e estável.

mentira 04

Fato: sorte não existe. Algumas pessoas ocultam partes da sua trajetória que são resumidas em tentativas -> erros -> fracassostentativas -> erros -> sucesso.

As pessoas gostam de mostrar (e ver) os bastidores do sucesso, nunca do fracasso. Cada nomeação ”esconde” uma história de dedicação esforço e resiliência.

Então, não compare seus bastidores com o palco dos outros, você não sabe o que a pessoa passou para chegar até ali.

mentira 05

Fato: estudar para concurso é mais parecido com escalar uma montanha do que com uma corrida. Pois, assim como em uma escalada cada passo que você dá em direção ao topo é importante; cada atitude positiva que você tem durante a preparação pode ser fundamental para sua aprovação.

E você só vai conseguir chegar ao topo se não parar de caminhar. Seus passos devem ser constantes e respeitar o seu ritmo, assim como seu estudo.

Não se engane achando que aqueles que largaram na frente têm mais chances que você, pois eles podem se cansar e parar no meio do caminho…

Trace sua rota, estabeleça uma estratégia para chegar no topo e mantenha-se caminhando e não se deixe abater pelas pedras que encontrar no caminho.

A caminhada pode ser longa e os obstáculos podem ser quase intransponíveis, mas, quando você chegar ao topo e olhar para “baixo”, verá que todo esforço terá valido a pena.

mentira 06

Fato: na maioria das vezes o número de candidatos por vaga assusta muita gente, mas nem todos estão preparados para concorrer às vagas.

A grande maioria não estuda de maneira adequada, outros desistem de realizar a prova. Nessa equação sobram aqueles que usam esses números como gatilho para se empenhar mais ainda na preparação. Esses sim são os verdadeiros concorrentes.

Lembre-se seu maior adversário é você e não os outros concorrentes.

Você precisa se concentrar em superar seus medos e suas angustias; manter-se focado nos estudos e não perder seu precioso tempo pensando nos outros concorrentes.

mentira 07

Fato: é claro que quem trabalha tem menos tempo para estudar. Mas o que para muitos parece ser uma desvantagem para outros, estudar para concurso pode ser uma oportunidade de se “livrar” de um emprego ruim e mal remunerado e isso se torna um gatilho motivacional poderoso.

Então, quem trabalha aproveita o tempo que tem para estudar e até cria outras oportunidades para se preparar para o concurso, bem como utiliza seus recursos financeiros para adquirir um bom material. Assim como as outras mentiras sobre concursos públicos essa não fica atrás.

Enquanto quem “só estuda” precisa lidar com a pressão dos familiares (por não trabalhar fora) e com as distrações do dia a dia.

Se você for a um órgão público e perguntar quantos servidores só estudavam e quantos trabalhavam enquanto se preparavam para o concurso, verá que estatisticamente o segundo grupo será bem maior.

mentira 08

Fato: isso vai depender de como você estuda.  A maioria dos servidores que conheço, passou de primeira. É claro que isso vai depender do grau de dificuldade do concurso para o qual você está se preparando, mas não é uma regra ficar anos e anos até conseguir ser aprovado no concurso dos seus sonhos.

Se você conseguir elaborar algumas estratégias para tornar seu estudo mais eficiente, se preocupar em se livrar de alguns vícios que atrapalham o seu rendimento nos estudos e manter-se focado nos estudos, sua aprovação pode ser mais rápida que você imagina.

mentira 09

Fato: Essa é outra grande mentiras sobre concursos públicos. É óbvio que você vai precisar abrir mão de algumas coisas para poder ter mais tempo para estudar… Mas, se você encarar isso como sacrifício, dificilmente você irá resistir às pressões e aos desafios que sua preparação vai exigir.

Em muitas ocasiões você vai precisar recusar convites para ficar estudando; talvez precise mudar seu estilo de vida e de tornar mais “caseiro”. Provavelmente as pessoas que estão à sua volta irão notar a sua mudança de comportamento, alguns vão entender, outros não…

Mas você precisa entender que dizer não, optar por ficar em casa estudando, abdicar das noitadas com os amigos, não é um sacrifício.

Você não se tornou um mártir quando decidiu estudar para concurso.

Você fez uma escolha: você escolheu mudar de vida; você escolheu batalhar pelo seu futuro; você decidiu mudar sua realidade, que merece  um salário melhor, que deseja ter estabilidade financeira e encontrou no concurso público o caminho para realizar esses objetivos.

Você não precisa se isolar do mundo para estudar, nem sacrificar seu lazer e sua vida familiar. Você precisa aprender a equilibrar as coisas.

E, quando você conseguir encontrar o ponto de equilíbrio entre sua antiga rotina e sua nova vida de “concursando”, vai perceber que será mais fácil tomar as decisões, sem ficar com consciência pesada por estar dividido.

mentira 10

Fato: se você não determinar uma meta, se você se esforçar para passar, você não terá força suficientepara dedicar o tempo e a energia que estudar para um concurso exigem.

Provavelmente você ficará anos e anos frequentando cursinhos e comprando apostilas, sem conseguir um resultado satisfatório.

Assim como as outras mentiras sobre concursos públicos, é normal ouvir que se você permanecer na fila, sua vez de ser nomeado vai chegar. Será que é assim mesmo?

Então porque alguns conseguem furar essa fila e passar na frente de quem está “estudando” há anos?

Não queira entrar nessa “fila”, não deseje se tornar um concurseiro profissional. Quando decidir fazer um concurso, decida se esforçar para ficar entre os primeiros colocados.

Você já deve ter ouvido aquela frase: “mire na lua e se você não atingi-la com certeza, irá conhecer as estrelas”.

Podemos adaptar isso para o mundo do concurso da seguinte forma: mire o 1º lugar e se você não atingi-lo pelo menos poderá ficar entre os primeiros colocados. 

Você precisa fazer o seu melhor, aprender com seus erros e buscar novas trilhas, atalhos que podem ajudar você a conseguir alcançar seu objetivo.

Pois, independente do resultado, você ficará com a consciência tranquila de que deu o seu melhor.

Ninguém está dizendo que estudar para concurso é fácil, mas também não é tão difícil assim como muitos o fizeram pensar.

Portanto, meu amigo, não deixe que mentiras como essas atrapalhem seu sonho/objetivo de ser concursado.

Se você gostou desse artigo, talvez se interesse pela continuação dele onde cito 18 dicas de como estudar para concurso público de forma eficiente.

Espero que você goste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo