Por Que Montar Um Plano de Estudos Realista [R]

Não é novidade para ninguém que para ser aprovado em um concurso deve-se levar em consideração diversos fatores, entre eles motivação, dedicação, qualidade dos estudos e principalmente aprender a montar um plano de estudos realista.

Cada concurseiro possui seus pontos fortes e fracos em termos pessoais que podem afetar de forma positiva ou não seus estudos.

organização com plano de estudos

Uns rendem bem estudando pela manhã, outros conseguem estudar melhor a noite. Uns conseguem se concentrar e focar nos estudos independente do que estiver acontecendo a sua volta, outros já não conseguem ler nem se concentrar se estiver em um ambiente barulhento.

Independente de como você “funcione” para se ter sucesso em concursos é necessário antes de tudo um Plano de estudos realista.

Plano de estudos realista para ser aprovado

Se você parou de artigo mas não tem a mínima ideia do que seja um plano de estudos então sugiro a leitura do nosso artigo Você Sabe Elaborar Um Plano de Estudos? e entenda um pouco melhor a maneira correta de se elaborar bons planos de estudos.

Um plano de estudos bem elaborado e otimizado para seus objetivos vai fazer com que seu tempo de preparação seja melhor aproveitado. Ou seja, você irá otimizar seu tempo podendo ser aprovado em menos de um ano.

São várias as vantagens de se ter um plano de estudos bem realista e entre eles podemos destacar:

Melhora contínua da concentração

Com a construção adequada de um plano de estudos, o seu cérebro vai se adaptando a rotina de estudos, aos horários, etc.

Logo, isso vai se tornando um hábito de estudos para você. Aquilo que se torna um hábito é algo que você não vai demandar esforço para executar.

Por exemplo:

tomar banho ou escovar os dentes é um hábito rotineiro. Por isso seu cérebro executa tais ações sem muito esforço

Melhora sua administração do tempo

Com um plano de estudos adequado e coerente você consegue identificar lacunas de tempo no seu dia. Com o tempo você vai conseguir administrar melhor o seu dia, fazendo com que seus estudos se tornem mais produtivos e eficientes.

Melhora sua organização

Saber exatamente o que deve ser estudado e ter a certeza de que não deixou nenhum assunto importante de fora, é um dos benefícios que você certamente vai ter ao se planejar e estruturar seu plano de estudos. Um concurseiro organizado é um candidato que está a frente de seus concorrentes.

Veja como se organizar utilizando o Ciclo EARA

Melhora sua Disciplina

Com horários definidos para seus estudos fica mais fácil a organização do seu tempo e a colaboração de sua família para que no seu horário não haja interrupções e você possa se dedicar totalmente focado nos seus estudos.

Se você quer ser efetivo nos seus estudos e ganhar tempo na hora de se preparar para os principais concursos do país, você deverá desenvolver boas estratégias. Inclusive saber explorar todos os recursos que as mídias digitais hoje em dia te oferecem.

Faça uso de cursinhos online com vídeo aulas, Podcasts, áudio aulas, entre outros recursos que estão disponíveis para que você possa fazer o melhor uso e assim otimizar seu tempo de preparação.

Um plano realista de estudos é possível, ele será a ferramenta que vai aperfeiçoar a sua metodologia de estudos e tornar você um candidato mais forte em cada concurso que prestar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo