APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Cursinho online ou presencial? Confira qual faz seu perfil

Com o avanço da tecnologia e das redes sociais o perfil do concurseiro mudou. Estudar para concurso se tornou uma atividade com muitas possibilidades, onde o candidato a uma vaga precisa conhecer e saber aquilo que melhor se ajusta a sua realidade.

cursinho online ou presencial

O simples fato de você ter a possibilidade de fazer toda uma preparação para concursos no conforto de sua casa já se torna um desafio para muitas pessoas, uma vez que em casa há diversas distrações. Já falamos sobre esse assunto no artigo Como Criar uma Rotina de Estudos.

Os cursos online se tornaram uma forma muito interessante de preparação para os candidatos, mas existem alguns cuidados que você precisa tomar para não cair em algumas armadilhas.

Isto acontece principalmente com você, que já está acostumado com cursinho presencial. Por isso fica a dúvida, será que vale a pena estudar por cursinho online ou presencial? Vamos a resposta e você será responsável por analisar seu perfil e, assim, decidir qual é o melhor para você.

Perfil para Cursinho online ou presencial?

Como muitos concurseiros ainda estão acostumados com os cursinhos presenciais. Então vamos começar por eles.

Como funciona o cursinho presencial

Normalmente, todo concurseiro iniciante começar por aqui. Quando o iniciante pensa: “devo começar por um cursinho online ou presencial?” a primeira coisa que vem a mente são as facilidades do presencial.

Essas facilidades realmente existem. Porém, isso não significa que fará com que sua aprovação venha mais rápido. Pelo contrário, poderá fazer até mesmo que demore mais. Mas por quê?

A resposta é simples: geralmente, nas aulas presenciais o conteúdo dado pelo professor vem bastante “mastigado”. Dessa forma, você pode até aprender o conteúdo, mas não consegue entender a lógica. E por isso, na hora da prova você cai na famosa “pegadinha”.

Mas para quem está começando a estudar é uma “mão na roda”. É normal ficar perdido no começo e o conteúdo “mastigado” pelo professor ajuda bastante.

Outro fator que ajuda, talvez até mais que a aula, é ter a oportunidade de discutir sobre o conteúdo com outros alunos. Se você estiver começando, você vai perceber que a quantidade de matérias que absorvemos é mínima. Porém, quando conversamos com os colegas vamos entender o assunto. Isso ajuda bastante.

Eu não estou aqui para falar quais as vantagens e desvantagens do cursinho online ou presencial, mas ao comparar os dois é impossível não tocar no assunto.

Como estamos falando de perfil de candidato em relação ao estilo de estudos os itens abaixo se tornam um ponto negativo do cursinho presencial para quase todos os alunos.

estudar por cursinho presencial

Pontos negativos (para alguns) do cursinho presencial

Para mim, o maior ponto negativo e que foi um dos fatores para me fazer trancar um cursinho é o deslocamento. Se você quer fazer um cursinho presencial, mas não mora perto, você vai perceber que isso é uma grande dificuldade.

Quando eu falo de deslocamento, não estou falando apenas de:

  • Ter que pegar ônibus lotado; ou
  • Trânsito, engavetamentos etc
  • Gastar rios de gasolina; ou
  • Perder um tempo precioso de estudos enquanto estiver se deslocando.

Eu estou falando do pior dos problemas: ter que fazer um desses três itens acima e só ficar sabendo que não vai ter aula quando chegar no cursinho. Pois é, isso acontece.

O professor que vai te dar aula é um ser humano comum, como qualquer um de nós, e imprevistos acontecem. O problema é nem sempre a secretaria consegue avisar a todos os alunos.

Eu já fiz mais de um cursinho presencial e isso aconteceu em todos. Detalhe: cursinhos muito conhecidos e renomados.

Outro ponto, que para mim é negativo, é em relação aos horários de estudos. Trabalhar o dia inteiro e ter que estudar de noite, sentado em uma cadeira desconfortável dificuldade o entendimento. Seu corpo já está cansado e precisa relaxar. Por isso, nada melhor que o conforto da sua casa e pagando menos.

Os cursos presenciais também são mais caros, pois existem mais gastos, como:

  • Estrutura
  • professores
  • Toda a equipe profissional
  • Reparos na estrutura
  • Material de escritório.

Além disso, as aulas têm muitas interrupções de outros alunos que têm dúvidas que nem sempre são as suas. Isso quebra a o ritmo da aula e a torna mais lenta.

Como existe uma grade horária, os professores passam poucos detalhes sobre o conteúdo.


Para quem o cursinho presencial é bom

Se você tem um perfil de concurseiro iniciante ou nunca estudou sobre determinado assunto o cursinho presencial pode ser uma boa escolha. Mas, mesmo assim, os cursos online também têm boas opções para vocês. Continue lendo para decidir entre o cursinho online ou presencial.

Se você já é um concurseiro mais experiente ou se estudou as matérias na faculdade um cursinho online pode ser melhor. Não vale a pena ficar em uma sala de aula vendo o mesmo conteúdo que você já estudou.

estudar por cursinho online

Como funciona o cursinho online

Ao fazer uma simples comparação entre cursinho online ou presencial é possível ver muitas diferenças. Por isso, entender qual o seu perfil e como cada um deles funciona é essencial.

Antes de mais nada, eu quero dizer que esse foi o estilo de estudos que eu me adaptei melhor. Quando não aguentei mais ter que ir todos os dias para o curso comecei a pesquisar o que seria melhor: um cursinho online ou presencial.

Li um artigo na internet, onde mostrava as vantagens do cursinho online. Resolvi arriscar e saí do curso presencial. Para mim, foi a melhor coisa. Os motivos você pode ver abaixo:

  • Já não tinha mais o problema de gastar com gasolina
  • Eu montava o plano de estudos e assistia as aulas de acordo com as disciplinas que eu tinha dificuldade
  • Economizei a grana do lanchinho
  • Como não há contato entre aluno e professor as aulas são mais didáticas
  • Ninguém fica tirando dúvidas ou querendo se mostrar pra turma
  • Quando eu tinha dúvida, simplesmente voltava o vídeo várias vezes até entender
  • Paguei bem mais barato

Mas para que você tenha um bom desempenho estudando em casa através de cursos online é necessário alguns requisitos que devem ser avaliados na hora de decidir fazer um cursinho online ou presencial.


Tenha disciplina

Se tem uma coisa que todo curso online vai exigir de você é disciplina. Não é fácil focar e estudar 100% online em casa, por mais tentador que seja. Há diversas distrações na nossa casa e você precisa se livrar de todas elas.

Ser disciplinado para todo dia no mesmo horário você parar tudo que estiver fazendo em casa para assistir suas aulas, fazer exercícios e simulados será fundamental para o atingimento de suas metas e objetivos.

Mas, antes de fazer um cursinho online ou presencial você deve se conhecer e saber se essa forma de preparação vai te atender perfeitamente.

Embora seja comum as pessoas estudarem online algumas pessoas ainda tem resistência contra essa prática. Isto acontece justamente porque não tem disciplina para estudar sozinho e precisa estar em uma sala de aula se “forçando” para estudar.


Seja organizado

Desorganização não combina com cursos online. Tenha um cronograma e um ciclo de estudos bem definidos. Siga o passo a passo dado no curso online que estiver fazendo, existe sempre uma razão para o curso estar estruturado da forma como você está vendo.

Organize seu ambiente de estudos, se for no quarto deixe todo o material que você precisará para estudar organizado e de fácil acesso.

Cumpra tudo aquilo que você se propôs a fazer no dia, se na segunda feira está no seu planejamento assistir aulas e depois fazer simulados então faça isso, não pule etapas e seja criterioso com os detalhes.

Abaixo você pode ver como eu organizo os meus estudos:


Seja criterioso

Quando você for procurar por algum curso online de qualidade pra fazer irá se deparar com uma infinidade de cursos.

O recomendado é que antes de fazer a sua escolha, se busque mais informações sobre a qualidade do treinamento em questão, converse com professores, busque referências na internet e principalmente analise opiniões de pessoas que já fizeram determinado curso.

Lembre-se que apesar de existirem muitos cursos no mercado nem todos tem a qualidade necessária para atender suas necessidades.

Estratégia Concursos é considerado o melhor cursinho do mercado


Tenha um método para estudar

Estudar de forma aleatória não vai te trazer benefício algum, por melhor que seja o curso que você estiver fazendo. É necessário que você tenha um bom método para estudar e tirar o melhor proveito do conteúdo estudado.

Para o estudo não ficar chato procure alternar em matérias estudadas. Não passe mais que 1h estudando apenas uma matéria, assista aulas de pelo menos 2 disciplinas no dia. Isso vai ajudar no quesito memorização.

Não estude muito relaxado, pois você pode ser pego por um negócio chamado SONO.  Ao estudar procure fazer sentado em uma boa cadeira ou poltrona, jamais estude deitado.

Faça intervalos regulares entre um tema e outro. Dê um tempo para que você posso refletir sobre o tópico que acabou de ver.

Faça anotações dos principais pontos da aula que estiver assistindo pois assim será mais fácil revisar a aula futuramente. Inclusive, tente utilizar técnicas de leitura dinâmica para facilitar a leitura.

Procure e desenvolva um método que atenda melhor as suas necessidades, assim você estará potencializando seus estudos ao máximo.


Potencialize tudo que você estuda

Uma ótima forma de aproveitar ao máximo o curso online que você comprou é gravando os áudios e ir ouvindo durante o dia, como por exemplo no caminho para o trabalho.

Aproveite esse tempo que você acaba perdendo no trânsito e ouça as aulas que você assistiu no dia anterior, isso vai te ajudar a consolidar ainda mais tudo que foi visto.

Uma outra dica interessante é você se gravar explicando o entendimento de alguma matéria ou conceito estudado.

potencializar os estudos gravando

Deixo a filmadora do celular ligado e tente explicar, de acordo com o seu entendimento, um determinado assunto ou matéria. Depois assista  e veja se ficou claro aquilo que você disse.

Essa técnica é muito interessante e vai te fazer evoluir muito nos seus estudos pois você estará trabalhando usando todos os seus sentidos.

Fique atento ao escolher um bom curso preparatório, seja ele um cursinho online ou presencial. Sendo online procure seguir essas dicas simples e tenha a certeza que sua preparação será tão boa quanto a de qualquer um.

O que faz um concurseiro ser um ótimo candidato a uma vaga é a sua vontade de superar seus limites e vencer todas as dificuldades para atingir os seus sonhos.

Um forte abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo