7 Atitudes para ser aprovado em concurso público

As palavras-chave para quem deseja ser aprovado em concurso público são tempo e persistência. Usar o tempo como seu aliado é uma tarefa que exige disciplina, auto avaliação e sabedoria.

Ninguém quer estudar por anos para tentar uma aprovação. A Sociedade tornou-se imediatista. A tecnologia proporciona isso. Informações em tempo real, na palma da mão. Basta ter um sinal de internet (e bateria, é claro).

Nossa mente se adaptou a essa forma de tomar decisões, na maioria das vezes inconsciente, procurando o caminho mais fácil e confortável para o momento.

A essas decisões atribuímos nomes: preguiça, procrastinação, desânimo, ócio, falta de concentração, falta de foco, entre outros.

Como ser mais produtivo? como ser aprovado em concurso público? Como estudar? Como fazer um bom planejamento e segui-lo da maneira correta?

Preparar-se para concurso não é fácil. Falta de dinheiro, falta de tempo, de apoio…A verdade é que ninguém te apoia enquanto você não dá resultados.

É por isto que você veio aqui, não foi? Você quer resultado.

7 Atitudes que você deve tomar para ser aprovado em concurso público

Escrevi esse artigo com uma lista das 7 atitudes de sucesso para você se orientar e superar possíveis problemas que estejam te atormentando na sua preparação para concursos. Vamos lá?

1- Enxugue a rotina e seja mais produtivo

seja mais produtivo nos estudos

Já parou para pensar na quantidade inútil de informações que é jogada a nossa frente, o tempo todo?

Um turbilhão de imagens, textos, áudios e vídeos através do smartphone e redes sociais, propagandas e anúncios dos mais diversos tipos, nossa mente está em contato constante com todo esse tipo de material que em nada agrega no sentido de alcançar nossos objetivos.

Reflita comigo, quanto tempo do seu dia você gasta com besteiras? Vamos a um cálculo simples de um dia normal (24 horas):

– 8 horas de sono. (Aqui se vai um terço do seu dia)

– 1 hora para Acordar, se arrumar e tomar um café da manhã

– 30 minutos de trânsito até o trabalho

– 8 horas de trabalho. (Mais um terço do seu dia)

– 1 hora no intervalo do almoço, uma leve descansada ou um bate papo com os colegas de trabalho/ faculdade.

– 30 minutos de volta para casa. (Trabalho/ faculdade/ cursinho)

– Em casa, toma um banho, troca de roupa, come alguma coisa, dá uma olhada no noticiário e nas redes sociais. Mais duas horas gastas.

Pra quem faz alguma atividade física, aproximadamente mais 1 hora e meia de treino para a conta.

Aqui somamos 19 horas de um total de 24 horas. Rotina enxuta, sem distrações. Foco no objetivo. Restam apenas 5 horas para serem aproveitadas da melhor forma.

O ideal é que essas 5 horas restantes sejam aproveitas da melhor forma possível, com produtividade e alinhamento com o seu objetivo maior: ser aprovado em concurso público.

Como você tem administrado seu tempo?

Eu me lembro muito bem da minha jornada até ser aprovado em concurso público: estudava o tempo todo. No ônibus, na hora do almoço assistindo vídeo aulas (ao invés de ficar batendo papo), no intervalo da faculdade com um PDF impresso que levava sempre na mochila, antes de dormir até o sono chegar definitivamente e até mesmo algumas horas antes do trabalho, levantando mais cedo para começar o dia com muita AÇÃO!

Parece fácil? Parece difícil? Só a prática pode te dizer. Por vários momentos as distrações aparecem, se você não estiver antenado vai acabar optando pelo caminho mais fácil, que em nada contribui para o seu foco de vida.

Ah, e falando nisso, você  já definiu qual é a sua área de atuação?

2 – Tenha um plano (e siga-o)

meta de estudos

Vejo muitos candidatos passarem anos tentando ser aprovado em concurso público e sequer conseguir uma boa colocação. Prestam provas de concurso para todos os órgãos possíveis, sem uma meta ou planejamento definido.

Estudam por demandas ocasionadas pela abertura de editais e veiculação de matérias sobre concursos na mídia.

Usam a tática do desespero (que não é uma tática); “o que aparecer de concurso eu tô fazendo”.

O concurseiro de sucesso estuda com antecedência, sabe o que quer. Analisa o seu foco e define as matérias que são relevantes para a área que pretende seguir.

Adentra nas matérias conforme o seu planejamento de estudo, faz revisões constantes para que conhecimento não se perca e caia no esquecimento.

Ter um plano definido é essencial, conhecer a melhor forma de absorção de conteúdo que funciona para você: seja por vídeo aulas, apostilas em PDF, livros doutrinários, mapas mentais, resumões ou questões de provas anteriores.

Qual é o seu plano? Já analisou as opções que você tem? Antes de iniciar uma jornada é fundamental saber se ela vale a pena. Isso evita que você gaste tempo à toa com algo que não está realmente comprometido.

A direção é mais importante que a velocidade. Só não fique parado!

3 – Elimine de vez a procrastinação, a preguiça e as velhas desculpas

preguiça para estudar

“Amanhã eu começo, hoje eu estou muito cansado, tem sido muito difícil para mim, ninguém me apoia, meu trabalho me consome, não consigo me concentrar…”

São inúmeras as situações que podem te afastar do seu objetivo se você não souber cortar o mal da “desculpite” pela raiz.

Essa síndrome assola grande parte dos candidatos, que inconscientemente se deixam levar pelo que é mais fácil, está mais alcançável no momento.

Você sabe que precisa estudar, mas essa tarefa parece ser algo intangível, demanda muito esforço e horas de preparação. Ver um filme, seriado, bater papo com um amigo ou jogar um futebol te atrai mais, pois proporciona um prazer imediato utilizando menos esforço.

Funciona de maneira quase que automática no cérebro. Em uma breve análise, acabamos optando pela satisfação presente. É preciso ficar atento e treinar sua mente para que o seu “Eu racional” tome o controle da situação e escolha o que realmente trará benefícios concretos.

Sem julgamento de satisfação momentânea

Se você quer alguma coisa, precisa desejar com todas as forças da sua alma.

Você não está se preparando para passear numa colônia férias, meu amigo. Está se preparando para um concurso com candidatos sedentos pela vaga que é sua !!!! Vai deixar alguém tomar de você?

Todos têm dificuldades, vence quem sabe lidar com elas da melhor forma, superá-las e alcançar o objetivo final. É guerra. Já viu alguém ir para a guerra sem estratégia e preparação?

Não importa o quanto você bate, a vida vai bater mais forte. A essência está em suportar, superar, se reerguer e continuar em frente. Evoluir e se tornar mais forte.

4 – Aproxime-se de pessoas com objetivos parecidos com os seus

mesmo objetivo de estudos

As pessoas não compreendem a árdua tarefa que é estudar para concurso. Não entendem que você precisa estar focado, abrir mão de finais de semana e momentos de lazer, não entendem que ficamos intolerantes a certos tipos de comentários e ações.

Caso você queira adentrar nesta jornada, deve estar ciente de que por diversos momentos tentarão te tirar do seu objetivo, do seu propósito, e você terá que ser forte.

Os momentos de ausência serão constantes, e quem realmente quiser o seu bem vai ter que entender isto.

Talvez não dê para ir em todas as reuniões, comemorações de família, mas também não precisa esquecer que essas pessoas existem. Encontre um meio termo.

Aproxime-se de quem está no “mesmo barco” que você, ou até mesmo daquele que já foi aprovado em concurso público. Essa associação vai trazer energias positivas.

Ouvir ou ler biografias de sucesso ajuda a manter a esperança de que é possível alcançar o objetivo, realizar o sonho, ao perceber que as pessoas que conseguiram ser aprovadas contam histórias de superação e persistência, e em nada são melhores ou piores do que você.

Em suma, o que determinada o que você conseguirá alcançar na vida é a maneira como gasta o seu tempo livre. Existe uma grande possibilidade de que daqui a 5 anos você seja a mesma pessoa que é atualmente, a não ser pelos livros e informações que consumir e as pessoas que se associar.

5 – Desenvolva o hábito de Estudar

desenvolva hábito de estudar

Estudar é dedicação, internalize isto para que se torne um hábito, parte do seu cotidiano. Desenvolver um hábito é fazer com que uma atitude se torne quase que automática.

Imagine alguém que gosta de assistir novela. Ela chega do trabalho todos os dias, toma banho, come e senta no sofá em frente à televisão. É inconsciente, não exige esforço algum.

Imagine um carro. Ele possui 5 marchas, e a 1ª é mais forte que a 5ª. Porque? É física pura!!

Lei da Inércia – Um corpo ou objeto parado, em razão de sua inércia, tende a permanecer em repouso; Uma vez iniciado o movimento, a tendência do corpo é permanecer em movimento retilíneo e uniforme.

Quando ele está parado é necessário mais esforço para tirá-lo do lugar do que quando já está em alta velocidade e só é preciso acelerar.

O que estou querendo te dizer com isso? Criar um hábito não é fácil, mas o início é mais difícil então é preciso começar com pequenas metas, e acelerar.

A ideia de desenvolver o hábito de estudo é justamente esta, adotar uma rotina que se torne automática para você.

Sem pensamentos negativos do tipo “ah, tenho que estudar hoje”. Esse tipo de atitude é extremamente prejudicial para o seu desempenho, pois emite ao cérebro o entendimento que esta é uma atividade penosa, adotando formas de evitar o estudo. Ai que surge a procrastinação, a preguiça, o desânimo.

Como desenvolver este hábito?

Estude em pequenas quantidades, faça uma pausa e estude de novo.

Comece devagar. Inicialmente com somente 10 ou 15 minutos por vez. Vá aumentando progressivamente o tempo conforme for cumprindo as metas menores.

Quando perceber, terá estudado 3, 4, 5 horas. Não se esqueça de fazer pequenas pausas para espairecer.

Reserve um tempo para estudar todos os dias, crie esta obrigação.

Seja realista. Faça um cronograma de estudo aceitável e possível de seguir, com consistência e totalmente voltado para o seu objetivo.

Tenha pensamentos positivos, torne esta atividade o mais agradável possível, evolua constantemente.

6 – Adapte um método eficiente de alguém que já foi aprovado

Melhor do que um método funcionar para alguém é que este método seja útil também para várias pessoas, algo que já deu certo e gerou resultados.

Não existe motivo para ficar batendo cabeça com algo que já foi estudado e testado. Já inventaram a roda, porque você quer ficar inventando moda, sendo que a ferramenta já está disponível?

Em 1777, Antoine Laurent Lavoisier afirmou:

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Temos de usar a informação a nosso favor.

Existe técnica para tudo: motivação, memorização, desempenho, leitura 7, biohacking, concentração , organização, mudança de mindset, etc. São inúmeras!

Apenas estudar não é suficiente, é preciso saber estudar!

Importante frisar que não existe uma fórmula mágica ou método único gerador de resultados. Dentre as várias formas de estudo, cada pessoa se adapta melhor de um jeito, e saber o que funciona para você é um importante passo no estudo para concursos.

Como saber a melhor forma de estudo para você?

Essa é uma questão bem pessoal, e a prática vai te mostrar o que realmente funciona, evolução constante.

Eu particularmente sou adepto ao método de estudos do CICLO EARA de Fernando Mesquita. Como foi dito acima, não adianta tentar inventar moda, use algo que já deu certo para muitas pessoas. A resolução de questões de provas anteriores, aliado ao estudo com apostilas direcionadas para a prova do cargo que pretende concorrer, mesclado a áudio e vídeo aulas nos intervalos livres ou quando o conteúdo exige um maior nível de esclarecimento.

Tenha atitude, o importante e começar e seguir com constância. De repente você consegue responder um simulado que antes não conseguia, os assuntos começam a se tornar mais claros em sua mente, você progride e se motiva a cada dia, melhorando 1% a cada dia.

Ao fim de um ano você estará 365% melhor, em um nível mais alto de preparação. Comece, teste o que funciona para você!

7 –  Cuide do corpo e da mente

Dizem que são necessários 30 dias para formar-se um hábito, e muito mais tempo para livrar-se dele.

Você tem que pensar que seu corpo é sua máquina e que você precisa colocar dentro dela o melhor combustível possível, para que a conversão de energia seja a mais potente e duradoura.

Para ser aprovado em concurso, é preciso estar 100% com a sua máquina para que assim seja possível manter a disciplina, assimilar as matérias estudadas, regular o sono, estar motivado e emocionalmente equilibrado, tornar a jornada de estudo uma tarefa menos árdua e mais prazerosa.

Estudar é um hábito que deve ser construído, e essa tarefa depende do bom funcionamento do corpo para ser realizada.

Como manter a saúde e o bem estar?

Evite excessos. O excesso de qualquer coisa faz mal; sempre. Inclusive causar desgastes na hora de estudar. Por isso, excessos devem ser ocasionais e são melhor tolerados (fazem menos mal) pelo organismo que é bem cuidado no seu dia-a-dia.

  • Alimente-se de maneira adequada. Consuma alimentos que vão te dar energia.

Comer demais causa sonolência, comer de menos causa fraqueza. O corpo precisa trabalhar com os nutrientes nas quantidades necessárias.

Coma fibras pelo menos duas vezes dia – Folhas verdes, frutas, cereais, granolas, brotos, cogumelos e similares.

Beba água de uma em uma hora.Evite fumar ou ingerir bebidas alcoólicas

  • Pratique algum exercício físico, de preferência aeróbico, 2 ou 3 vezes na semana é suficiente.

Exercício ajuda a regular substâncias do cérebro como a endorfina (o hormônio do prazer), o que te dá muito mais disposição para fazer as coisas.

Caminhadas, ginástica, pedalar, atividades que melhoram a circulação do sangue, ajudando coração na sua função de bombeamento. Oxigena o cérebro e melhora a auto estima. (e você vai precisar muito dela na sua jornada, acredite).

Encontre uma posição ergonômica correta para estudar. Você não quer prejudicar a sua coluna, quer? Muito confortável dá sono, o ideal é um lugar claro e arejado, cadeira e mesa sendo que a tela do seu computador fique quase que na altura dos seus olhos olhando para a frente. No caso de livros, arrume um apoio de forma que o livro faça um ângulo de 45º sobre a mesa. Seu pescoço agradece.

  • Tenha boas noites de sono.

Durante o sono o corpo fixa o que foi estudado, internaliza a matéria. É o que chamamos de memória de longo prazo. Imagine um computador: os dados são processados na memória RAM, que é volátil e não fixa nenhuma informação por muito tempo. Ao desligar a máquina, os arquivos são internalizados pelo HD, ai sim estão seguros.

E o mais importante de tudo, nunca desista dos seus objetivos e sonhos. Vence quem persiste, não foge da batalha e segue motivado na sua jornada da aprovação.

O que está faltando para você se tornar a mudança que tanto deseja na sua vida?

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Continue estudando e busque ser aprovado em concurso público!

Não esqueça de comentar abaixo qual a sua tática usada para ser aprovado em concurso público.

Um grande abraço,

«
»