APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

15 dicas de como ter motivação para estudar para concurso

motivação para estudar para concurso

Primeiro, conhece-te a ti mesmo depois aprenda como ter motivação para estudar para concurso

Um dos fatos que pude perceber em todos esses anos de estudos é que a vida de qualquer estudante é cheia de altos e baixos. Minha vida, enquanto estudante também foi assim. Mas uma das coisas que me faz continuar é a motivação.

Por isso resolvi criar esse artigo para você, caro amigo. Assim, posso te mostrar como é importante você acreditar no seu potencial por mais que te digam ou que você mesmo pense que não irá conseguir.

Da falta de motivação para estudar ao auge

Há alguns anos, eu começava a estudar para concursos. Estudava dia e noite como se não houvesse amanhã.

Na semana da véspera da prova, eu estava muito confiante pois havia fechado todo o edital e sabia que tinha conseguido entender a matéria.

Nesta época, eu participava de um grupo no facebook para esse concurso. No dia anterior a prova resolvi criar um tópico motivacional neste grupo, pois vi que várias pessoas estavam desanimadas, desmotivadas e ansiosas com a prova.

Eu disse que todos aqueles que estudaram deveria chegar para fazer a prova confiante, pois os que estavam ali querendo uma ajuda da “sorte” iriam ficar para trás.

Apesar de muitos terem gostado da publicação, um sujeito me chamou de prepotente e disse:

Para de falar idiotice. Eu não estudei pra essa prova, mas sei que a sorte está do meu lado. Vou fazer uma ótima prova e com certeza estarei nas vagas.

Para não discutir, eu simplesmente disse boa sorte para ele.

Não que eu me importasse, mas quando o resultado saiu procurei o nome do sujeito e vi que ele não passou. Não achei seu nome nem mesmo no cadastro reserva. Mas eu passei!

E eu sei que só passei porque fui confiante e motivado e sabia que passaria, pois havia estudado para passar.

Daí eu tirei uma lição para a minha vida e vou repassar a vocês, pois não quero que cometam o mesmo erro desse sujeito:

Não dependa de fatores externos, como a sorte. Faça o seu melhor e dê o seu melhor, mas antes de qualquer coisa tenha motivação para estudar para concurso.

Eu sou um estudante normal e igual a qualquer um de vocês. Eu sempre estudei em escola pública e nunca fui um destaque em sala de aula. Muito pelo contrário, era um péssimo aluno.

Comecei a estudar para concurso em 2013 e só em 2015 fui passar no meu primeiro concurso.

Nunca achei que a sorte me faria passar em algo. Sempre acreditei que minhas vitórias viriam por meio do meu suor e do meu esforço. E assim está acontecendo a cada dia. Então, acredite mais em você e em seu potencial, pois a vitória é certa.

Mas saiba que ter motivação para estudar não depende só de você.

Tipos de Motivação

A falta de motivação para estudar pode acabar com seus objetivos (seu motivo).

A motivação é um elemento importantíssimo para o desenvolvimento humano, e existem dois tipos de motivação:

  • Motivação intrínseca:  que está ligado a sua força interior , ou seja a auto-capacidade de se motivar e desmotivar.
  • Motivação extrínseca: que está ligada a fatores externos como o ambiente em que vivemos e ocorrências que podem nos motivar.

Para que você tenha motivação para estudar para concursos você deve:

Como ter motivação para estudar para concurso público

Se você é concurseiro, já fez algumas provas e não teve sucesso talvez saiba como é difícil manter a motivação para estudar para concurso.

Saiba que para chegar ao sucesso no final de uma jornada você tem que estar disposto a pagar o preço.

como se motivar para estudar

A preparação para um concurso é um projeto, e esse projeto pode levar de 1 ano ou mais para acontecer. Durante esse tempo é necessário que você se mantenha motivado.

A motivação é fundamental para que você se mantenha firme nos seus propósitos. Motivação vem da palavra “Motivo”, que vem do latim “Motivus”: o que impele, o que move.

Para se manter motivado você necessariamente precisa de um motivo.

Nunca se esqueça: seu motivo de estudar é se tornar servidor público.

Se você quer uma ajuda para alcançar seus objetivos, siga esses 15 passos para aprender como ter motivação para estudar para concurso público.

1. Esteja Cercado de Pessoas Positivas

Estar cercado de pessoas positivas é fundamental para atingir qualquer objetivo que você tenha na vida. Esteja perto de pessoas que tem objetivos semelhantes ao seu e que tenham vontade de vencer.

motivação para estudar para concurso público

Estar com pessoas erradas pode afetar não só os seus objetivos, mas também sua motivação para estudar para concurso.

Vale lembrar que a preparação para um concurso pode se tornar algo bastante difícil quando você não tem apoio de pessoas próximas como sua família, amigos, etc.

2. Tenha Objetivos Claros

Se os seus objetivos não são claros, você pode se perder no caminho. A falta de objetivos claros pode te levar ao desânimo e a falta de motivação para estudar para concurso.

A característica de um bom objetivo é que ele deve ser específico.

Como não deve ser seu objetivo:

  • Quero Passar em um Concurso.

Como deve ser:

  • Quero passar no concurso para Delegado da Polícia Civil que vai sair ano que vem cuja prova é elaborada pela banca Vunesp.

Escreva seus objetivos antes mesmo de começar a sua preparação. Quando você escreve, automaticamente você está fazendo uma “declaração” de vitória e a sua mente vai trabalhar para que esse objetivo se realize.

Uma forma de fazer isso é criando um quadro de sonhos e metas.

3. Defina Metas e Recompensas

É fundamental você se organizar e se estruturar para realizar um concurso. Defina pequenas metas semanais e após a realização dessa meta se recompense por essa conquista. Assim você sempre terá motivação para estudar para concurso público por mais tempo.

Um exemplo é você estabelecer como meta realizar 30 exercícios simulados de Direito Constitucional e ter no mínimo 70% de acertos, e após a realização dessa meta você tirar um dia para descanso e fazer algo que você goste muito para se divertir.

Ao trabalhar com metas curtas e recompensas sua mente irá associar uma tarefa como algo que precisa ser conquistado. Uma forma de criar um plano de estudos com metas é utilizar a técnica Pomodoro.

 4. Acredite em Seus Objetivos

Metas, objetivos, ter um propósito, tudo isso é importante para ter motivação para estudar para concurso público, mas nada disso será útil se você realmente não acreditar que suas metas possam ser alcançadas.

Quando você se sentir desmotivado visualize-se já aprovado naquele concurso que você tanto almeja. Estude já se visualizando no momento da prova, acertando cada questão e conseguindo o seu êxito.

5. Motivação pessoal

Desde cedo, o jovem precisa estar inserido num ciclo de estudos diário, de escola e estudos. Além de obrigações familiares e caseiras e, outras vezes, até mesmo trabalho, o que pode dificultar seu gosto pelos livros e pelo crescimento intelectual.

motivação pessoal

Em momentos assim, para o jovem desmotivado com os estudos, é preciso usar a criatividade. A motivação para estudar para concurso público pode ser encontrada nos lugares e pessoas mais improváveis e o que era antes uma chatice, pode se tornar um grande prazer.

6. Use e abuse da tecnologia

Motivar-se com a tecnologia. Qualquer jovem, hoje, tem acesso à tecnologia, seja através de um simples celular, da internet, de tablet etc. Se você quer saber como se motivar para estudar, encontre em você mesmo a melhor forma.

Faça da tecnologia o seu maior aliado para motivar-se pelos estudos. O que você precisa estudar pode ser aprendido através dos meios ao seu alcance. Muitas vezes não é preciso ficar preso a um livro chato, procure um vídeo no youtube ou um aplicativo para estudar.

7. Monte grupos de estudos

Criar uma concorrência saudável em busca do aperfeiçoamento e da motivação para estudar para concurso pode ser um bom caminho.

grupos de estudos motivados

Monte um grupo de estudos com uma espécie de disputa. Num grupo de 5 pessoas, por exemplo, cada um cria 10 questões sobre determinado assuntos. Juntem as questões e faça uma espécie de simulado.

Nessa disputa, quem conseguir mais pontos é o vencedor, lógico, mas o vencedor mesmo será o que conseguir a melhor nota. Quer concorrência melhor?

8. Local de estudos

Outra motivação que você pode conseguir para seus estudos é a escolha do local onde vai estudar. Claro que é necessário algum local que propicie a concentração, e esses locais estão sempre à sua disposição.

Você tem uma matéria chata, que não consegue engolir? Precisa ler um livro ou fazer exercícios infindáveis? Mude seu ambiente, não seus estudos.

Algumas livrarias oferecem um local para estudos, com disponibilidade de pesquisas em livros oferecidos gratuitamente, com cafeterias que vão ajudá-lo a manter-se desperto para as informações. 

As bibliotecas públicas também são excelentes locais para manter a concentração e atenção.

Se, ao contrário, você prefere ambientes mais abertos, busque um parque ecológico – quase toda cidade tem um. Sente-se embaixo de uma árvore, aspire o ar e enfie-se nos estudos.

A qualquer momento você pode levantar a cabeça e apreciar a natureza. Isso com certeza irá ajudá-lo a ter motivação para estudar para concurso.

9. Motivação para o futuro

O tempo que você está dispendendo hoje para os estudos significa o seu futuro profissional, a realização dos sonhos que você tem.

Você quer motivação melhor que essa?

falta de motivação para estudar para concurso

Pense sempre que você é brilhante, forte, inteligente e vai conseguir o sucesso necessário. No mais, se tudo isso não servir de motivação para estudar para concurso, apenas olhe quantos e quantos não conseguiram, estão todos à sua volta. Não queira ser um deles.

10. Não dê desculpas. Faça!

Todos nós sonhamos muito. Porém, já desistimos de muitos dos nossos sonhos: passar em um concurso público, comprar uma casa, abrir uma empresa, mudar o mundo.

Quais foram as suas desculpas

  • Não tinha dinheiro;
  • não tinha tempo;
  • era muito difícil;
  • não conseguia…

Para realizar os seus sonhos você precisará de muita DETERMINAÇÃO, GARRA, DISCIPLINA, PACIÊNCIA, ESTRATÉGIAS e acima de tudo, um DIRECIONAMENTO para que você inicie já a sua trajetória.

11. Imagine o que está por vir ao alcançar seu objetivo

Pense num salário de R$ 7.000,00 por exemplo. Para alguns, o salário é o maior motivo para escolher o concurso que vai prestar. Então pense nessa recompensa que é ter um salário bom e não se preocupar com crises financeiras.

Estabilidade também é um ótimo motivo para se estudar. Fazer um bom serviço e não se preocupar em ser demitido é ótimo. Você pode se comprometer a fazer algumas dividas como comprar um carro, viajar, entre entre outros.

Claro que a estabilidade não é instantânea no serviço público precisa-se de 3 anos de efetivo exercício no cargo, mas ficar 3 anos no cargo é algo fácil a ser batido.

Também não se esqueça que ser servidor público é servir bem ao público.

12. Assista vídeos motivacionais

Ótima técnica para ter motivação para estudar para concurso. No Youtube há vários vídeos que trabalham nesse aspecto de colocar você em um plano mais confortável repudiando seu stress. 

O Livro DESISTIR NUNCA trás um vídeo muito incentivador e emocionante que com a devida certeza irá lhe ajudar nessa caminhada.

13. Pensamento Positivo

Se candidatar a uma vaga no Concurso Público já pensando que não irá ser aprovado é uma péssima ideia. Pense positivo! Pensamentos negativos só irão te prejudicar.

14. Não Pense na Concorrência

Pensar na concorrência pode te desestabilizar por completo. Imagine você todo empolgado com o concurso que vai fazer e de repente sai a lista de candidato X vaga com altíssima concorrência. Pra onde vai sua motivação para estudar para concurso?

Então esqueça a concorrência e pense que a prova é a mesma para todos. Não depende de quantas pessoas estão participando do concurso, mas sim de quanto você estudou.

Cada um concorre contra si mesmo e suas próprias dificuldades.

15. Confie em você

Se você não confia em si mesmo quem você acha que vai confiar ?

A Resposta é: NINGUÉM!!! É bastante importante que você acredite na sua aprovação como um resultado do seu esforço e dedicação de um belo trabalho feito.

Siga seu plano de estudo, exercite sua memorização, faça exercícios e siga todo esse processo de um concurseiro dedicado, que a confiança em si mesmo irá ser uma mera consequência.

Siga os passos e tenha motivação para estudar

Sua primeira motivação para estudar para concurso deve vir, principalmente, dos projetos que você está elaborando para seu futuro profissional.

Você, mais do que ninguém, sabe que a concorrência no mercado de trabalho está cada dia mais acirrada. Consequentemente, é só através do conhecimento e da especialização que você poderá encontrar seu lugar ao sol.

Estudar também pode se tornar um momento de prazer, um tempo em que se perde a noção das coisas. Entre elas do mundo que nos rodeia, das pessoas que nos atrapalham e até mesmo de uma rotina de estudos mal resolvida, de não ter o que fazer e perder o tempo em coisas inúteis.

Não procrastine, lute para realizar o seus sonhos, eles são seus e se você não lutar para conseguir  realiza-los ninguém fará isso por você.

E você, qual é a sua motivação para estudar para concurso? Por acaso é sua família; melhorar a sua vida e das pessoas que convivem com você? DEIXE SEU COMENTÁRIO abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo