APRENDA A ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO

Produzimos o melhor conteúdo para concurseiros. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como passar no concurso INSS: Dicas para ser aprovado 

passar no concurso inss

Às vezes, por mais que estejamos estudando dia e noite, parece que os estudos não rendem e a qualidade vai ficando pior a cada dia.

Se você está passando por isso, sente aí e dê uma pausa nos estudos. Essa leitura não vai levar mais que 5 minutos do seu tempo e com essas dicas você vai aprender como passar no concurso INSS estudando menos de um ano.

Nervosismo, material de estudo com qualidade duvidosa ou obsessão pelas horas de estudos. Este é o fator perfeito para se sentir desmotivado em fazer o concurso do INSS, além da enorme concorrência, claro.

Pois bem, neste artigo, meu objetivo é te dar uma dose de motivação.

Meu objetivo não é te ensinar sobre direitos fundamentais, uso da crase ou os princípios Administrativos, mas sim, te mostrar o que pode estar errado nos seus estudos. Ah! E essas dicas vão servir tanto para os cargos de Analista como Técnico.

BÔNUS: No final da página têm links para as apostilas e simulados.

passar concurso inss

5 Dicas de como passar no concurso INSS

Antes de qualquer coisa, esse é o concurso que você realmente deseja passar?

Eu estou te perguntando isso, pois a grande maioria dos meus amigos que estudam para concurso não fazem ideia de qual carreira deseja fazer parte.

Então será que um cargo no INSS faz seu perfil ou você está a procura apenas de um cargo que sirva como trampolim para algo mais sério?

Eu aconselho que antes de continuar este artigo você faça um teste para descobrir qual carreira você deva seguir: Descubra qual carreira escolher de acordo com seu perfil.

Estude por um bom cursinho

Eu acredito que essa primeira dica é a mais importante para você que quer passar no concurso INSS.

Se o seu objetivo é ser aprovado em menos de um ano de estudo você deve estudar por um bom material.

De nada adianta você passar horas estudando se o material não for de qualidade.

Porém, escolher um bom cursinho não é tão fácil. Eu digo isso porque estudei por vários e posso dizer que o mesmo cursinho pode ser bom para uma área, mas deixar a desejar em outra.

Um exemplo disso é o cursinho Alfacon, que na minha opinião é o melhor para carreiras policiais, mas não aconselho para cargos do legislativo.

Para os cargos do INSS eu aconselho que você conheça o Estratégia concursos.

PS: inclusive é o cursinho que vou te mostrar como baixar material gratuito ao final deste artigo.

Escolhendo o material de estudo

Como eu disse acima, de nada adianta você passar várias horas estudando, abdicar da vida social para passar no concurso INSS se você não estiver usando um material de qualidade.

Se você não tem o costume de comprar material e prefere baixar da internet (não estou julgando ninguém por isso) eu aconselho seriamente que dê uma olhada no material antes de iniciar um cronograma de estudo e entrar de cabeça nessa jornada.

Eu estou falando isso não é nem pelo fato do material ser pirata, mas pelo fato de muitas pessoas de má índole alterarem o material e colocar para que seja baixado.

Eu mesmo tinha o costume de baixar simulados de prova de concurso público e exercícios da internet, até perceber que muitos estavam com os gabaritos alterados. O material desatualizado ou de pouca credibilidade não é o que vai te fazer passar no concurso INSS.

Não sei se vocês já pararam para pensar, mas o concurso do INSS é um dos mais esperados dos últimos tempos e tem muita gente jogando sujo.

DICA DE ESTUDOS: Veja em que consiste o Ciclo Eara.

Monte um cronograma de estudos agora

Apesar das nomeações, eu ainda sou concurseiro assim como você e sempre procuro os melhores métodos de estudos.

Então siga meu conselho para realizar seu sonho de passar no concurso INSS em menos de um ano: faça um cronograma de estudos do INSS.

Vou te dar exemplos para te convencer que um cronograma é o melhor passo para se passar no concurso do INSS.

Sabe quando você diz que vai construir uma casa? Você não chega lá no terreno e simplesmente joga as telhas e os tijolos no chão e diz que vai morar.

Antes disso, deve se fazer um projeto de como tudo será realizado. Se o projeto não for bom, não terá casa.

Quando uma montadora vai montar um carro, ela não chega com as peças do carro joga tudo dentro da lataria e diz que está pronto para vender. É necessário um projeto.

Voltando aos concursos, seu projeto será seu cronograma. Daí a gente tira uma lição: Tudo que nós temos que fazer de importante nessa vida requer um projeto.

Então você acha mesmo que com o concurso público vai ser diferente?

É hora de dosar qualidade x quantidade

Uma das coisas que mais ouço por aí são pessoas desanimadas por não conseguir estudar uma quantidade de horas X por dia.

Aumentar sua carga horária é algo que deve ser feito de forma natural. Não adianta você achar que em uma semana de estudos conseguirá estudar 10 horas por dia.

Existe uma certa importância em aumentar a carga horária de estudos, mas isso deve ser comparado a um atleta. Quanto mais você treinar mais terá resistência.



A gente tem que parar de se preocupar com horas excessivas de estudo. Temos que estudar até onde aguentamos.

Se após 6 horas de estudo você já está morrendo e seus estudos não rendem mais, por que vai continuar?

Primeiro que você não vai render mais nos estudos e consequentemente você não vai passar no concurso INSS.

Segundo que você vai estar fechando seu cronograma de estudo sem ter aprendido a matéria.

Se fulano aguenta estudar 12 horas por dia, parabéns pra ele. É sinal de que isso já virou uma rotina de estudos e ele está num caminho muito bom pros estudos, mas espere seu tempo.

Mantenha-se sempre motivado

A motivação é o combustível para seus estudos. Então junte todas as outras dicas, junte sua vontade de melhorar de vida e tente imaginar você trabalhando no INSS. Pense na remuneração… na sua família.

Todos os dias da minha vida eu tenho que entrar no youtube e assistir um vídeo motivacional ou entrar em algum site e ler relatos de pessoas que estiveram na pior, mas foram salvas pelos estudos.

Eu tomo doses e doses de motivação! Isso me faz estudar com objetivos, me fez criar esse site para ajudar vocês. Acredito que essa é a dica mais importante. Se você não tem algo que o motive, você não vive, apenas sobrevive em meio a outras pessoas.

Materiais Complementares

E você tem alguma dica extra para ajudar os demais colegas? Posta aqui embaixo nos comentários.

Um abraço aos Concurseiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo